A formação de acadêmicos de enfermagem quanto à percepção da dor em duas instituições de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros,Simone Regina A. de F.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Pereira,Simey de Souza Leão, Almeida Neto,Adauto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Dor
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-00132011000200010
Resumo: JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A dor é um fenômeno universal, como sintoma ou doença, a dor é causa de procura pelo sistema de saúde tendo uma importante consideração na assistência de enfermagem. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi analisar os conhecimentos adquiridos pelos acadêmicos de enfermagem acerca da dor e suas intervenções, em duas Instituições de Ensino Superior (IES). MÉTODO: Estudo do tipo transversal de natureza quantitativa, utilizando como instrumento um questionário. A amostra estudada foi composta por 60 acadêmicos de enfermagem do último período da graduação. Realizado em duas Instituições de Ensino Superior Públicas, ambas localizadas no estado de Pernambuco, uma na região metropolitana do Recife e a outra na cidade de Arcoverde localizada na mesorregião do sertão pernambucano. RESULTADOS: Da amostra analisada observou-se que 42% não concordaram em utilizar analgésicos em horários fixos para pacientes como risco de dor. 72% dizem não medicar o paciente se a dor for suportável. 93% não reconheceram a morfina, como primeira escolha para o controle da dor nos pacientes que não correspondem à analgesia clássica. 80% não opinaram acerca das terapias alternativas. Os dados obtidos refletem um grau de confiabilidade estatística de 95%. CONCLUSÃO: Observou-se que a formação destes futuros profissionais apresenta limitações que podem contribuir para o sofrimento desnecessário dos pacientes que sofrem de dor.
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