Não é que eu sei ser professora!: formação continuada e construção do currículo da matemática para o ciclo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Adele Guimarães Ubarana
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14570
Resumo: Esta dissertação investiga como a prática da formação continuada em Matemática dos professores do Núcleo de Educação da Infância/Colégio de Aplicação (NEI/CAp) tem possibilitado a construção do currículo da Matemática para o ciclo de alfabetização nessa instituição. Assumimos os princípios metodológicos da abordagem qualitativa com ênfase na pesquisa colaborativa. Privilegiamos atividades de formação continuada organizadas em sessões de estudos e reflexões sobre a prática pedagógica que envolveram todos os partícipes. Para a construção dos dados realizamos a escolha de instrumentos e procedimentos metodológicos como a entrevista individual e as sessões reflexivas de videoformação e de estudo. Com a intensão de responder a questão central da pesquisa definimos duas categorias de interpretação: a formação continuada em Matemática dos professores do NEICAp dos anos iniciais do Ensino Fundamental e a construção do currículo da Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental nesta escola. Constatamos que a prática da formação continuada em Matemática acontece dentro da própria instituição e tem como interesse, além da formação permanente dos seus professores, o desenvolvimento da escola e a aprendizagem dos alunos. Avaliamos que por meio de estudos e reflexões sobre as práticas docentes, análises de propostas pedagógicas de Secretarias de Educação e de outros documentos oficiais do Ministério da Educação, em momentos de formação continuada em contextos vivenciadas pelos professores do NEI/CAp, vem sendo possível construir o currículo desta instituição e, consequentemente, a sua proposta curricular, na qual privilegiamos a área da Matemática
id UFRN_fcef06e461fdc9c94bb4ef55ca1d34e4
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14570
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Santos, Adele Guimarães Ubaranahttp://lattes.cnpq.br/0487676081443927http://lattes.cnpq.br/0350305925407630Ibiapina, Ivana Maria Lopes de Melohttp://lattes.cnpq.br/2887767376788158Mendes, Iran Abreuhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8Rêgo, Maria Carmem Freire Diógeneshttp://lattes.cnpq.br/9793207619191846Andrade, João Maria Valença de2014-12-17T14:36:48Z2014-01-282014-12-17T14:36:48Z2013-10-18SANTOS, Adele Guimarães Ubarana. Não é que eu sei ser professora!: formação continuada e construção do currículo da matemática para o ciclo de alfabetização. 2013. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14570application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFRNBREducaçãoFormação continuada. Currículo da Matemática. Ciclo de alfabetizaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAONão é que eu sei ser professora!: formação continuada e construção do currículo da matemática para o ciclo de alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEsta dissertação investiga como a prática da formação continuada em Matemática dos professores do Núcleo de Educação da Infância/Colégio de Aplicação (NEI/CAp) tem possibilitado a construção do currículo da Matemática para o ciclo de alfabetização nessa instituição. Assumimos os princípios metodológicos da abordagem qualitativa com ênfase na pesquisa colaborativa. Privilegiamos atividades de formação continuada organizadas em sessões de estudos e reflexões sobre a prática pedagógica que envolveram todos os partícipes. Para a construção dos dados realizamos a escolha de instrumentos e procedimentos metodológicos como a entrevista individual e as sessões reflexivas de videoformação e de estudo. Com a intensão de responder a questão central da pesquisa definimos duas categorias de interpretação: a formação continuada em Matemática dos professores do NEICAp dos anos iniciais do Ensino Fundamental e a construção do currículo da Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental nesta escola. Constatamos que a prática da formação continuada em Matemática acontece dentro da própria instituição e tem como interesse, além da formação permanente dos seus professores, o desenvolvimento da escola e a aprendizagem dos alunos. Avaliamos que por meio de estudos e reflexões sobre as práticas docentes, análises de propostas pedagógicas de Secretarias de Educação e de outros documentos oficiais do Ministério da Educação, em momentos de formação continuada em contextos vivenciadas pelos professores do NEI/CAp, vem sendo possível construir o currículo desta instituição e, consequentemente, a sua proposta curricular, na qual privilegiamos a área da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAdeleGUS_DISSERT.pdfapplication/pdf2007016https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14570/1/AdeleGUS_DISSERT.pdff97d9aa02115504a12dab11ce28e0c53MD51TEXTAdeleGUS_DISSERT.pdf.txtAdeleGUS_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain317444https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14570/6/AdeleGUS_DISSERT.pdf.txtecc1df16180ddba121c8a0789b6fcd01MD56THUMBNAILAdeleGUS_DISSERT.pdf.jpgAdeleGUS_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2097https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14570/7/AdeleGUS_DISSERT.pdf.jpg88140eddbb7f6d108bca1acaa24048e2MD57123456789/145702017-11-02 00:12:57.579oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14570Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T03:12:57Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Não é que eu sei ser professora!: formação continuada e construção do currículo da matemática para o ciclo de alfabetização
