Não é que eu sei ser professora!: formação continuada e construção do currículo da matemática para o ciclo de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14570 |
Resumo: | Esta dissertação investiga como a prática da formação continuada em Matemática dos professores do Núcleo de Educação da Infância/Colégio de Aplicação (NEI/CAp) tem possibilitado a construção do currículo da Matemática para o ciclo de alfabetização nessa instituição. Assumimos os princípios metodológicos da abordagem qualitativa com ênfase na pesquisa colaborativa. Privilegiamos atividades de formação continuada organizadas em sessões de estudos e reflexões sobre a prática pedagógica que envolveram todos os partícipes. Para a construção dos dados realizamos a escolha de instrumentos e procedimentos metodológicos como a entrevista individual e as sessões reflexivas de videoformação e de estudo. Com a intensão de responder a questão central da pesquisa definimos duas categorias de interpretação: a formação continuada em Matemática dos professores do NEICAp dos anos iniciais do Ensino Fundamental e a construção do currículo da Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental nesta escola. Constatamos que a prática da formação continuada em Matemática acontece dentro da própria instituição e tem como interesse, além da formação permanente dos seus professores, o desenvolvimento da escola e a aprendizagem dos alunos. Avaliamos que por meio de estudos e reflexões sobre as práticas docentes, análises de propostas pedagógicas de Secretarias de Educação e de outros documentos oficiais do Ministério da Educação, em momentos de formação continuada em contextos vivenciadas pelos professores do NEI/CAp, vem sendo possível construir o currículo desta instituição e, consequentemente, a sua proposta curricular, na qual privilegiamos a área da Matemática |
id |
UFRN_fcef06e461fdc9c94bb4ef55ca1d34e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14570 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Adele Guimarães Ubaranahttp://lattes.cnpq.br/0487676081443927http://lattes.cnpq.br/0350305925407630Ibiapina, Ivana Maria Lopes de Melohttp://lattes.cnpq.br/2887767376788158Mendes, Iran Abreuhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8Rêgo, Maria Carmem Freire Diógeneshttp://lattes.cnpq.br/9793207619191846Andrade, João Maria Valença de2014-12-17T14:36:48Z2014-01-282014-12-17T14:36:48Z2013-10-18SANTOS, Adele Guimarães Ubarana. Não é que eu sei ser professora!: formação continuada e construção do currículo da matemática para o ciclo de alfabetização. 2013. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14570application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFRNBREducaçãoFormação continuada. Currículo da Matemática. Ciclo de alfabetizaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAONão é que eu sei ser professora!: formação continuada e construção do currículo da matemática para o ciclo de alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEsta dissertação investiga como a prática da formação continuada em Matemática dos professores do Núcleo de Educação da Infância/Colégio de Aplicação (NEI/CAp) tem possibilitado a construção do currículo da Matemática para o ciclo de alfabetização nessa instituição. Assumimos os princípios metodológicos da abordagem qualitativa com ênfase na pesquisa colaborativa. Privilegiamos atividades de formação continuada organizadas em sessões de estudos e reflexões sobre a prática pedagógica que envolveram todos os partícipes. Para a construção dos dados realizamos a escolha de instrumentos e procedimentos metodológicos como a entrevista individual e as sessões reflexivas de videoformação e de estudo. Com a intensão de responder a questão central da pesquisa definimos duas categorias de interpretação: a formação continuada em Matemática dos professores do NEICAp dos anos iniciais do Ensino Fundamental e a construção do currículo da Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental nesta escola. Constatamos que a prática da formação continuada em Matemática acontece dentro da própria instituição e tem como interesse, além da formação permanente dos seus professores, o desenvolvimento da escola e a aprendizagem dos alunos. Avaliamos que por meio de estudos e reflexões sobre as práticas docentes, análises de propostas pedagógicas de Secretarias de Educação e de outros documentos oficiais do Ministério da Educação, em momentos de formação continuada em contextos vivenciadas pelos professores do NEI/CAp, vem sendo possível construir o currículo desta instituição e, consequentemente, a sua proposta curricular, na qual privilegiamos a área da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAdeleGUS_DISSERT.pdfapplication/pdf2007016https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14570/1/AdeleGUS_DISSERT.pdff97d9aa02115504a12dab11ce28e0c53MD51TEXTAdeleGUS_DISSERT.pdf.txtAdeleGUS_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain317444https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14570/6/AdeleGUS_DISSERT.pdf.txtecc1df16180ddba121c8a0789b6fcd01MD56THUMBNAILAdeleGUS_DISSERT.pdf.jpgAdeleGUS_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2097https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14570/7/AdeleGUS_DISSERT.pdf.jpg88140eddbb7f6d108bca1acaa24048e2MD57123456789/145702017-11-02 00:12:57.579oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14570Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T03:12:57Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Não é que eu sei ser professora!: formação continuada e construção do currículo da matemática para o ciclo de alfabetização |
