O engano em cena: 'Medeia' e 'Helena', duas tragédias de plano e fuga de Eurípides
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online) |
Texto Completo: | https://revista.classica.org.br/classica/article/view/239 |
Resumo: | Nas tragédias de Eurípides com plano e fuga (i.e. Medeia, Ifigênia em Táuris, Helena e Orestes), enganos são preparados e executados em cena pelos personagens como performances dentro da própria performance trágica. A análise dos principais elementos dessas enganosas cenas sugere que o planejamento, os recursos retóricos e a atuação dos atores equiparam o enganador a um diretor-encenador que atua em sua própria peça, enquanto o papel do enganado pode ser melhor descrito como o de uma audiência moderna que, ao contrário da plateia grega, em geral não faz ideia do que está realmente acontecendo naquele momento. Passagens típicas da Medeia e da Helena são discutidas no artigo. |
id |
SBEC_b26e16a61d55630f05b9dcebea682e73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/239 |
network_acronym_str |
SBEC |
network_name_str |
Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O engano em cena: 'Medeia' e 'Helena', duas tragédias de plano e fuga de EurípidesEurípidestragédiaenganoteatro gregoMedeiaHelenaencenaçãoperformancemetateatro.Nas tragédias de Eurípides com plano e fuga (i.e. Medeia, Ifigênia em Táuris, Helena e Orestes), enganos são preparados e executados em cena pelos personagens como performances dentro da própria performance trágica. A análise dos principais elementos dessas enganosas cenas sugere que o planejamento, os recursos retóricos e a atuação dos atores equiparam o enganador a um diretor-encenador que atua em sua própria peça, enquanto o papel do enganado pode ser melhor descrito como o de uma audiência moderna que, ao contrário da plateia grega, em geral não faz ideia do que está realmente acontecendo naquele momento. Passagens típicas da Medeia e da Helena são discutidas no artigo.Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.classica.org.br/classica/article/view/23910.24277/classica.v28i2.239Classica; Vol. 28 No. 2 (2015); 7-13Classica - Revista Brasileira de Estudos Clássicos; v. 28 n. 2 (2015); 7-132176-64360103-431610.24277/classica.v28i2reponame:Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)instacron:SBECporhttps://revista.classica.org.br/classica/article/view/239/299Copyright (c) 2016 Wilson Alves Ribeiro Jr.info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro Jr., Wilson Alves2018-02-07T17:58:28Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/239Revistahttps://revista.classica.org.br/classicaPUBhttps://revista.classica.org.br/classica/oaieditor@classica.org.br||revistaclassica@classica.org.br2176-64360103-4316opendoar:2018-02-07T17:58:28Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online) - Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O engano em cena: 'Medeia' e 'Helena', duas tragédias de plano e fuga de Eurípides |
title |
O engano em cena: 'Medeia' e 'Helena', duas tragédias de plano e fuga de Eurípides |
spellingShingle |
O engano em cena: 'Medeia' e 'Helena', duas tragédias de plano e fuga de Eurípides Ribeiro Jr., Wilson Alves Eurípides tragédia engano teatro grego Medeia Helena encenação performance metateatro. |
title_short |
O engano em cena: 'Medeia' e 'Helena', duas tragédias de plano e fuga de Eurípides |
title_full |
O engano em cena: 'Medeia' e 'Helena', duas tragédias de plano e fuga de Eurípides |
title_fullStr |
O engano em cena: 'Medeia' e 'Helena', duas tragédias de plano e fuga de Eurípides |
title_full_unstemmed |
O engano em cena: 'Medeia' e 'Helena', duas tragédias de plano e fuga de Eurípides |
title_sort |
O engano em cena: 'Medeia' e 'Helena', duas tragédias de plano e fuga de Eurípides |
author |
Ribeiro Jr., Wilson Alves |
author_facet |
Ribeiro Jr., Wilson Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro Jr., Wilson Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Eurípides tragédia engano teatro grego Medeia Helena encenação performance metateatro. |
topic |
Eurípides tragédia engano teatro grego Medeia Helena encenação performance metateatro. |
description |
Nas tragédias de Eurípides com plano e fuga (i.e. Medeia, Ifigênia em Táuris, Helena e Orestes), enganos são preparados e executados em cena pelos personagens como performances dentro da própria performance trágica. A análise dos principais elementos dessas enganosas cenas sugere que o planejamento, os recursos retóricos e a atuação dos atores equiparam o enganador a um diretor-encenador que atua em sua própria peça, enquanto o papel do enganado pode ser melhor descrito como o de uma audiência moderna que, ao contrário da plateia grega, em geral não faz ideia do que está realmente acontecendo naquele momento. Passagens típicas da Medeia e da Helena são discutidas no artigo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.classica.org.br/classica/article/view/239 10.24277/classica.v28i2.239 |
url |
https://revista.classica.org.br/classica/article/view/239 |
identifier_str_mv |
10.24277/classica.v28i2.239 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.classica.org.br/classica/article/view/239/299 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Wilson Alves Ribeiro Jr. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Wilson Alves Ribeiro Jr. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Classica; Vol. 28 No. 2 (2015); 7-13 Classica - Revista Brasileira de Estudos Clássicos; v. 28 n. 2 (2015); 7-13 2176-6436 0103-4316 10.24277/classica.v28i2 reponame:Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online) instname:Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) instacron:SBEC |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) |
instacron_str |
SBEC |
institution |
SBEC |
reponame_str |
Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online) |
collection |
Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online) - Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
editor@classica.org.br||revistaclassica@classica.org.br |
_version_ |
1797239837221191680 |