title Não é que eu sei ser professora!: formação continuada e construção do currículo da matemática para o ciclo de alfabetização
spellingShingle Não é que eu sei ser professora!: formação continuada e construção do currículo da matemática para o ciclo de alfabetização
Santos, Adele Guimarães Ubarana
Formação continuada. Currículo da Matemática. Ciclo de alfabetização
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Não é que eu sei ser professora!: formação continuada e construção do currículo da matemática para o ciclo de alfabetização
title_full Não é que eu sei ser professora!: formação continuada e construção do currículo da matemática para o ciclo de alfabetização
title_fullStr Não é que eu sei ser professora!: formação continuada e construção do currículo da matemática para o ciclo de alfabetização
title_full_unstemmed Não é que eu sei ser professora!: formação continuada e construção do currículo da matemática para o ciclo de alfabetização
title_sort Não é que eu sei ser professora!: formação continuada e construção do currículo da matemática para o ciclo de alfabetização
author Santos, Adele Guimarães Ubarana
author_facet Santos, Adele Guimarães Ubarana
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0487676081443927
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0350305925407630
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Ibiapina, Ivana Maria Lopes de Melo
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2887767376788158
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Mendes, Iran Abreu
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv Rêgo, Maria Carmem Freire Diógenes
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9793207619191846
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Adele Guimarães Ubarana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrade, João Maria Valença de
contributor_str_mv Andrade, João Maria Valença de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada. Currículo da Matemática. Ciclo de alfabetização
topic Formação continuada. Currículo da Matemática. Ciclo de alfabetização
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta dissertação investiga como a prática da formação continuada em Matemática dos professores do Núcleo de Educação da Infância/Colégio de Aplicação (NEI/CAp) tem possibilitado a construção do currículo da Matemática para o ciclo de alfabetização nessa instituição. Assumimos os princípios metodológicos da abordagem qualitativa com ênfase na pesquisa colaborativa. Privilegiamos atividades de formação continuada organizadas em sessões de estudos e reflexões sobre a prática pedagógica que envolveram todos os partícipes. Para a construção dos dados realizamos a escolha de instrumentos e procedimentos metodológicos como a entrevista individual e as sessões reflexivas de videoformação e de estudo. Com a intensão de responder a questão central da pesquisa definimos duas categorias de interpretação: a formação continuada em Matemática dos professores do NEICAp dos anos iniciais do Ensino Fundamental e a construção do currículo da Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental nesta escola. Constatamos que a prática da formação continuada em Matemática acontece dentro da própria instituição e tem como interesse, além da formação permanente dos seus professores, o desenvolvimento da escola e a aprendizagem dos alunos. Avaliamos que por meio de estudos e reflexões sobre as práticas docentes, análises de propostas pedagógicas de Secretarias de Educação e de outros documentos oficiais do Ministério da Educação, em momentos de formação continuada em contextos vivenciadas pelos professores do NEI/CAp, vem sendo possível construir o currículo desta instituição e, consequentemente, a sua proposta curricular, na qual privilegiamos a área da Matemática
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-10-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T14:36:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-01-28
2014-12-17T14:36:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Adele Guimarães Ubarana. Não é que eu sei ser professora!: formação continuada e construção do currículo da matemática para o ciclo de alfabetização. 2013. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14570
identifier_str_mv SANTOS, Adele Guimarães Ubarana. Não é que eu sei ser professora!: formação continuada e construção do currículo da matemática para o ciclo de alfabetização. 2013. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14570/1/AdeleGUS_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14570/6/AdeleGUS_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14570/7/AdeleGUS_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f97d9aa02115504a12dab11ce28e0c53
ecc1df16180ddba121c8a0789b6fcd01
88140eddbb7f6d108bca1acaa24048e2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117583554478080