A ΕΚΦΡΑΣΙΣ do manto de Jasão nas Argonáuticas e seu modelo iliádico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online) |
Texto Completo: | https://revista.classica.org.br/classica/article/view/837 |
Resumo: | Este artigo se propõe a discutir a ἔκφρασις do manto de Jasão, presente no livro 1 das Argonáuticas de Apolônio de Rodes, a partir do diálogo estabelecido com seu principal modelo no âmbito da poesia épica: o escudo de Aquiles, descrito no livro 18 da Ilíada. A descrição do manto de Jasão nas Argonáuticas está inserida no episódio da ilha de Lemno (Arg. 1.609-909), a primeira ἀριστεία dos argonautas durante a navegação em direção à Cólquida. O manto é composto por sete cenas mitológicas que aludem a diferentes temas abordados ao longo dos quatro cantos das Argonáuticas. Há, portanto, uma finalidade programática presente na descrição desse artefato, de modo a funcionar como um sumário de temas explorados pelo poeta na composição de um epos que destoa de seu modelo homérico. Em anexo, é apresentada a tradução integral da ἔκφρασις do manto (Arg. 1.721-87). |
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A ΕΚΦΡΑΣΙΣ do manto de Jasão nas Argonáuticas e seu modelo iliádicoArgonáuticasApolônio de Rodespoesia épicaekphrasis.Este artigo se propõe a discutir a ἔκφρασις do manto de Jasão, presente no livro 1 das Argonáuticas de Apolônio de Rodes, a partir do diálogo estabelecido com seu principal modelo no âmbito da poesia épica: o escudo de Aquiles, descrito no livro 18 da Ilíada. A descrição do manto de Jasão nas Argonáuticas está inserida no episódio da ilha de Lemno (Arg. 1.609-909), a primeira ἀριστεία dos argonautas durante a navegação em direção à Cólquida. O manto é composto por sete cenas mitológicas que aludem a diferentes temas abordados ao longo dos quatro cantos das Argonáuticas. Há, portanto, uma finalidade programática presente na descrição desse artefato, de modo a funcionar como um sumário de temas explorados pelo poeta na composição de um epos que destoa de seu modelo homérico. Em anexo, é apresentada a tradução integral da ἔκφρασις do manto (Arg. 1.721-87).Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)2019-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.classica.org.br/classica/article/view/83710.24277/classica.v32i1.837Classica; Vol. 32 No. 1 (2019); 147-164Classica - Revista Brasileira de Estudos Clássicos; v. 32 n. 1 (2019); 147-1642176-64360103-431610.24277/classica.v32i1reponame:Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)instacron:SBECporhttps://revista.classica.org.br/classica/article/view/837/747Copyright (c) 2019 Fernando Rodrigues Jr.info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Jr., Fernando2019-08-16T04:20:38Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/837Revistahttps://revista.classica.org.br/classicaPUBhttps://revista.classica.org.br/classica/oaieditor@classica.org.br||revistaclassica@classica.org.br2176-64360103-4316opendoar:2019-08-16T04:20:38Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online) - Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)false |
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Este artigo se propõe a discutir a ἔκφρασις do manto de Jasão, presente no livro 1 das Argonáuticas de Apolônio de Rodes, a partir do diálogo estabelecido com seu principal modelo no âmbito da poesia épica: o escudo de Aquiles, descrito no livro 18 da Ilíada. A descrição do manto de Jasão nas Argonáuticas está inserida no episódio da ilha de Lemno (Arg. 1.609-909), a primeira ἀριστεία dos argonautas durante a navegação em direção à Cólquida. O manto é composto por sete cenas mitológicas que aludem a diferentes temas abordados ao longo dos quatro cantos das Argonáuticas. Há, portanto, uma finalidade programática presente na descrição desse artefato, de modo a funcionar como um sumário de temas explorados pelo poeta na composição de um epos que destoa de seu modelo homérico. Em anexo, é apresentada a tradução integral da ἔκφρασις do manto (Arg. 1.721-87). |
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