Formação matemática do professor polivalente: um estudo metanalítico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4458 |
Resumo: | A finalidade deste estudo foi responder: Quais percepções sobre formação e conhecimento matemático parecem fundamentar as pesquisas que discutem a formação matemática do professor polivalente? Os objetivos são: viabilizar o entendimento de que ao discutir a formação matemática oferecida nos cursos de Pedagogia se está problematizando a formação do profissional que atua no contexto polivalente; Caracterizar o movimento de apropriação de repertórios e saberes relacionados ao conhecimento matemático desse profissional docente. A coleta de dados ocorreu a partir do mapeamento de pesquisas publicadas no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e no Simpósio Internacional de Educação Matemática (SIPEM) que versam sobre a formação matemática do professor polivalente e por fim a metanálise. Os resultados indicam: grande variedade de pontos de vista na formação matemática do professor polivalente; tendência em privilegiar aspectos metodológicos da Matemática; preocupação declarada com a modificação das crenças e concepções dos futuros professores sobre a Matemática, seu ensino-aprendizagem.Palavras-chave: Formação Matemática. Ensino de Matemática. Pedagogia. Metanálise. |
id |
USCS-2_01278b6f59e693c9d21460dd1acc0428 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4458 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação matemática do professor polivalente: um estudo metanalíticoA finalidade deste estudo foi responder: Quais percepções sobre formação e conhecimento matemático parecem fundamentar as pesquisas que discutem a formação matemática do professor polivalente? Os objetivos são: viabilizar o entendimento de que ao discutir a formação matemática oferecida nos cursos de Pedagogia se está problematizando a formação do profissional que atua no contexto polivalente; Caracterizar o movimento de apropriação de repertórios e saberes relacionados ao conhecimento matemático desse profissional docente. A coleta de dados ocorreu a partir do mapeamento de pesquisas publicadas no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e no Simpósio Internacional de Educação Matemática (SIPEM) que versam sobre a formação matemática do professor polivalente e por fim a metanálise. Os resultados indicam: grande variedade de pontos de vista na formação matemática do professor polivalente; tendência em privilegiar aspectos metodológicos da Matemática; preocupação declarada com a modificação das crenças e concepções dos futuros professores sobre a Matemática, seu ensino-aprendizagem.Palavras-chave: Formação Matemática. Ensino de Matemática. Pedagogia. Metanálise.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2017-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/445810.13037/rea-e.vol2n3.4458Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 2 n. 3 (2017)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4458/2202Copyright (c) 2017 Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama, Jaqueline Ferreira da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSicardi Nakayama, Bárbara Cristina Moreirada Silva, Jaqueline Ferreira2022-10-04T19:04:46Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4458Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:46Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação matemática do professor polivalente: um estudo metanalítico |
title |
Formação matemática do professor polivalente: um estudo metanalítico |
spellingShingle |
Formação matemática do professor polivalente: um estudo metanalítico Sicardi Nakayama, Bárbara Cristina Moreira |
title_short |
Formação matemática do professor polivalente: um estudo metanalítico |
title_full |
Formação matemática do professor polivalente: um estudo metanalítico |
title_fullStr |
Formação matemática do professor polivalente: um estudo metanalítico |
title_full_unstemmed |
Formação matemática do professor polivalente: um estudo metanalítico |
title_sort |
Formação matemática do professor polivalente: um estudo metanalítico |
author |
Sicardi Nakayama, Bárbara Cristina Moreira |
author_facet |
Sicardi Nakayama, Bárbara Cristina Moreira da Silva, Jaqueline Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Jaqueline Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sicardi Nakayama, Bárbara Cristina Moreira da Silva, Jaqueline Ferreira |
description |
A finalidade deste estudo foi responder: Quais percepções sobre formação e conhecimento matemático parecem fundamentar as pesquisas que discutem a formação matemática do professor polivalente? Os objetivos são: viabilizar o entendimento de que ao discutir a formação matemática oferecida nos cursos de Pedagogia se está problematizando a formação do profissional que atua no contexto polivalente; Caracterizar o movimento de apropriação de repertórios e saberes relacionados ao conhecimento matemático desse profissional docente. A coleta de dados ocorreu a partir do mapeamento de pesquisas publicadas no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e no Simpósio Internacional de Educação Matemática (SIPEM) que versam sobre a formação matemática do professor polivalente e por fim a metanálise. Os resultados indicam: grande variedade de pontos de vista na formação matemática do professor polivalente; tendência em privilegiar aspectos metodológicos da Matemática; preocupação declarada com a modificação das crenças e concepções dos futuros professores sobre a Matemática, seu ensino-aprendizagem.Palavras-chave: Formação Matemática. Ensino de Matemática. Pedagogia. Metanálise. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4458 10.13037/rea-e.vol2n3.4458 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4458 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol2n3.4458 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4458/2202 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama, Jaqueline Ferreira da Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama, Jaqueline Ferreira da Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 2 n. 3 (2017) 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798045887230902273 |