Mutações ativadoras do gene do receptor do hormônio luteinizante em meninos com testotoxicose

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Latronico,Ana Claudia
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302001000100009
Resumo: A testotoxicose é uma forma rara de puberdade precoce familial em meninos com herança autossômica dominante. Os caracteres sexuais secundários ocorrem geralmente antes dos 4 anos de idade. Nesta condição, níveis puberais de testosterona estão associados a níveis suprimidos ou pré puberais de gonadotrofinas. Diversas mutações ativadoras de linhagem germinativa no exon 11 do gene do receptor do LH têm sido descritas em meninos com testotoxicose. O estudo molecular de 8 meninos brasileiros com testotoxicose evidenciou 5 diferentes mutações, sendo três delas identificadas exclusivamente no Brasil: Ala568Val, Leu457Arg e Leu368Pro, localizadas, respectivamente, na terceira alça intracelular e nas hélices transmembranosas III e I do receptor do LH. A mutação Ala568Val foi identificada em 42,8 % das famílias brasileiras. Mulheres portadoras de mutações ativadoras, mães ou irmãs de meninos com testotoxicose, não desenvolvem puberdade precoce e apresentam função reprodutiva normal. Duas mulheres brasileiras, incluindo uma menina em idade pré puberal, com mutações ativadoras do receptor do LH eram assintomáticas e apresentaram perfil hormonal normal. Mutações ativadoras somáticas do gene do receptor do LH foram recentemente identificadas em 3 meninos com tumores das células de Leydig. Contudo, um estudo recente não evidenciou tais mutações em 4 tumores de células de Leydig, 3 tecomas e 4 tumores de Sertoli-Leydig. Em conclusão mutações ativadoras germinativas e somáticas do gene do receptor do LH causam puberdade precoce e tumores das células de Leydig, respectivamente. Enquanto mutações semelhantes no sexo feminino não determinam fenótipo anormal.
id SBEM-2_d2cb463e931e810bcf1ed566d3cc1f83
oai_identifier_str oai:scielo:S0004-27302001000100009
network_acronym_str SBEM-2
network_name_str Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)
repository_id_str
spelling Mutações ativadoras do gene do receptor do hormônio luteinizante em meninos com testotoxicosePuberdade precoceLHReceptorGonadotrofinasTumores gonadaisA testotoxicose é uma forma rara de puberdade precoce familial em meninos com herança autossômica dominante. Os caracteres sexuais secundários ocorrem geralmente antes dos 4 anos de idade. Nesta condição, níveis puberais de testosterona estão associados a níveis suprimidos ou pré puberais de gonadotrofinas. Diversas mutações ativadoras de linhagem germinativa no exon 11 do gene do receptor do LH têm sido descritas em meninos com testotoxicose. O estudo molecular de 8 meninos brasileiros com testotoxicose evidenciou 5 diferentes mutações, sendo três delas identificadas exclusivamente no Brasil: Ala568Val, Leu457Arg e Leu368Pro, localizadas, respectivamente, na terceira alça intracelular e nas hélices transmembranosas III e I do receptor do LH. A mutação Ala568Val foi identificada em 42,8 % das famílias brasileiras. Mulheres portadoras de mutações ativadoras, mães ou irmãs de meninos com testotoxicose, não desenvolvem puberdade precoce e apresentam função reprodutiva normal. Duas mulheres brasileiras, incluindo uma menina em idade pré puberal, com mutações ativadoras do receptor do LH eram assintomáticas e apresentaram perfil hormonal normal. Mutações ativadoras somáticas do gene do receptor do LH foram recentemente identificadas em 3 meninos com tumores das células de Leydig. Contudo, um estudo recente não evidenciou tais mutações em 4 tumores de células de Leydig, 3 tecomas e 4 tumores de Sertoli-Leydig. Em conclusão mutações ativadoras germinativas e somáticas do gene do receptor do LH causam puberdade precoce e tumores das células de Leydig, respectivamente. Enquanto mutações semelhantes no sexo feminino não determinam fenótipo anormal.Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia2001-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302001000100009Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia v.45 n.1 2001reponame:Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)instacron:SBEM10.1590/S0004-27302001000100009info:eu-repo/semantics/openAccessLatronico,Ana Claudiapor2001-07-02T00:00:00Zoai:scielo:S0004-27302001000100009Revistahttps://www.aem-sbem.com/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||abem-editoria@endocrino.org.br1677-94870004-2730opendoar:2001-07-02T00:00Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online) - Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Mutações ativadoras do gene do receptor do hormônio luteinizante em meninos com testotoxicose
title Mutações ativadoras do gene do receptor do hormônio luteinizante em meninos com testotoxicose
spellingShingle Mutações ativadoras do gene do receptor do hormônio luteinizante em meninos com testotoxicose
Latronico,Ana Claudia
Puberdade precoce
LH
Receptor
Gonadotrofinas
Tumores gonadais
title_short Mutações ativadoras do gene do receptor do hormônio luteinizante em meninos com testotoxicose
title_full Mutações ativadoras do gene do receptor do hormônio luteinizante em meninos com testotoxicose
title_fullStr Mutações ativadoras do gene do receptor do hormônio luteinizante em meninos com testotoxicose
title_full_unstemmed Mutações ativadoras do gene do receptor do hormônio luteinizante em meninos com testotoxicose
title_sort Mutações ativadoras do gene do receptor do hormônio luteinizante em meninos com testotoxicose
author Latronico,Ana Claudia
author_facet Latronico,Ana Claudia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Latronico,Ana Claudia
dc.subject.por.fl_str_mv Puberdade precoce
LH
Receptor
Gonadotrofinas
Tumores gonadais
topic Puberdade precoce
LH
Receptor
Gonadotrofinas
Tumores gonadais
description A testotoxicose é uma forma rara de puberdade precoce familial em meninos com herança autossômica dominante. Os caracteres sexuais secundários ocorrem geralmente antes dos 4 anos de idade. Nesta condição, níveis puberais de testosterona estão associados a níveis suprimidos ou pré puberais de gonadotrofinas. Diversas mutações ativadoras de linhagem germinativa no exon 11 do gene do receptor do LH têm sido descritas em meninos com testotoxicose. O estudo molecular de 8 meninos brasileiros com testotoxicose evidenciou 5 diferentes mutações, sendo três delas identificadas exclusivamente no Brasil: Ala568Val, Leu457Arg e Leu368Pro, localizadas, respectivamente, na terceira alça intracelular e nas hélices transmembranosas III e I do receptor do LH. A mutação Ala568Val foi identificada em 42,8 % das famílias brasileiras. Mulheres portadoras de mutações ativadoras, mães ou irmãs de meninos com testotoxicose, não desenvolvem puberdade precoce e apresentam função reprodutiva normal. Duas mulheres brasileiras, incluindo uma menina em idade pré puberal, com mutações ativadoras do receptor do LH eram assintomáticas e apresentaram perfil hormonal normal. Mutações ativadoras somáticas do gene do receptor do LH foram recentemente identificadas em 3 meninos com tumores das células de Leydig. Contudo, um estudo recente não evidenciou tais mutações em 4 tumores de células de Leydig, 3 tecomas e 4 tumores de Sertoli-Leydig. Em conclusão mutações ativadoras germinativas e somáticas do gene do receptor do LH causam puberdade precoce e tumores das células de Leydig, respectivamente. Enquanto mutações semelhantes no sexo feminino não determinam fenótipo anormal.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302001000100009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302001000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0004-27302001000100009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia v.45 n.1 2001
reponame:Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)
collection Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online) - Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)
repository.mail.fl_str_mv ||abem-editoria@endocrino.org.br
_version_ 1754734806322642944