A formação (Matemática) dos professores polivalentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Carlos Eduardo Félix
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/48
Resumo: O propósito deste artigo se direciona para o questionamento da formação do professor polivalente nos cursos de Pedagogia para o ensino da Matemática nas séries iniciais de escolarização. A política de avaliação do desempenho escolar dos alunos egressos da quarta série do Ensino Fundamental mostra índices considerados insatisfatórios no que diz respeito às competências e habilidades matemáticas que deveriam ser desenvolvidas nesta etapa de escolarização. Este artigo apresenta algumas investigações acerca de estudos nesta vertente realizados no Brasil nas duas últimas décadas, perpassa pela formação desde a criação do curso Normal até os cursos de Pedagogia na atualidade. Destacam-se aspectos psicológicos na formação: as crenças e as atitudes de professores diante da Matemática; o ensino dos algoritmos e a proposta de estabelecimento de uma cultura para a Formação Continuada de Professores também estão presentes neste artigo, o qual é finalizado com algumas reflexões e perspectivas.
id SBEM_67142966bf06e0b8683e0940526b0f11
oai_identifier_str oai:ojs2.revistasbemsp.com.br:article/48
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling A formação (Matemática) dos professores polivalentesO propósito deste artigo se direciona para o questionamento da formação do professor polivalente nos cursos de Pedagogia para o ensino da Matemática nas séries iniciais de escolarização. A política de avaliação do desempenho escolar dos alunos egressos da quarta série do Ensino Fundamental mostra índices considerados insatisfatórios no que diz respeito às competências e habilidades matemáticas que deveriam ser desenvolvidas nesta etapa de escolarização. Este artigo apresenta algumas investigações acerca de estudos nesta vertente realizados no Brasil nas duas últimas décadas, perpassa pela formação desde a criação do curso Normal até os cursos de Pedagogia na atualidade. Destacam-se aspectos psicológicos na formação: as crenças e as atitudes de professores diante da Matemática; o ensino dos algoritmos e a proposta de estabelecimento de uma cultura para a Formação Continuada de Professores também estão presentes neste artigo, o qual é finalizado com algumas reflexões e perspectivas.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2008-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/48Revista de Educação Matemática; Vol. 11 No. 13: Jan/Dez 2008; 9 - 24Revista de Educação Matemática; ##issue.vol## 11 ##issue.no## 13: Jan/Dez 2008; 9 - 24Revista de Educação Matemática; Vol. 11 Núm. 13: Jan/Dez 2008; 9 - 24Revista de Educação Matemática; v. 11 n. 13: Jan/Dez 2008; 9 - 242526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/48/pdfCopyright (c) 2008 Carlos Eduardo Félix Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Carlos Eduardo Félix2021-05-06T16:12:14ZRevistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONG
dc.title.none.fl_str_mv A formação (Matemática) dos professores polivalentes
title A formação (Matemática) dos professores polivalentes
spellingShingle A formação (Matemática) dos professores polivalentes
Correia, Carlos Eduardo Félix
title_short A formação (Matemática) dos professores polivalentes
title_full A formação (Matemática) dos professores polivalentes
title_fullStr A formação (Matemática) dos professores polivalentes
title_full_unstemmed A formação (Matemática) dos professores polivalentes
title_sort A formação (Matemática) dos professores polivalentes
author Correia, Carlos Eduardo Félix
author_facet Correia, Carlos Eduardo Félix
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Carlos Eduardo Félix
description O propósito deste artigo se direciona para o questionamento da formação do professor polivalente nos cursos de Pedagogia para o ensino da Matemática nas séries iniciais de escolarização. A política de avaliação do desempenho escolar dos alunos egressos da quarta série do Ensino Fundamental mostra índices considerados insatisfatórios no que diz respeito às competências e habilidades matemáticas que deveriam ser desenvolvidas nesta etapa de escolarização. Este artigo apresenta algumas investigações acerca de estudos nesta vertente realizados no Brasil nas duas últimas décadas, perpassa pela formação desde a criação do curso Normal até os cursos de Pedagogia na atualidade. Destacam-se aspectos psicológicos na formação: as crenças e as atitudes de professores diante da Matemática; o ensino dos algoritmos e a proposta de estabelecimento de uma cultura para a Formação Continuada de Professores também estão presentes neste artigo, o qual é finalizado com algumas reflexões e perspectivas.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/48
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/48
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/48/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2008 Carlos Eduardo Félix Correia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2008 Carlos Eduardo Félix Correia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 11 No. 13: Jan/Dez 2008; 9 - 24
Revista de Educação Matemática; ##issue.vol## 11 ##issue.no## 13: Jan/Dez 2008; 9 - 24
Revista de Educação Matemática; Vol. 11 Núm. 13: Jan/Dez 2008; 9 - 24
Revista de Educação Matemática; v. 11 n. 13: Jan/Dez 2008; 9 - 24
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313496185667585