Formação continuada de professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização: um estudo sobre a formação conceitual em Geometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/273 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo investigar que aspectos da formação de conceitos são mobilizados pelos professores alfabetizadores para responderem a questões relacionadas ao conhecimento declarativo de figuras geométricas planas. Entre os aspectos investigados estão a identificação de atributos definidores e possíveis erros de generalização como, por exemplo, a subgeneralização. Participaram da pesquisa 85 professores Orientadores de Estudos (OE) que cursavam o PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – distribuídos entre 50 municípios do Estado de São Paulo. O delineamento da pesquisa foi a abordagem qualitativa e a fundamentação teórica alicerçou-se nos estudos de Klausmeier e Goodwin (1977) e Sternberg (2000). Foram investigados os conhecimentos declarativos dos professores referentes às figuras geométricas triângulo, quadrado e retângulo. A análise dos dados mostrou que os aspectos da formação de conceitos mobilizados pelos participantes foram: 1 – processos de subgeneralização para as figuras triângulo e retângulo, com o uso de conhecimentos declarativos alicerçados em figuras prototípicas; 2 – uso de atributos definidores equivocados; 3 – uso de poucos atributos definidores (máximo de três) para expressar o conhecimento declarativo das figuras investigadas. |
id |
SBEM_3cafefca21e3366094cfe6dbf06e8199 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/273 |
network_acronym_str |
SBEM |
network_name_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada de professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização: um estudo sobre a formação conceitual em GeometriaFormação de conceitosGeometriaFormação ContinuadaAlfabetizaçãoEste artigo tem como objetivo investigar que aspectos da formação de conceitos são mobilizados pelos professores alfabetizadores para responderem a questões relacionadas ao conhecimento declarativo de figuras geométricas planas. Entre os aspectos investigados estão a identificação de atributos definidores e possíveis erros de generalização como, por exemplo, a subgeneralização. Participaram da pesquisa 85 professores Orientadores de Estudos (OE) que cursavam o PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – distribuídos entre 50 municípios do Estado de São Paulo. O delineamento da pesquisa foi a abordagem qualitativa e a fundamentação teórica alicerçou-se nos estudos de Klausmeier e Goodwin (1977) e Sternberg (2000). Foram investigados os conhecimentos declarativos dos professores referentes às figuras geométricas triângulo, quadrado e retângulo. A análise dos dados mostrou que os aspectos da formação de conceitos mobilizados pelos participantes foram: 1 – processos de subgeneralização para as figuras triângulo e retângulo, com o uso de conhecimentos declarativos alicerçados em figuras prototípicas; 2 – uso de atributos definidores equivocados; 3 – uso de poucos atributos definidores (máximo de três) para expressar o conhecimento declarativo das figuras investigadas.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/273Revista de Educação Matemática; Vol. 15 No. 18 (2018): jan. /abr. 2018; 24 - 46Revista de Educação Matemática; Vol. 15 Núm. 18 (2018): jan. /abr. 2018; 24 - 46Revista de Educação Matemática; v. 15 n. 18 (2018): jan. /abr. 2018; 24 - 462526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/273/282https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Gilmara Aparecida daPirola, Nelson Antonio2023-07-12T01:38:19Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/273Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-12T01:38:19Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada de professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização: um estudo sobre a formação conceitual em Geometria |
title |
Formação continuada de professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização: um estudo sobre a formação conceitual em Geometria |
spellingShingle |
Formação continuada de professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização: um estudo sobre a formação conceitual em Geometria Silva, Gilmara Aparecida da Formação de conceitos Geometria Formação Continuada Alfabetização |
title_short |
Formação continuada de professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização: um estudo sobre a formação conceitual em Geometria |
title_full |
Formação continuada de professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização: um estudo sobre a formação conceitual em Geometria |
title_fullStr |
Formação continuada de professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização: um estudo sobre a formação conceitual em Geometria |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização: um estudo sobre a formação conceitual em Geometria |
title_sort |
Formação continuada de professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização: um estudo sobre a formação conceitual em Geometria |
author |
Silva, Gilmara Aparecida da |
author_facet |
Silva, Gilmara Aparecida da Pirola, Nelson Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Pirola, Nelson Antonio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Gilmara Aparecida da Pirola, Nelson Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de conceitos Geometria Formação Continuada Alfabetização |
topic |
Formação de conceitos Geometria Formação Continuada Alfabetização |
description |
Este artigo tem como objetivo investigar que aspectos da formação de conceitos são mobilizados pelos professores alfabetizadores para responderem a questões relacionadas ao conhecimento declarativo de figuras geométricas planas. Entre os aspectos investigados estão a identificação de atributos definidores e possíveis erros de generalização como, por exemplo, a subgeneralização. Participaram da pesquisa 85 professores Orientadores de Estudos (OE) que cursavam o PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – distribuídos entre 50 municípios do Estado de São Paulo. O delineamento da pesquisa foi a abordagem qualitativa e a fundamentação teórica alicerçou-se nos estudos de Klausmeier e Goodwin (1977) e Sternberg (2000). Foram investigados os conhecimentos declarativos dos professores referentes às figuras geométricas triângulo, quadrado e retângulo. A análise dos dados mostrou que os aspectos da formação de conceitos mobilizados pelos participantes foram: 1 – processos de subgeneralização para as figuras triângulo e retângulo, com o uso de conhecimentos declarativos alicerçados em figuras prototípicas; 2 – uso de atributos definidores equivocados; 3 – uso de poucos atributos definidores (máximo de três) para expressar o conhecimento declarativo das figuras investigadas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/273 |
url |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/273 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/273/282 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática; Vol. 15 No. 18 (2018): jan. /abr. 2018; 24 - 46 Revista de Educação Matemática; Vol. 15 Núm. 18 (2018): jan. /abr. 2018; 24 - 46 Revista de Educação Matemática; v. 15 n. 18 (2018): jan. /abr. 2018; 24 - 46 2526-9062 reponame:Revista de Educação Matemática (Online) instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM |
institution |
SBEM |
reponame_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
collection |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
douglas.tinti@unicid.edu.br |
_version_ |
1798313495576444928 |