title |
Não é que eu sei ser professora!: formação continuada e construção do currículo da matemática para o ciclo de alfabetização |
spellingShingle |
Não é que eu sei ser professora!: formação continuada e construção do currículo da matemática para o ciclo de alfabetização Santos, Adele Guimarães Ubarana Formação continuada. Currículo da Matemática. Ciclo de alfabetização CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Não é que eu sei ser professora!: formação continuada e construção do currículo da matemática para o ciclo de alfabetização |
title_full |
Não é que eu sei ser professora!: formação continuada e construção do currículo da matemática para o ciclo de alfabetização |
title_fullStr |
Não é que eu sei ser professora!: formação continuada e construção do currículo da matemática para o ciclo de alfabetização |
title_full_unstemmed |
Não é que eu sei ser professora!: formação continuada e construção do currículo da matemática para o ciclo de alfabetização |
title_sort |
Não é que eu sei ser professora!: formação continuada e construção do currículo da matemática para o ciclo de alfabetização |
author |
Santos, Adele Guimarães Ubarana |
author_facet |
Santos, Adele Guimarães Ubarana |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0487676081443927 |
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0350305925407630 |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Ibiapina, Ivana Maria Lopes de Melo |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2887767376788158 |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Mendes, Iran Abreu |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8 |
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv |
Rêgo, Maria Carmem Freire Diógenes |
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9793207619191846 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Adele Guimarães Ubarana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Andrade, João Maria Valença de |
contributor_str_mv |
Andrade, João Maria Valença de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada. Currículo da Matemática. Ciclo de alfabetização |
topic |
Formação continuada. Currículo da Matemática. Ciclo de alfabetização CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta dissertação investiga como a prática da formação continuada em Matemática dos professores do Núcleo de Educação da Infância/Colégio de Aplicação (NEI/CAp) tem possibilitado a construção do currículo da Matemática para o ciclo de alfabetização nessa instituição. Assumimos os princípios metodológicos da abordagem qualitativa com ênfase na pesquisa colaborativa. Privilegiamos atividades de formação continuada organizadas em sessões de estudos e reflexões sobre a prática pedagógica que envolveram todos os partícipes. Para a construção dos dados realizamos a escolha de instrumentos e procedimentos metodológicos como a entrevista individual e as sessões reflexivas de videoformação e de estudo. Com a intensão de responder a questão central da pesquisa definimos duas categorias de interpretação: a formação continuada em Matemática dos professores do NEICAp dos anos iniciais do Ensino Fundamental e a construção do currículo da Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental nesta escola. Constatamos que a prática da formação continuada em Matemática acontece dentro da própria instituição e tem como interesse, além da formação permanente dos seus professores, o desenvolvimento da escola e a aprendizagem dos alunos. Avaliamos que por meio de estudos e reflexões sobre as práticas docentes, análises de propostas pedagógicas de Secretarias de Educação e de outros documentos oficiais do Ministério da Educação, em momentos de formação continuada em contextos vivenciadas pelos professores do NEI/CAp, vem sendo possível construir o currículo desta instituição e, consequentemente, a sua proposta curricular, na qual privilegiamos a área da Matemática |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-10-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T14:36:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-01-28 2014-12-17T14:36:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Adele Guimarães Ubarana. Não é que eu sei ser professora!: formação continuada e construção do currículo da matemática para o ciclo de alfabetização. 2013. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14570 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Adele Guimarães Ubarana. Não é que eu sei ser professora!: formação continuada e construção do currículo da matemática para o ciclo de alfabetização. 2013. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14570 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14570/1/AdeleGUS_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14570/6/AdeleGUS_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14570/7/AdeleGUS_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f97d9aa02115504a12dab11ce28e0c53 ecc1df16180ddba121c8a0789b6fcd01 88140eddbb7f6d108bca1acaa24048e2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117583554478080 |