Transtorno do Espectro Autista: contribuições para a Educação Matemática na perspectiva da Teoria da Atividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/246 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo compreender elementos do processo de ensino e aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento de habilidades matemáticas de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Frente a nossa intenção inicial de pesquisa, realizamos um levantamento bibliográfico sobre o tema em questão, o que acabou por revelar a carência de pesquisas voltadas ao desenvolvimento de habilidades matemáticas de alunos com TEA. Para esta investigação efetuamos a análise de três atividades, elaboradas por professor que ensina Matemática para alunos com TEA, as quais têm como objetivo construir o conceito de número. Os principais instrumentos para coleta de dados foram entrevista semiestruturada e gravação do professor executando e descrevendo a atividade. A metodologia de pesquisa segue a abordagem qualitativa de cunho interpretativo. O referencial teórico adotado, terceira geração da Teoria da Atividade, possibilitou a organização e compreensão dos dados coletados. As atividades são descritas, estruturadas em Sistemas de Atividades e posteriormente analisadas. Os resultados indicam que devemos considerar, para que possa ocorrer efetiva contribuição ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática para alunos com TEA, as características deste público na elaboração de atividades de ensino e buscar a construção de significados de objetos matemáticos abordados em detrimento a priorizar somente procedimentos de memorização. |
id |
SBEM_68c41319c1a325a33e6071957c81a7d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/246 |
network_acronym_str |
SBEM |
network_name_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Transtorno do Espectro Autista: contribuições para a Educação Matemática na perspectiva da Teoria da AtividadeEnsino e AprendizagemTranstorno do Espectro AutistaTeoria da AtividadeO presente estudo tem como objetivo compreender elementos do processo de ensino e aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento de habilidades matemáticas de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Frente a nossa intenção inicial de pesquisa, realizamos um levantamento bibliográfico sobre o tema em questão, o que acabou por revelar a carência de pesquisas voltadas ao desenvolvimento de habilidades matemáticas de alunos com TEA. Para esta investigação efetuamos a análise de três atividades, elaboradas por professor que ensina Matemática para alunos com TEA, as quais têm como objetivo construir o conceito de número. Os principais instrumentos para coleta de dados foram entrevista semiestruturada e gravação do professor executando e descrevendo a atividade. A metodologia de pesquisa segue a abordagem qualitativa de cunho interpretativo. O referencial teórico adotado, terceira geração da Teoria da Atividade, possibilitou a organização e compreensão dos dados coletados. As atividades são descritas, estruturadas em Sistemas de Atividades e posteriormente analisadas. Os resultados indicam que devemos considerar, para que possa ocorrer efetiva contribuição ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática para alunos com TEA, as características deste público na elaboração de atividades de ensino e buscar a construção de significados de objetos matemáticos abordados em detrimento a priorizar somente procedimentos de memorização.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/246Revista de Educação Matemática; Vol. 15 No. 20 (2018): set./dez. 2018; 483 - 502Revista de Educação Matemática; Vol. 15 Núm. 20 (2018): set./dez. 2018; 483 - 502Revista de Educação Matemática; v. 15 n. 20 (2018): set./dez. 2018; 483 - 5022526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/246/256https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTakinaga, Sofia SeixasManrique, Ana Lúcia2023-07-11T15:32:15Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/246Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-11T15:32:15Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transtorno do Espectro Autista: contribuições para a Educação Matemática na perspectiva da Teoria da Atividade |
title |
Transtorno do Espectro Autista: contribuições para a Educação Matemática na perspectiva da Teoria da Atividade |
spellingShingle |
Transtorno do Espectro Autista: contribuições para a Educação Matemática na perspectiva da Teoria da Atividade Takinaga, Sofia Seixas Ensino e Aprendizagem Transtorno do Espectro Autista Teoria da Atividade |
title_short |
Transtorno do Espectro Autista: contribuições para a Educação Matemática na perspectiva da Teoria da Atividade |
title_full |
Transtorno do Espectro Autista: contribuições para a Educação Matemática na perspectiva da Teoria da Atividade |
title_fullStr |
Transtorno do Espectro Autista: contribuições para a Educação Matemática na perspectiva da Teoria da Atividade |
title_full_unstemmed |
Transtorno do Espectro Autista: contribuições para a Educação Matemática na perspectiva da Teoria da Atividade |
title_sort |
Transtorno do Espectro Autista: contribuições para a Educação Matemática na perspectiva da Teoria da Atividade |
author |
Takinaga, Sofia Seixas |
author_facet |
Takinaga, Sofia Seixas Manrique, Ana Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Manrique, Ana Lúcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Takinaga, Sofia Seixas Manrique, Ana Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e Aprendizagem Transtorno do Espectro Autista Teoria da Atividade |
topic |
Ensino e Aprendizagem Transtorno do Espectro Autista Teoria da Atividade |
description |
O presente estudo tem como objetivo compreender elementos do processo de ensino e aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento de habilidades matemáticas de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Frente a nossa intenção inicial de pesquisa, realizamos um levantamento bibliográfico sobre o tema em questão, o que acabou por revelar a carência de pesquisas voltadas ao desenvolvimento de habilidades matemáticas de alunos com TEA. Para esta investigação efetuamos a análise de três atividades, elaboradas por professor que ensina Matemática para alunos com TEA, as quais têm como objetivo construir o conceito de número. Os principais instrumentos para coleta de dados foram entrevista semiestruturada e gravação do professor executando e descrevendo a atividade. A metodologia de pesquisa segue a abordagem qualitativa de cunho interpretativo. O referencial teórico adotado, terceira geração da Teoria da Atividade, possibilitou a organização e compreensão dos dados coletados. As atividades são descritas, estruturadas em Sistemas de Atividades e posteriormente analisadas. Os resultados indicam que devemos considerar, para que possa ocorrer efetiva contribuição ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática para alunos com TEA, as características deste público na elaboração de atividades de ensino e buscar a construção de significados de objetos matemáticos abordados em detrimento a priorizar somente procedimentos de memorização. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/246 |
url |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/246/256 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática; Vol. 15 No. 20 (2018): set./dez. 2018; 483 - 502 Revista de Educação Matemática; Vol. 15 Núm. 20 (2018): set./dez. 2018; 483 - 502 Revista de Educação Matemática; v. 15 n. 20 (2018): set./dez. 2018; 483 - 502 2526-9062 reponame:Revista de Educação Matemática (Online) instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM |
institution |
SBEM |
reponame_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
collection |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
douglas.tinti@unicid.edu.br |
_version_ |
1798313495535550464 |