O currículo de matemática nos anos iniciais e o grupo de Educação Matemática do Projeto EMAI de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Silva, Emerson de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Prenstteter Gama, Renata
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/295
Resumo: Esse trabalho busca compreender a construção do currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir da compreensão dos docentes frente a um novo currículo prescrito e suas transformações nas práticas pedagógicas. Para a construção dos dados, o estudo recorreu a documentos sobre o processo histórico de ensino da Matemática e às mudanças curriculares que ocorreram no decorrer dos anos e foi selecionada uma escola que aderiu ao Projeto EMAI para aplicação de um questionário a todos os docentes. A análise do material do EMAI focou as expectativas de aprendizagem, as hipóteses de aprendizagem das crianças, os encaminhamentos aos docentes para o desenvolvimento do trabalho em sala de aula e o questionário, balizados pelos pressupostos teóricos sobre currículo de Gimeno Sacristán (1998; 2000), que retratou os níveis de currículo. Os resultados apontam aspectos positivos do Projeto EMAI destacando as sequências didáticas como bem elaboradas, contendo atividades diversificadas e o direcionamento do trabalho docente a partir da concepção construtivista e sócio interacionista. Por outro lado, apontam limitações na prática pedagógica em relação à necessidade de sistematização dos conceitos, ao tempo insuficiente para o desenvolvimento das atividades e necessidade de um acréscimo de mais situações-problema nas sequências didáticas. O grupo de Educação Matemática na escola prioriza o currículo prescrito e apresentado para maior entendimento das docentes em uma perspectiva de trabalho colaborativo.
id SBEM_50d5d032cdea03b6544c150a6ad47cd8
oai_identifier_str oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/295
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling O currículo de matemática nos anos iniciais e o grupo de Educação Matemática do Projeto EMAI de São PauloAnos IniciaisTrabalho ColaborativoProtagonismo DocenteCurrículo de MatemáticaEMAIEducação MatemáticaEsse trabalho busca compreender a construção do currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir da compreensão dos docentes frente a um novo currículo prescrito e suas transformações nas práticas pedagógicas. Para a construção dos dados, o estudo recorreu a documentos sobre o processo histórico de ensino da Matemática e às mudanças curriculares que ocorreram no decorrer dos anos e foi selecionada uma escola que aderiu ao Projeto EMAI para aplicação de um questionário a todos os docentes. A análise do material do EMAI focou as expectativas de aprendizagem, as hipóteses de aprendizagem das crianças, os encaminhamentos aos docentes para o desenvolvimento do trabalho em sala de aula e o questionário, balizados pelos pressupostos teóricos sobre currículo de Gimeno Sacristán (1998; 2000), que retratou os níveis de currículo. Os resultados apontam aspectos positivos do Projeto EMAI destacando as sequências didáticas como bem elaboradas, contendo atividades diversificadas e o direcionamento do trabalho docente a partir da concepção construtivista e sócio interacionista. Por outro lado, apontam limitações na prática pedagógica em relação à necessidade de sistematização dos conceitos, ao tempo insuficiente para o desenvolvimento das atividades e necessidade de um acréscimo de mais situações-problema nas sequências didáticas. O grupo de Educação Matemática na escola prioriza o currículo prescrito e apresentado para maior entendimento das docentes em uma perspectiva de trabalho colaborativo.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2017-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/295Revista de Educação Matemática; Vol. 14 No. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 79-92Revista de Educação Matemática; Vol. 14 Núm. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 79-92Revista de Educação Matemática; v. 14 n. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 79-922526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/295/304https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza Silva, Emerson dePrenstteter Gama, Renata2023-07-12T02:29:00Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/295Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-12T02:29Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv O currículo de matemática nos anos iniciais e o grupo de Educação Matemática do Projeto EMAI de São Paulo
title O currículo de matemática nos anos iniciais e o grupo de Educação Matemática do Projeto EMAI de São Paulo
spellingShingle O currículo de matemática nos anos iniciais e o grupo de Educação Matemática do Projeto EMAI de São Paulo
Souza Silva, Emerson de
Anos Iniciais
Trabalho Colaborativo
Protagonismo Docente
Currículo de Matemática
EMAI
Educação Matemática
title_short O currículo de matemática nos anos iniciais e o grupo de Educação Matemática do Projeto EMAI de São Paulo
title_full O currículo de matemática nos anos iniciais e o grupo de Educação Matemática do Projeto EMAI de São Paulo
title_fullStr O currículo de matemática nos anos iniciais e o grupo de Educação Matemática do Projeto EMAI de São Paulo
title_full_unstemmed O currículo de matemática nos anos iniciais e o grupo de Educação Matemática do Projeto EMAI de São Paulo
title_sort O currículo de matemática nos anos iniciais e o grupo de Educação Matemática do Projeto EMAI de São Paulo
author Souza Silva, Emerson de
author_facet Souza Silva, Emerson de
Prenstteter Gama, Renata
author_role author
author2 Prenstteter Gama, Renata
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Silva, Emerson de
Prenstteter Gama, Renata
dc.subject.por.fl_str_mv Anos Iniciais
Trabalho Colaborativo
Protagonismo Docente
Currículo de Matemática
EMAI
Educação Matemática
topic Anos Iniciais
Trabalho Colaborativo
Protagonismo Docente
Currículo de Matemática
EMAI
Educação Matemática
description Esse trabalho busca compreender a construção do currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir da compreensão dos docentes frente a um novo currículo prescrito e suas transformações nas práticas pedagógicas. Para a construção dos dados, o estudo recorreu a documentos sobre o processo histórico de ensino da Matemática e às mudanças curriculares que ocorreram no decorrer dos anos e foi selecionada uma escola que aderiu ao Projeto EMAI para aplicação de um questionário a todos os docentes. A análise do material do EMAI focou as expectativas de aprendizagem, as hipóteses de aprendizagem das crianças, os encaminhamentos aos docentes para o desenvolvimento do trabalho em sala de aula e o questionário, balizados pelos pressupostos teóricos sobre currículo de Gimeno Sacristán (1998; 2000), que retratou os níveis de currículo. Os resultados apontam aspectos positivos do Projeto EMAI destacando as sequências didáticas como bem elaboradas, contendo atividades diversificadas e o direcionamento do trabalho docente a partir da concepção construtivista e sócio interacionista. Por outro lado, apontam limitações na prática pedagógica em relação à necessidade de sistematização dos conceitos, ao tempo insuficiente para o desenvolvimento das atividades e necessidade de um acréscimo de mais situações-problema nas sequências didáticas. O grupo de Educação Matemática na escola prioriza o currículo prescrito e apresentado para maior entendimento das docentes em uma perspectiva de trabalho colaborativo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/295
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/295/304
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 14 No. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 79-92
Revista de Educação Matemática; Vol. 14 Núm. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 79-92
Revista de Educação Matemática; v. 14 n. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 79-92
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv douglas.tinti@unicid.edu.br
_version_ 1798313495612096512