Formação continuada de professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização: um estudo sobre a formação conceitual em Geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gilmara Aparecida da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pirola, Nelson Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/273
Resumo: Este artigo tem como objetivo investigar que aspectos da formação de conceitos são mobilizados pelos professores alfabetizadores para responderem a questões relacionadas ao conhecimento declarativo de figuras geométricas planas. Entre os aspectos investigados estão a identificação de atributos definidores e possíveis erros de generalização como, por exemplo, a subgeneralização. Participaram da pesquisa 85 professores Orientadores de Estudos (OE) que cursavam o PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – distribuídos entre 50 municípios do Estado de São Paulo. O delineamento da pesquisa foi a abordagem qualitativa e a fundamentação teórica alicerçou-se nos estudos de Klausmeier e Goodwin (1977) e Sternberg (2000). Foram investigados os conhecimentos declarativos dos professores referentes às figuras geométricas triângulo, quadrado e retângulo. A análise dos dados mostrou que os aspectos da formação de conceitos mobilizados pelos participantes foram: 1 – processos de subgeneralização para as figuras triângulo e retângulo, com o uso de conhecimentos declarativos alicerçados em figuras prototípicas; 2 – uso de atributos definidores equivocados; 3 – uso de poucos atributos definidores (máximo de três) para expressar o conhecimento declarativo das figuras investigadas.
id SBEM_3cafefca21e3366094cfe6dbf06e8199
oai_identifier_str oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/273
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Formação continuada de professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização: um estudo sobre a formação conceitual em GeometriaFormação de conceitosGeometriaFormação ContinuadaAlfabetizaçãoEste artigo tem como objetivo investigar que aspectos da formação de conceitos são mobilizados pelos professores alfabetizadores para responderem a questões relacionadas ao conhecimento declarativo de figuras geométricas planas. Entre os aspectos investigados estão a identificação de atributos definidores e possíveis erros de generalização como, por exemplo, a subgeneralização. Participaram da pesquisa 85 professores Orientadores de Estudos (OE) que cursavam o PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – distribuídos entre 50 municípios do Estado de São Paulo. O delineamento da pesquisa foi a abordagem qualitativa e a fundamentação teórica alicerçou-se nos estudos de Klausmeier e Goodwin (1977) e Sternberg (2000). Foram investigados os conhecimentos declarativos dos professores referentes às figuras geométricas triângulo, quadrado e retângulo. A análise dos dados mostrou que os aspectos da formação de conceitos mobilizados pelos participantes foram: 1 – processos de subgeneralização para as figuras triângulo e retângulo, com o uso de conhecimentos declarativos alicerçados em figuras prototípicas; 2 – uso de atributos definidores equivocados; 3 – uso de poucos atributos definidores (máximo de três) para expressar o conhecimento declarativo das figuras investigadas.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/273Revista de Educação Matemática; Vol. 15 No. 18 (2018): jan. /abr. 2018; 24 - 46Revista de Educação Matemática; Vol. 15 Núm. 18 (2018): jan. /abr. 2018; 24 - 46Revista de Educação Matemática; v. 15 n. 18 (2018): jan. /abr. 2018; 24 - 462526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/273/282https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Gilmara Aparecida daPirola, Nelson Antonio2023-07-12T01:38:19Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/273Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-12T01:38:19Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização: um estudo sobre a formação conceitual em Geometria
title Formação continuada de professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização: um estudo sobre a formação conceitual em Geometria
spellingShingle Formação continuada de professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização: um estudo sobre a formação conceitual em Geometria
Silva, Gilmara Aparecida da
Formação de conceitos
Geometria
Formação Continuada
Alfabetização
title_short Formação continuada de professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização: um estudo sobre a formação conceitual em Geometria
title_full Formação continuada de professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização: um estudo sobre a formação conceitual em Geometria
title_fullStr Formação continuada de professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização: um estudo sobre a formação conceitual em Geometria
title_full_unstemmed Formação continuada de professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização: um estudo sobre a formação conceitual em Geometria
title_sort Formação continuada de professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização: um estudo sobre a formação conceitual em Geometria
author Silva, Gilmara Aparecida da
author_facet Silva, Gilmara Aparecida da
Pirola, Nelson Antonio
author_role author
author2 Pirola, Nelson Antonio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gilmara Aparecida da
Pirola, Nelson Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de conceitos
Geometria
Formação Continuada
Alfabetização
topic Formação de conceitos
Geometria
Formação Continuada
Alfabetização
description Este artigo tem como objetivo investigar que aspectos da formação de conceitos são mobilizados pelos professores alfabetizadores para responderem a questões relacionadas ao conhecimento declarativo de figuras geométricas planas. Entre os aspectos investigados estão a identificação de atributos definidores e possíveis erros de generalização como, por exemplo, a subgeneralização. Participaram da pesquisa 85 professores Orientadores de Estudos (OE) que cursavam o PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – distribuídos entre 50 municípios do Estado de São Paulo. O delineamento da pesquisa foi a abordagem qualitativa e a fundamentação teórica alicerçou-se nos estudos de Klausmeier e Goodwin (1977) e Sternberg (2000). Foram investigados os conhecimentos declarativos dos professores referentes às figuras geométricas triângulo, quadrado e retângulo. A análise dos dados mostrou que os aspectos da formação de conceitos mobilizados pelos participantes foram: 1 – processos de subgeneralização para as figuras triângulo e retângulo, com o uso de conhecimentos declarativos alicerçados em figuras prototípicas; 2 – uso de atributos definidores equivocados; 3 – uso de poucos atributos definidores (máximo de três) para expressar o conhecimento declarativo das figuras investigadas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/273
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/273/282
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 15 No. 18 (2018): jan. /abr. 2018; 24 - 46
Revista de Educação Matemática; Vol. 15 Núm. 18 (2018): jan. /abr. 2018; 24 - 46
Revista de Educação Matemática; v. 15 n. 18 (2018): jan. /abr. 2018; 24 - 46
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv douglas.tinti@unicid.edu.br
_version_ 1798313495576444928