O uso de vitaminas do complexo B em terapêutica analgésica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gazoni,Fernanda Martins
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Malezan,William Rafael, Santos,Fânia Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Dor
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-00132016000100052
Resumo: RESUMO JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: As vitaminas do complexo B têm sido utilizadas em monoterapia ou combinada a outros fármacos, como os anti-inflamatórios, em diversas situações clinicas, como por exemplo, nas doenças degenerativas da coluna, doenças reumatológicas, polineuropatias e nos pós-operatórios diversos. O objetivo deste estudo foi identificar na literatura científica as evidências mais recentes do uso de vitaminas do complexo B como terapia analgésica e descrever as situações clínicas em que se pode verificar a sua ação analgésica. CONTEÚDO: Realizada a revisão bibliográfica na base de dados do Pubmed, Medline, LILACS, Biblioteca Cochrane e Scielo, contemplando os últimos 10 anos, títulos em português, espanhol e inglês. Os descritores utilizados foram: "Dor", "vitaminas do complexo B", "tratamento", "vitamina B1", "vitamina B6", "vitamina B12", "tiamina", "piridoxina" e "cianocobalamina". Dentre os 40 estudos encontrados selecionaram-se apenas os trials em dor musculoesquelética e neuropática com seres humanos, e em que as vitaminas do complexo B configuraram-se como agentes analgésicos. Foram selecionados então 13 estudos que satisfizeram esses critérios de inclusão. Em todos eles as vitaminas do complexo B desempenharam papéis na analgesia, inclusive quando em monoterapia. As vitaminas do complexo B também apresentaram ação anti-inflamatória, anti-pruriginosa, na funcionalidade e na qualidade de vida. CONCLUSÃO: Os estudos existentes, apesar de heterogêneos, demonstraram que as vitaminas do complexo B possuem efeito analgésico em síndromes dolorosas neuropática e nociceptiva, e que por serem esses fármacos seguros e de baixos custos poderiam representar boas opções na terapêutica analgésica no nosso meio.
id SBED-1_590b6aaeac496fd3e4f4c0eab4b9a4c5
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-00132016000100052
network_acronym_str SBED-1
network_name_str Revista Dor
repository_id_str
spelling O uso de vitaminas do complexo B em terapêutica analgésicaDorTratamentoVitaminas do complexo BRESUMO JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: As vitaminas do complexo B têm sido utilizadas em monoterapia ou combinada a outros fármacos, como os anti-inflamatórios, em diversas situações clinicas, como por exemplo, nas doenças degenerativas da coluna, doenças reumatológicas, polineuropatias e nos pós-operatórios diversos. O objetivo deste estudo foi identificar na literatura científica as evidências mais recentes do uso de vitaminas do complexo B como terapia analgésica e descrever as situações clínicas em que se pode verificar a sua ação analgésica. CONTEÚDO: Realizada a revisão bibliográfica na base de dados do Pubmed, Medline, LILACS, Biblioteca Cochrane e Scielo, contemplando os últimos 10 anos, títulos em português, espanhol e inglês. Os descritores utilizados foram: "Dor", "vitaminas do complexo B", "tratamento", "vitamina B1", "vitamina B6", "vitamina B12", "tiamina", "piridoxina" e "cianocobalamina". Dentre os 40 estudos encontrados selecionaram-se apenas os trials em dor musculoesquelética e neuropática com seres humanos, e em que as vitaminas do complexo B configuraram-se como agentes analgésicos. Foram selecionados então 13 estudos que satisfizeram esses critérios de inclusão. Em todos eles as vitaminas do complexo B desempenharam papéis na analgesia, inclusive quando em monoterapia. As vitaminas do complexo B também apresentaram ação anti-inflamatória, anti-pruriginosa, na funcionalidade e na qualidade de vida. CONCLUSÃO: Os estudos existentes, apesar de heterogêneos, demonstraram que as vitaminas do complexo B possuem efeito analgésico em síndromes dolorosas neuropática e nociceptiva, e que por serem esses fármacos seguros e de baixos custos poderiam representar boas opções na terapêutica analgésica no nosso meio.Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-00132016000100052Revista Dor v.17 n.1 2016reponame:Revista Dorinstname:Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED)instacron:SBED10.5935/1806-0013.20160013info:eu-repo/semantics/openAccessGazoni,Fernanda MartinsMalezan,William RafaelSantos,Fânia Cristinapor2016-03-11T00:00:00Zoai:scielo:S1806-00132016000100052Revistahttps://www.scielo.br/j/rdor/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpdor@dor.org.br||dor@dor.org.br2317-63931806-0013opendoar:2016-03-11T00:00Revista Dor - Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de vitaminas do complexo B em terapêutica analgésica
title O uso de vitaminas do complexo B em terapêutica analgésica
spellingShingle O uso de vitaminas do complexo B em terapêutica analgésica
Gazoni,Fernanda Martins
Dor
Tratamento
Vitaminas do complexo B
title_short O uso de vitaminas do complexo B em terapêutica analgésica
title_full O uso de vitaminas do complexo B em terapêutica analgésica
title_fullStr O uso de vitaminas do complexo B em terapêutica analgésica
title_full_unstemmed O uso de vitaminas do complexo B em terapêutica analgésica
title_sort O uso de vitaminas do complexo B em terapêutica analgésica
author Gazoni,Fernanda Martins
author_facet Gazoni,Fernanda Martins
Malezan,William Rafael
Santos,Fânia Cristina
author_role author
author2 Malezan,William Rafael
Santos,Fânia Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gazoni,Fernanda Martins
Malezan,William Rafael
Santos,Fânia Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Dor
Tratamento
Vitaminas do complexo B
topic Dor
Tratamento
Vitaminas do complexo B
description RESUMO JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: As vitaminas do complexo B têm sido utilizadas em monoterapia ou combinada a outros fármacos, como os anti-inflamatórios, em diversas situações clinicas, como por exemplo, nas doenças degenerativas da coluna, doenças reumatológicas, polineuropatias e nos pós-operatórios diversos. O objetivo deste estudo foi identificar na literatura científica as evidências mais recentes do uso de vitaminas do complexo B como terapia analgésica e descrever as situações clínicas em que se pode verificar a sua ação analgésica. CONTEÚDO: Realizada a revisão bibliográfica na base de dados do Pubmed, Medline, LILACS, Biblioteca Cochrane e Scielo, contemplando os últimos 10 anos, títulos em português, espanhol e inglês. Os descritores utilizados foram: "Dor", "vitaminas do complexo B", "tratamento", "vitamina B1", "vitamina B6", "vitamina B12", "tiamina", "piridoxina" e "cianocobalamina". Dentre os 40 estudos encontrados selecionaram-se apenas os trials em dor musculoesquelética e neuropática com seres humanos, e em que as vitaminas do complexo B configuraram-se como agentes analgésicos. Foram selecionados então 13 estudos que satisfizeram esses critérios de inclusão. Em todos eles as vitaminas do complexo B desempenharam papéis na analgesia, inclusive quando em monoterapia. As vitaminas do complexo B também apresentaram ação anti-inflamatória, anti-pruriginosa, na funcionalidade e na qualidade de vida. CONCLUSÃO: Os estudos existentes, apesar de heterogêneos, demonstraram que as vitaminas do complexo B possuem efeito analgésico em síndromes dolorosas neuropática e nociceptiva, e que por serem esses fármacos seguros e de baixos custos poderiam representar boas opções na terapêutica analgésica no nosso meio.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-00132016000100052
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-00132016000100052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1806-0013.20160013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor
dc.source.none.fl_str_mv Revista Dor v.17 n.1 2016
reponame:Revista Dor
instname:Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED)
instacron:SBED
instname_str Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED)
instacron_str SBED
institution SBED
reponame_str Revista Dor
collection Revista Dor
repository.name.fl_str_mv Revista Dor - Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED)
repository.mail.fl_str_mv dor@dor.org.br||dor@dor.org.br
_version_ 1752126255361163264