O currículo de matemática nos anos iniciais e o grupo de Educação Matemática do Projeto EMAI de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/295 |
Resumo: | Esse trabalho busca compreender a construção do currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir da compreensão dos docentes frente a um novo currículo prescrito e suas transformações nas práticas pedagógicas. Para a construção dos dados, o estudo recorreu a documentos sobre o processo histórico de ensino da Matemática e às mudanças curriculares que ocorreram no decorrer dos anos e foi selecionada uma escola que aderiu ao Projeto EMAI para aplicação de um questionário a todos os docentes. A análise do material do EMAI focou as expectativas de aprendizagem, as hipóteses de aprendizagem das crianças, os encaminhamentos aos docentes para o desenvolvimento do trabalho em sala de aula e o questionário, balizados pelos pressupostos teóricos sobre currículo de Gimeno Sacristán (1998; 2000), que retratou os níveis de currículo. Os resultados apontam aspectos positivos do Projeto EMAI destacando as sequências didáticas como bem elaboradas, contendo atividades diversificadas e o direcionamento do trabalho docente a partir da concepção construtivista e sócio interacionista. Por outro lado, apontam limitações na prática pedagógica em relação à necessidade de sistematização dos conceitos, ao tempo insuficiente para o desenvolvimento das atividades e necessidade de um acréscimo de mais situações-problema nas sequências didáticas. O grupo de Educação Matemática na escola prioriza o currículo prescrito e apresentado para maior entendimento das docentes em uma perspectiva de trabalho colaborativo. |
id |
SBEM_50d5d032cdea03b6544c150a6ad47cd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/295 |
network_acronym_str |
SBEM |
network_name_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O currículo de matemática nos anos iniciais e o grupo de Educação Matemática do Projeto EMAI de São PauloAnos IniciaisTrabalho ColaborativoProtagonismo DocenteCurrículo de MatemáticaEMAIEducação MatemáticaEsse trabalho busca compreender a construção do currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir da compreensão dos docentes frente a um novo currículo prescrito e suas transformações nas práticas pedagógicas. Para a construção dos dados, o estudo recorreu a documentos sobre o processo histórico de ensino da Matemática e às mudanças curriculares que ocorreram no decorrer dos anos e foi selecionada uma escola que aderiu ao Projeto EMAI para aplicação de um questionário a todos os docentes. A análise do material do EMAI focou as expectativas de aprendizagem, as hipóteses de aprendizagem das crianças, os encaminhamentos aos docentes para o desenvolvimento do trabalho em sala de aula e o questionário, balizados pelos pressupostos teóricos sobre currículo de Gimeno Sacristán (1998; 2000), que retratou os níveis de currículo. Os resultados apontam aspectos positivos do Projeto EMAI destacando as sequências didáticas como bem elaboradas, contendo atividades diversificadas e o direcionamento do trabalho docente a partir da concepção construtivista e sócio interacionista. Por outro lado, apontam limitações na prática pedagógica em relação à necessidade de sistematização dos conceitos, ao tempo insuficiente para o desenvolvimento das atividades e necessidade de um acréscimo de mais situações-problema nas sequências didáticas. O grupo de Educação Matemática na escola prioriza o currículo prescrito e apresentado para maior entendimento das docentes em uma perspectiva de trabalho colaborativo.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2017-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/295Revista de Educação Matemática; Vol. 14 No. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 79-92Revista de Educação Matemática; Vol. 14 Núm. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 79-92Revista de Educação Matemática; v. 14 n. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 79-922526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/295/304https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza Silva, Emerson dePrenstteter Gama, Renata2023-07-12T02:29:00Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/295Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-12T02:29Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O currículo de matemática nos anos iniciais e o grupo de Educação Matemática do Projeto EMAI de São Paulo |
title |
O currículo de matemática nos anos iniciais e o grupo de Educação Matemática do Projeto EMAI de São Paulo |
spellingShingle |
O currículo de matemática nos anos iniciais e o grupo de Educação Matemática do Projeto EMAI de São Paulo Souza Silva, Emerson de Anos Iniciais Trabalho Colaborativo Protagonismo Docente Currículo de Matemática EMAI Educação Matemática |
title_short |
O currículo de matemática nos anos iniciais e o grupo de Educação Matemática do Projeto EMAI de São Paulo |
title_full |
O currículo de matemática nos anos iniciais e o grupo de Educação Matemática do Projeto EMAI de São Paulo |
title_fullStr |
O currículo de matemática nos anos iniciais e o grupo de Educação Matemática do Projeto EMAI de São Paulo |
title_full_unstemmed |
O currículo de matemática nos anos iniciais e o grupo de Educação Matemática do Projeto EMAI de São Paulo |
title_sort |
O currículo de matemática nos anos iniciais e o grupo de Educação Matemática do Projeto EMAI de São Paulo |
author |
Souza Silva, Emerson de |
author_facet |
Souza Silva, Emerson de Prenstteter Gama, Renata |
author_role |
author |
author2 |
Prenstteter Gama, Renata |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza Silva, Emerson de Prenstteter Gama, Renata |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anos Iniciais Trabalho Colaborativo Protagonismo Docente Currículo de Matemática EMAI Educação Matemática |
topic |
Anos Iniciais Trabalho Colaborativo Protagonismo Docente Currículo de Matemática EMAI Educação Matemática |
description |
Esse trabalho busca compreender a construção do currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir da compreensão dos docentes frente a um novo currículo prescrito e suas transformações nas práticas pedagógicas. Para a construção dos dados, o estudo recorreu a documentos sobre o processo histórico de ensino da Matemática e às mudanças curriculares que ocorreram no decorrer dos anos e foi selecionada uma escola que aderiu ao Projeto EMAI para aplicação de um questionário a todos os docentes. A análise do material do EMAI focou as expectativas de aprendizagem, as hipóteses de aprendizagem das crianças, os encaminhamentos aos docentes para o desenvolvimento do trabalho em sala de aula e o questionário, balizados pelos pressupostos teóricos sobre currículo de Gimeno Sacristán (1998; 2000), que retratou os níveis de currículo. Os resultados apontam aspectos positivos do Projeto EMAI destacando as sequências didáticas como bem elaboradas, contendo atividades diversificadas e o direcionamento do trabalho docente a partir da concepção construtivista e sócio interacionista. Por outro lado, apontam limitações na prática pedagógica em relação à necessidade de sistematização dos conceitos, ao tempo insuficiente para o desenvolvimento das atividades e necessidade de um acréscimo de mais situações-problema nas sequências didáticas. O grupo de Educação Matemática na escola prioriza o currículo prescrito e apresentado para maior entendimento das docentes em uma perspectiva de trabalho colaborativo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/295 |
url |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/295 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/295/304 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática; Vol. 14 No. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 79-92 Revista de Educação Matemática; Vol. 14 Núm. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 79-92 Revista de Educação Matemática; v. 14 n. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 79-92 2526-9062 reponame:Revista de Educação Matemática (Online) instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM |
institution |
SBEM |
reponame_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
collection |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
douglas.tinti@unicid.edu.br |
_version_ |
1798313495612096512 |