O engano em cena: 'Medeia' e 'Helena', duas tragédias de plano e fuga de Eurípides

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro Jr., Wilson Alves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)
Texto Completo: https://revista.classica.org.br/classica/article/view/239
Resumo: Nas tragédias de Eurípides com plano e fuga (i.e. Medeia, Ifigênia em Táuris, Helena e Orestes), enganos são preparados e executados em cena pelos personagens como performances dentro da própria performance trágica. A análise dos principais elementos dessas enganosas cenas sugere que o planejamento, os recursos retóricos e a atuação dos atores equiparam o enganador a um diretor-encenador que atua em sua própria peça, enquanto o papel do enganado pode ser melhor descrito como o de uma audiência moderna que, ao contrário da plateia grega, em geral não faz ideia do que está realmente acontecendo naquele momento. Passagens típicas da Medeia e da Helena são discutidas no artigo.
id SBEC_b26e16a61d55630f05b9dcebea682e73
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/239
network_acronym_str SBEC
network_name_str Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)
repository_id_str
spelling O engano em cena: 'Medeia' e 'Helena', duas tragédias de plano e fuga de EurípidesEurípidestragédiaenganoteatro gregoMedeiaHelenaencenaçãoperformancemetateatro.Nas tragédias de Eurípides com plano e fuga (i.e. Medeia, Ifigênia em Táuris, Helena e Orestes), enganos são preparados e executados em cena pelos personagens como performances dentro da própria performance trágica. A análise dos principais elementos dessas enganosas cenas sugere que o planejamento, os recursos retóricos e a atuação dos atores equiparam o enganador a um diretor-encenador que atua em sua própria peça, enquanto o papel do enganado pode ser melhor descrito como o de uma audiência moderna que, ao contrário da plateia grega, em geral não faz ideia do que está realmente acontecendo naquele momento. Passagens típicas da Medeia e da Helena são discutidas no artigo.Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.classica.org.br/classica/article/view/23910.24277/classica.v28i2.239Classica; Vol. 28 No. 2 (2015); 7-13Classica - Revista Brasileira de Estudos Clássicos; v. 28 n. 2 (2015); 7-132176-64360103-431610.24277/classica.v28i2reponame:Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)instacron:SBECporhttps://revista.classica.org.br/classica/article/view/239/299Copyright (c) 2016 Wilson Alves Ribeiro Jr.info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro Jr., Wilson Alves2018-02-07T17:58:28Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/239Revistahttps://revista.classica.org.br/classicaPUBhttps://revista.classica.org.br/classica/oaieditor@classica.org.br||revistaclassica@classica.org.br2176-64360103-4316opendoar:2018-02-07T17:58:28Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online) - Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)false
dc.title.none.fl_str_mv O engano em cena: 'Medeia' e 'Helena', duas tragédias de plano e fuga de Eurípides
title O engano em cena: 'Medeia' e 'Helena', duas tragédias de plano e fuga de Eurípides
spellingShingle O engano em cena: 'Medeia' e 'Helena', duas tragédias de plano e fuga de Eurípides
Ribeiro Jr., Wilson Alves
Eurípides
tragédia
engano
teatro grego
Medeia
Helena
encenação
performance
metateatro.
title_short O engano em cena: 'Medeia' e 'Helena', duas tragédias de plano e fuga de Eurípides
title_full O engano em cena: 'Medeia' e 'Helena', duas tragédias de plano e fuga de Eurípides
title_fullStr O engano em cena: 'Medeia' e 'Helena', duas tragédias de plano e fuga de Eurípides
title_full_unstemmed O engano em cena: 'Medeia' e 'Helena', duas tragédias de plano e fuga de Eurípides
title_sort O engano em cena: 'Medeia' e 'Helena', duas tragédias de plano e fuga de Eurípides
author Ribeiro Jr., Wilson Alves
author_facet Ribeiro Jr., Wilson Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro Jr., Wilson Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Eurípides
tragédia
engano
teatro grego
Medeia
Helena
encenação
performance
metateatro.
topic Eurípides
tragédia
engano
teatro grego
Medeia
Helena
encenação
performance
metateatro.
description Nas tragédias de Eurípides com plano e fuga (i.e. Medeia, Ifigênia em Táuris, Helena e Orestes), enganos são preparados e executados em cena pelos personagens como performances dentro da própria performance trágica. A análise dos principais elementos dessas enganosas cenas sugere que o planejamento, os recursos retóricos e a atuação dos atores equiparam o enganador a um diretor-encenador que atua em sua própria peça, enquanto o papel do enganado pode ser melhor descrito como o de uma audiência moderna que, ao contrário da plateia grega, em geral não faz ideia do que está realmente acontecendo naquele momento. Passagens típicas da Medeia e da Helena são discutidas no artigo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.classica.org.br/classica/article/view/239
10.24277/classica.v28i2.239
url https://revista.classica.org.br/classica/article/view/239
identifier_str_mv 10.24277/classica.v28i2.239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.classica.org.br/classica/article/view/239/299
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Wilson Alves Ribeiro Jr.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Wilson Alves Ribeiro Jr.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)
dc.source.none.fl_str_mv Classica; Vol. 28 No. 2 (2015); 7-13
Classica - Revista Brasileira de Estudos Clássicos; v. 28 n. 2 (2015); 7-13
2176-6436
0103-4316
10.24277/classica.v28i2
reponame:Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)
instacron:SBEC
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)
instacron_str SBEC
institution SBEC
reponame_str Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)
collection Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)
repository.name.fl_str_mv Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online) - Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)
repository.mail.fl_str_mv editor@classica.org.br||revistaclassica@classica.org.br
_version_ 1797239837221191680