Formação matemática do professor polivalente: um estudo metanalítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sicardi Nakayama, Bárbara Cristina Moreira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: da Silva, Jaqueline Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4458
Resumo: A finalidade deste estudo foi responder: Quais percepções sobre formação e conhecimento matemático parecem fundamentar as pesquisas que discutem a formação matemática do professor polivalente? Os objetivos são: viabilizar o entendimento de que ao discutir a formação matemática oferecida nos cursos de Pedagogia se está problematizando a formação do profissional que atua no contexto polivalente; Caracterizar o movimento de apropriação de repertórios e saberes relacionados ao conhecimento matemático desse profissional docente. A coleta de dados ocorreu a partir do mapeamento de pesquisas publicadas no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e no Simpósio Internacional de Educação Matemática (SIPEM) que versam sobre a formação matemática do professor polivalente e por fim a metanálise. Os resultados indicam: grande variedade de pontos de vista na formação matemática do professor polivalente; tendência em privilegiar aspectos metodológicos da Matemática; preocupação declarada com a modificação das crenças e concepções dos futuros professores sobre a Matemática, seu ensino-aprendizagem.Palavras-chave: Formação Matemática. Ensino de Matemática. Pedagogia. Metanálise.
id USCS-2_01278b6f59e693c9d21460dd1acc0428
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4458
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling Formação matemática do professor polivalente: um estudo metanalíticoA finalidade deste estudo foi responder: Quais percepções sobre formação e conhecimento matemático parecem fundamentar as pesquisas que discutem a formação matemática do professor polivalente? Os objetivos são: viabilizar o entendimento de que ao discutir a formação matemática oferecida nos cursos de Pedagogia se está problematizando a formação do profissional que atua no contexto polivalente; Caracterizar o movimento de apropriação de repertórios e saberes relacionados ao conhecimento matemático desse profissional docente. A coleta de dados ocorreu a partir do mapeamento de pesquisas publicadas no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e no Simpósio Internacional de Educação Matemática (SIPEM) que versam sobre a formação matemática do professor polivalente e por fim a metanálise. Os resultados indicam: grande variedade de pontos de vista na formação matemática do professor polivalente; tendência em privilegiar aspectos metodológicos da Matemática; preocupação declarada com a modificação das crenças e concepções dos futuros professores sobre a Matemática, seu ensino-aprendizagem.Palavras-chave: Formação Matemática. Ensino de Matemática. Pedagogia. Metanálise.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2017-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/445810.13037/rea-e.vol2n3.4458Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 2 n. 3 (2017)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4458/2202Copyright (c) 2017 Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama, Jaqueline Ferreira da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSicardi Nakayama, Bárbara Cristina Moreirada Silva, Jaqueline Ferreira2022-10-04T19:04:46Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4458Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:46Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação matemática do professor polivalente: um estudo metanalítico
title Formação matemática do professor polivalente: um estudo metanalítico
spellingShingle Formação matemática do professor polivalente: um estudo metanalítico
Sicardi Nakayama, Bárbara Cristina Moreira
title_short Formação matemática do professor polivalente: um estudo metanalítico
title_full Formação matemática do professor polivalente: um estudo metanalítico
title_fullStr Formação matemática do professor polivalente: um estudo metanalítico
title_full_unstemmed Formação matemática do professor polivalente: um estudo metanalítico
title_sort Formação matemática do professor polivalente: um estudo metanalítico
author Sicardi Nakayama, Bárbara Cristina Moreira
author_facet Sicardi Nakayama, Bárbara Cristina Moreira
da Silva, Jaqueline Ferreira
author_role author
author2 da Silva, Jaqueline Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sicardi Nakayama, Bárbara Cristina Moreira
da Silva, Jaqueline Ferreira
description A finalidade deste estudo foi responder: Quais percepções sobre formação e conhecimento matemático parecem fundamentar as pesquisas que discutem a formação matemática do professor polivalente? Os objetivos são: viabilizar o entendimento de que ao discutir a formação matemática oferecida nos cursos de Pedagogia se está problematizando a formação do profissional que atua no contexto polivalente; Caracterizar o movimento de apropriação de repertórios e saberes relacionados ao conhecimento matemático desse profissional docente. A coleta de dados ocorreu a partir do mapeamento de pesquisas publicadas no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e no Simpósio Internacional de Educação Matemática (SIPEM) que versam sobre a formação matemática do professor polivalente e por fim a metanálise. Os resultados indicam: grande variedade de pontos de vista na formação matemática do professor polivalente; tendência em privilegiar aspectos metodológicos da Matemática; preocupação declarada com a modificação das crenças e concepções dos futuros professores sobre a Matemática, seu ensino-aprendizagem.Palavras-chave: Formação Matemática. Ensino de Matemática. Pedagogia. Metanálise.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4458
10.13037/rea-e.vol2n3.4458
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4458
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol2n3.4458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4458/2202
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama, Jaqueline Ferreira da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama, Jaqueline Ferreira da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 2 n. 3 (2017)
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798045887230902273