A formação (Matemática) dos professores polivalentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/48 |
Resumo: | O propósito deste artigo se direciona para o questionamento da formação do professor polivalente nos cursos de Pedagogia para o ensino da Matemática nas séries iniciais de escolarização. A política de avaliação do desempenho escolar dos alunos egressos da quarta série do Ensino Fundamental mostra índices considerados insatisfatórios no que diz respeito às competências e habilidades matemáticas que deveriam ser desenvolvidas nesta etapa de escolarização. Este artigo apresenta algumas investigações acerca de estudos nesta vertente realizados no Brasil nas duas últimas décadas, perpassa pela formação desde a criação do curso Normal até os cursos de Pedagogia na atualidade. Destacam-se aspectos psicológicos na formação: as crenças e as atitudes de professores diante da Matemática; o ensino dos algoritmos e a proposta de estabelecimento de uma cultura para a Formação Continuada de Professores também estão presentes neste artigo, o qual é finalizado com algumas reflexões e perspectivas. |
id |
SBEM_67142966bf06e0b8683e0940526b0f11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistasbemsp.com.br:article/48 |
network_acronym_str |
SBEM |
network_name_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação (Matemática) dos professores polivalentesO propósito deste artigo se direciona para o questionamento da formação do professor polivalente nos cursos de Pedagogia para o ensino da Matemática nas séries iniciais de escolarização. A política de avaliação do desempenho escolar dos alunos egressos da quarta série do Ensino Fundamental mostra índices considerados insatisfatórios no que diz respeito às competências e habilidades matemáticas que deveriam ser desenvolvidas nesta etapa de escolarização. Este artigo apresenta algumas investigações acerca de estudos nesta vertente realizados no Brasil nas duas últimas décadas, perpassa pela formação desde a criação do curso Normal até os cursos de Pedagogia na atualidade. Destacam-se aspectos psicológicos na formação: as crenças e as atitudes de professores diante da Matemática; o ensino dos algoritmos e a proposta de estabelecimento de uma cultura para a Formação Continuada de Professores também estão presentes neste artigo, o qual é finalizado com algumas reflexões e perspectivas.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2008-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/48Revista de Educação Matemática; Vol. 11 No. 13: Jan/Dez 2008; 9 - 24Revista de Educação Matemática; ##issue.vol## 11 ##issue.no## 13: Jan/Dez 2008; 9 - 24Revista de Educação Matemática; Vol. 11 Núm. 13: Jan/Dez 2008; 9 - 24Revista de Educação Matemática; v. 11 n. 13: Jan/Dez 2008; 9 - 242526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/48/pdfCopyright (c) 2008 Carlos Eduardo Félix Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Carlos Eduardo Félix2021-05-06T16:12:14ZRevistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação (Matemática) dos professores polivalentes |
title |
A formação (Matemática) dos professores polivalentes |
spellingShingle |
A formação (Matemática) dos professores polivalentes Correia, Carlos Eduardo Félix |
title_short |
A formação (Matemática) dos professores polivalentes |
title_full |
A formação (Matemática) dos professores polivalentes |
title_fullStr |
A formação (Matemática) dos professores polivalentes |
title_full_unstemmed |
A formação (Matemática) dos professores polivalentes |
title_sort |
A formação (Matemática) dos professores polivalentes |
author |
Correia, Carlos Eduardo Félix |
author_facet |
Correia, Carlos Eduardo Félix |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Carlos Eduardo Félix |
description |
O propósito deste artigo se direciona para o questionamento da formação do professor polivalente nos cursos de Pedagogia para o ensino da Matemática nas séries iniciais de escolarização. A política de avaliação do desempenho escolar dos alunos egressos da quarta série do Ensino Fundamental mostra índices considerados insatisfatórios no que diz respeito às competências e habilidades matemáticas que deveriam ser desenvolvidas nesta etapa de escolarização. Este artigo apresenta algumas investigações acerca de estudos nesta vertente realizados no Brasil nas duas últimas décadas, perpassa pela formação desde a criação do curso Normal até os cursos de Pedagogia na atualidade. Destacam-se aspectos psicológicos na formação: as crenças e as atitudes de professores diante da Matemática; o ensino dos algoritmos e a proposta de estabelecimento de uma cultura para a Formação Continuada de Professores também estão presentes neste artigo, o qual é finalizado com algumas reflexões e perspectivas. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/48 |
url |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/48 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/48/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2008 Carlos Eduardo Félix Correia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2008 Carlos Eduardo Félix Correia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática; Vol. 11 No. 13: Jan/Dez 2008; 9 - 24 Revista de Educação Matemática; ##issue.vol## 11 ##issue.no## 13: Jan/Dez 2008; 9 - 24 Revista de Educação Matemática; Vol. 11 Núm. 13: Jan/Dez 2008; 9 - 24 Revista de Educação Matemática; v. 11 n. 13: Jan/Dez 2008; 9 - 24 2526-9062 reponame:Revista de Educação Matemática (Online) instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) instacron:SBEM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
instacron_str |
SBEM |
institution |
SBEM |
reponame_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
collection |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798313496185667585 |