O erotismo de Helena na Ilíada: Dioniso, a perspectiva homérica e o gosto dos comentadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dourado-Lopes, Antonio Orlando O.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)
Texto Completo: https://revista.classica.org.br/classica/article/view/881
Resumo: Quando aparece na Ilíada, Helena já não está mais envolvida eroticamente com Páris, aceitando deitar-se com ele apenas porque Afrodite a obriga. Se, por um lado, o comportamento de Helena parece colocar em questão o erotismo de sua relação com Páris, por outro o poeta afirmará em Ilíada 24, 30 que foi a ‘lascívia feminina’ (makhlosýnē) lançada por Afrodite que causou a união com Páris, consequentemente levando a tantas mortes. Como o termo ‘makhlosýnē’ não aparece nenhuma outra vez nos poemas homéricos, alguns comentadores antigos colocaram em dúvida a autenticidade da passagem, que introduziria segundo eles uma compreensão da relação erótica estranha à Ilíada como um todo. Todavia, o esclarecimento do termo em um escólio da Ilíada a partir da referência ao fragmento hesiódico 132 M-W (= fr. 81 Most) traz novos elementos para sua interpretação.
id SBEC_30044a940fa1ab0e18d02d240845c96a
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/881
network_acronym_str SBEC
network_name_str Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)
repository_id_str
spelling O erotismo de Helena na Ilíada: Dioniso, a perspectiva homérica e o gosto dos comentadoresMakhlosýnēerotismoIlíadaHesíodoAfrodite.Quando aparece na Ilíada, Helena já não está mais envolvida eroticamente com Páris, aceitando deitar-se com ele apenas porque Afrodite a obriga. Se, por um lado, o comportamento de Helena parece colocar em questão o erotismo de sua relação com Páris, por outro o poeta afirmará em Ilíada 24, 30 que foi a ‘lascívia feminina’ (makhlosýnē) lançada por Afrodite que causou a união com Páris, consequentemente levando a tantas mortes. Como o termo ‘makhlosýnē’ não aparece nenhuma outra vez nos poemas homéricos, alguns comentadores antigos colocaram em dúvida a autenticidade da passagem, que introduziria segundo eles uma compreensão da relação erótica estranha à Ilíada como um todo. Todavia, o esclarecimento do termo em um escólio da Ilíada a partir da referência ao fragmento hesiódico 132 M-W (= fr. 81 Most) traz novos elementos para sua interpretação.Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.classica.org.br/classica/article/view/88110.24277/classica.v32i2.881Classica; Vol. 32 No. 2 (2019); 283-316Classica - Revista Brasileira de Estudos Clássicos; v. 32 n. 2 (2019); 283-3162176-64360103-431610.24277/classica.v32i2reponame:Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)instacron:SBECporhttps://revista.classica.org.br/classica/article/view/881/769Copyright (c) 2020 Antonio Orlando O. Dourado-Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessDourado-Lopes, Antonio Orlando O.2020-02-18T01:48:05Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/881Revistahttps://revista.classica.org.br/classicaPUBhttps://revista.classica.org.br/classica/oaieditor@classica.org.br||revistaclassica@classica.org.br2176-64360103-4316opendoar:2020-02-18T01:48:05Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online) - Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)false
dc.title.none.fl_str_mv O erotismo de Helena na Ilíada: Dioniso, a perspectiva homérica e o gosto dos comentadores
title O erotismo de Helena na Ilíada: Dioniso, a perspectiva homérica e o gosto dos comentadores
spellingShingle O erotismo de Helena na Ilíada: Dioniso, a perspectiva homérica e o gosto dos comentadores
Dourado-Lopes, Antonio Orlando O.
Makhlosýnē
erotismo
Ilíada
Hesíodo
Afrodite.
title_short O erotismo de Helena na Ilíada: Dioniso, a perspectiva homérica e o gosto dos comentadores
title_full O erotismo de Helena na Ilíada: Dioniso, a perspectiva homérica e o gosto dos comentadores
title_fullStr O erotismo de Helena na Ilíada: Dioniso, a perspectiva homérica e o gosto dos comentadores
title_full_unstemmed O erotismo de Helena na Ilíada: Dioniso, a perspectiva homérica e o gosto dos comentadores
title_sort O erotismo de Helena na Ilíada: Dioniso, a perspectiva homérica e o gosto dos comentadores
author Dourado-Lopes, Antonio Orlando O.
author_facet Dourado-Lopes, Antonio Orlando O.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dourado-Lopes, Antonio Orlando O.
dc.subject.por.fl_str_mv Makhlosýnē
erotismo
Ilíada
Hesíodo
Afrodite.
topic Makhlosýnē
erotismo
Ilíada
Hesíodo
Afrodite.
description Quando aparece na Ilíada, Helena já não está mais envolvida eroticamente com Páris, aceitando deitar-se com ele apenas porque Afrodite a obriga. Se, por um lado, o comportamento de Helena parece colocar em questão o erotismo de sua relação com Páris, por outro o poeta afirmará em Ilíada 24, 30 que foi a ‘lascívia feminina’ (makhlosýnē) lançada por Afrodite que causou a união com Páris, consequentemente levando a tantas mortes. Como o termo ‘makhlosýnē’ não aparece nenhuma outra vez nos poemas homéricos, alguns comentadores antigos colocaram em dúvida a autenticidade da passagem, que introduziria segundo eles uma compreensão da relação erótica estranha à Ilíada como um todo. Todavia, o esclarecimento do termo em um escólio da Ilíada a partir da referência ao fragmento hesiódico 132 M-W (= fr. 81 Most) traz novos elementos para sua interpretação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.classica.org.br/classica/article/view/881
10.24277/classica.v32i2.881
url https://revista.classica.org.br/classica/article/view/881
identifier_str_mv 10.24277/classica.v32i2.881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.classica.org.br/classica/article/view/881/769
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Antonio Orlando O. Dourado-Lopes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Antonio Orlando O. Dourado-Lopes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)
dc.source.none.fl_str_mv Classica; Vol. 32 No. 2 (2019); 283-316
Classica - Revista Brasileira de Estudos Clássicos; v. 32 n. 2 (2019); 283-316
2176-6436
0103-4316
10.24277/classica.v32i2
reponame:Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)
instacron:SBEC
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)
instacron_str SBEC
institution SBEC
reponame_str Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)
collection Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)
repository.name.fl_str_mv Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online) - Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)
repository.mail.fl_str_mv editor@classica.org.br||revistaclassica@classica.org.br
_version_ 1797239839857311744