A modelagem (matemática) implícita nos processos criativos de uma arquiteta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/547
Resumo: Este artigo tem como objetivo compreender os procedimentos de trabalho de uma arquiteta, analisando-os comparativamente com as etapas da modelagem (matemática). A colaboradora concedeu entrevista por meio de narrativas, que foram gravadas e posteriormente transcritas para análise. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual foi utilizado como procedimento metodológico o mapeamento na pesquisa educacional, organizado em dois momentos: apreensão dos dados por meio das narrativas da colaboradora e significação dos dados, resultado da identificação, compreensão e interpretação desses dados. Os resultados mostraram que, embora essa profissional não assuma a utilização da modelagem em seus fazeres, esta se faz presente nos procedimentos utilizados pela profissional. A partir desse resultado, foi possível pensar em estratégias metodológicas passíveis de serem aplicada à Educação Básica. 
id SBEM_21207b78dc8e949ce53de28c936bc236
oai_identifier_str oai:ojs2.revistasbemsp.com.br:article/547
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling A modelagem (matemática) implícita nos processos criativos de uma arquitetaModelagem (matemática)Processos criativosNarrativasArquiteturaEste artigo tem como objetivo compreender os procedimentos de trabalho de uma arquiteta, analisando-os comparativamente com as etapas da modelagem (matemática). A colaboradora concedeu entrevista por meio de narrativas, que foram gravadas e posteriormente transcritas para análise. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual foi utilizado como procedimento metodológico o mapeamento na pesquisa educacional, organizado em dois momentos: apreensão dos dados por meio das narrativas da colaboradora e significação dos dados, resultado da identificação, compreensão e interpretação desses dados. Os resultados mostraram que, embora essa profissional não assuma a utilização da modelagem em seus fazeres, esta se faz presente nos procedimentos utilizados pela profissional. A partir desse resultado, foi possível pensar em estratégias metodológicas passíveis de serem aplicada à Educação Básica. Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2021-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/ziphttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/54710.37001/remat25269062v18id547Revista de Educação Matemática; Vol. 18 (2021): Publicação contínua; e021023Revista de Educação Matemática; ##issue.vol## 18 (2021): Publicação contínua; e021023Revista de Educação Matemática; Vol. 18 (2021): Publicação contínua; e021023Revista de Educação Matemática; v. 18 (2021): Publicação contínua; e0210232526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/547/254https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/547/388https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/547/389https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/547/390https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMadruga, Zulma Elizabete de Freitas2022-03-12T14:45:12ZRevistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONG
dc.title.none.fl_str_mv A modelagem (matemática) implícita nos processos criativos de uma arquiteta
title A modelagem (matemática) implícita nos processos criativos de uma arquiteta
spellingShingle A modelagem (matemática) implícita nos processos criativos de uma arquiteta
Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
Modelagem (matemática)
Processos criativos
Narrativas
Arquitetura
title_short A modelagem (matemática) implícita nos processos criativos de uma arquiteta
title_full A modelagem (matemática) implícita nos processos criativos de uma arquiteta
title_fullStr A modelagem (matemática) implícita nos processos criativos de uma arquiteta
title_full_unstemmed A modelagem (matemática) implícita nos processos criativos de uma arquiteta
title_sort A modelagem (matemática) implícita nos processos criativos de uma arquiteta
author Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
author_facet Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem (matemática)
Processos criativos
Narrativas
Arquitetura
topic Modelagem (matemática)
Processos criativos
Narrativas
Arquitetura
description Este artigo tem como objetivo compreender os procedimentos de trabalho de uma arquiteta, analisando-os comparativamente com as etapas da modelagem (matemática). A colaboradora concedeu entrevista por meio de narrativas, que foram gravadas e posteriormente transcritas para análise. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual foi utilizado como procedimento metodológico o mapeamento na pesquisa educacional, organizado em dois momentos: apreensão dos dados por meio das narrativas da colaboradora e significação dos dados, resultado da identificação, compreensão e interpretação desses dados. Os resultados mostraram que, embora essa profissional não assuma a utilização da modelagem em seus fazeres, esta se faz presente nos procedimentos utilizados pela profissional. A partir desse resultado, foi possível pensar em estratégias metodológicas passíveis de serem aplicada à Educação Básica. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/547
10.37001/remat25269062v18id547
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/547
identifier_str_mv 10.37001/remat25269062v18id547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/547/254
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/547/388
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/547/389
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/547/390
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 18 (2021): Publicação contínua; e021023
Revista de Educação Matemática; ##issue.vol## 18 (2021): Publicação contínua; e021023
Revista de Educação Matemática; Vol. 18 (2021): Publicação contínua; e021023
Revista de Educação Matemática; v. 18 (2021): Publicação contínua; e021023
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1730542053812600832