A modelagem (matemática) implícita nos processos criativos de uma arquiteta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
DOI: 10.37001/remat25269062v18id547
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/547
Resumo: Este artigo tem como objetivo compreender os procedimentos de trabalho de uma arquiteta, analisando-os comparativamente com as etapas da modelagem (matemática). A colaboradora concedeu entrevista por meio de narrativas, que foram gravadas e posteriormente transcritas para análise. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual foi utilizado como procedimento metodológico o mapeamento na pesquisa educacional, organizado em dois momentos: apreensão dos dados por meio das narrativas da colaboradora e significação dos dados, resultado da identificação, compreensão e interpretação desses dados. Os resultados mostraram que, embora essa profissional não assuma a utilização da modelagem em seus fazeres, esta se faz presente nos procedimentos utilizados pela profissional. A partir desse resultado, foi possível pensar em estratégias metodológicas passíveis de serem aplicada à Educação Básica. 
id SBEM_21207b78dc8e949ce53de28c936bc236
oai_identifier_str oai:ojs2.revistasbemsp.com.br:article/547
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
spelling A modelagem (matemática) implícita nos processos criativos de uma arquitetaModelagem (matemática)Processos criativosNarrativasArquiteturaEste artigo tem como objetivo compreender os procedimentos de trabalho de uma arquiteta, analisando-os comparativamente com as etapas da modelagem (matemática). A colaboradora concedeu entrevista por meio de narrativas, que foram gravadas e posteriormente transcritas para análise. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual foi utilizado como procedimento metodológico o mapeamento na pesquisa educacional, organizado em dois momentos: apreensão dos dados por meio das narrativas da colaboradora e significação dos dados, resultado da identificação, compreensão e interpretação desses dados. Os resultados mostraram que, embora essa profissional não assuma a utilização da modelagem em seus fazeres, esta se faz presente nos procedimentos utilizados pela profissional. A partir desse resultado, foi possível pensar em estratégias metodológicas passíveis de serem aplicada à Educação Básica. Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2021-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/ziphttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/54710.37001/remat25269062v18id547Revista de Educação Matemática; Vol. 18 (2021): Publicação contínua; e021023Revista de Educação Matemática; ##issue.vol## 18 (2021): Publicação contínua; e021023Revista de Educação Matemática; Vol. 18 (2021): Publicação contínua; e021023Revista de Educação Matemática; v. 18 (2021): Publicação contínua; e0210232526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/547/254https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/547/388https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/547/389https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/547/390https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMadruga, Zulma Elizabete de Freitas2022-03-12T14:45:12ZRevistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONG
dc.title.none.fl_str_mv A modelagem (matemática) implícita nos processos criativos de uma arquiteta
title A modelagem (matemática) implícita nos processos criativos de uma arquiteta
spellingShingle A modelagem (matemática) implícita nos processos criativos de uma arquiteta
A modelagem (matemática) implícita nos processos criativos de uma arquiteta
Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
Modelagem (matemática)
Processos criativos
Narrativas
Arquitetura
Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
Modelagem (matemática)
Processos criativos
Narrativas
Arquitetura
title_short A modelagem (matemática) implícita nos processos criativos de uma arquiteta
title_full A modelagem (matemática) implícita nos processos criativos de uma arquiteta
title_fullStr A modelagem (matemática) implícita nos processos criativos de uma arquiteta
A modelagem (matemática) implícita nos processos criativos de uma arquiteta
title_full_unstemmed A modelagem (matemática) implícita nos processos criativos de uma arquiteta
A modelagem (matemática) implícita nos processos criativos de uma arquiteta
title_sort A modelagem (matemática) implícita nos processos criativos de uma arquiteta
author Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
author_facet Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem (matemática)
Processos criativos
Narrativas
Arquitetura
topic Modelagem (matemática)
Processos criativos
Narrativas
Arquitetura
description Este artigo tem como objetivo compreender os procedimentos de trabalho de uma arquiteta, analisando-os comparativamente com as etapas da modelagem (matemática). A colaboradora concedeu entrevista por meio de narrativas, que foram gravadas e posteriormente transcritas para análise. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual foi utilizado como procedimento metodológico o mapeamento na pesquisa educacional, organizado em dois momentos: apreensão dos dados por meio das narrativas da colaboradora e significação dos dados, resultado da identificação, compreensão e interpretação desses dados. Os resultados mostraram que, embora essa profissional não assuma a utilização da modelagem em seus fazeres, esta se faz presente nos procedimentos utilizados pela profissional. A partir desse resultado, foi possível pensar em estratégias metodológicas passíveis de serem aplicada à Educação Básica. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/547
10.37001/remat25269062v18id547
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/547
identifier_str_mv 10.37001/remat25269062v18id547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/547/254
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/547/388
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/547/389
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/547/390
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 18 (2021): Publicação contínua; e021023
Revista de Educação Matemática; ##issue.vol## 18 (2021): Publicação contínua; e021023
Revista de Educação Matemática; Vol. 18 (2021): Publicação contínua; e021023
Revista de Educação Matemática; v. 18 (2021): Publicação contínua; e021023
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822100513510916096
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.37001/remat25269062v18id547