Transtorno do Espectro Autista: contribuições para a Educação Matemática na perspectiva da Teoria da Atividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Takinaga, Sofia Seixas
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Manrique, Ana Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/246
Resumo: O presente estudo tem como objetivo compreender elementos do processo de ensino e aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento de habilidades matemáticas de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Frente a nossa intenção inicial de pesquisa, realizamos um levantamento bibliográfico sobre o tema em questão, o que acabou por revelar a carência de pesquisas voltadas ao desenvolvimento de habilidades matemáticas de alunos com TEA. Para esta investigação efetuamos a análise de três atividades, elaboradas por professor que ensina Matemática para alunos com TEA, as quais têm como objetivo construir o conceito de número. Os principais instrumentos para coleta de dados foram entrevista semiestruturada e gravação do professor executando e descrevendo a atividade. A metodologia de pesquisa segue a abordagem qualitativa de cunho interpretativo. O referencial teórico adotado, terceira geração da Teoria da Atividade, possibilitou a organização e compreensão dos dados coletados. As atividades são descritas, estruturadas em Sistemas de Atividades e posteriormente analisadas. Os resultados indicam que devemos considerar, para que possa ocorrer efetiva contribuição ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática para alunos com TEA, as características deste público na elaboração de atividades de ensino e buscar a construção de significados de objetos matemáticos abordados em detrimento a priorizar somente procedimentos de memorização.
id SBEM_68c41319c1a325a33e6071957c81a7d9
oai_identifier_str oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/246
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Transtorno do Espectro Autista: contribuições para a Educação Matemática na perspectiva da Teoria da AtividadeEnsino e AprendizagemTranstorno do Espectro AutistaTeoria da AtividadeO presente estudo tem como objetivo compreender elementos do processo de ensino e aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento de habilidades matemáticas de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Frente a nossa intenção inicial de pesquisa, realizamos um levantamento bibliográfico sobre o tema em questão, o que acabou por revelar a carência de pesquisas voltadas ao desenvolvimento de habilidades matemáticas de alunos com TEA. Para esta investigação efetuamos a análise de três atividades, elaboradas por professor que ensina Matemática para alunos com TEA, as quais têm como objetivo construir o conceito de número. Os principais instrumentos para coleta de dados foram entrevista semiestruturada e gravação do professor executando e descrevendo a atividade. A metodologia de pesquisa segue a abordagem qualitativa de cunho interpretativo. O referencial teórico adotado, terceira geração da Teoria da Atividade, possibilitou a organização e compreensão dos dados coletados. As atividades são descritas, estruturadas em Sistemas de Atividades e posteriormente analisadas. Os resultados indicam que devemos considerar, para que possa ocorrer efetiva contribuição ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática para alunos com TEA, as características deste público na elaboração de atividades de ensino e buscar a construção de significados de objetos matemáticos abordados em detrimento a priorizar somente procedimentos de memorização.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/246Revista de Educação Matemática; Vol. 15 No. 20 (2018): set./dez. 2018; 483 - 502Revista de Educação Matemática; Vol. 15 Núm. 20 (2018): set./dez. 2018; 483 - 502Revista de Educação Matemática; v. 15 n. 20 (2018): set./dez. 2018; 483 - 5022526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/246/256https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTakinaga, Sofia SeixasManrique, Ana Lúcia2023-07-11T15:32:15Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/246Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-11T15:32:15Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Transtorno do Espectro Autista: contribuições para a Educação Matemática na perspectiva da Teoria da Atividade
title Transtorno do Espectro Autista: contribuições para a Educação Matemática na perspectiva da Teoria da Atividade
spellingShingle Transtorno do Espectro Autista: contribuições para a Educação Matemática na perspectiva da Teoria da Atividade
Takinaga, Sofia Seixas
Ensino e Aprendizagem
Transtorno do Espectro Autista
Teoria da Atividade
title_short Transtorno do Espectro Autista: contribuições para a Educação Matemática na perspectiva da Teoria da Atividade
title_full Transtorno do Espectro Autista: contribuições para a Educação Matemática na perspectiva da Teoria da Atividade
title_fullStr Transtorno do Espectro Autista: contribuições para a Educação Matemática na perspectiva da Teoria da Atividade
title_full_unstemmed Transtorno do Espectro Autista: contribuições para a Educação Matemática na perspectiva da Teoria da Atividade
title_sort Transtorno do Espectro Autista: contribuições para a Educação Matemática na perspectiva da Teoria da Atividade
author Takinaga, Sofia Seixas
author_facet Takinaga, Sofia Seixas
Manrique, Ana Lúcia
author_role author
author2 Manrique, Ana Lúcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Takinaga, Sofia Seixas
Manrique, Ana Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e Aprendizagem
Transtorno do Espectro Autista
Teoria da Atividade
topic Ensino e Aprendizagem
Transtorno do Espectro Autista
Teoria da Atividade
description O presente estudo tem como objetivo compreender elementos do processo de ensino e aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento de habilidades matemáticas de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Frente a nossa intenção inicial de pesquisa, realizamos um levantamento bibliográfico sobre o tema em questão, o que acabou por revelar a carência de pesquisas voltadas ao desenvolvimento de habilidades matemáticas de alunos com TEA. Para esta investigação efetuamos a análise de três atividades, elaboradas por professor que ensina Matemática para alunos com TEA, as quais têm como objetivo construir o conceito de número. Os principais instrumentos para coleta de dados foram entrevista semiestruturada e gravação do professor executando e descrevendo a atividade. A metodologia de pesquisa segue a abordagem qualitativa de cunho interpretativo. O referencial teórico adotado, terceira geração da Teoria da Atividade, possibilitou a organização e compreensão dos dados coletados. As atividades são descritas, estruturadas em Sistemas de Atividades e posteriormente analisadas. Os resultados indicam que devemos considerar, para que possa ocorrer efetiva contribuição ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática para alunos com TEA, as características deste público na elaboração de atividades de ensino e buscar a construção de significados de objetos matemáticos abordados em detrimento a priorizar somente procedimentos de memorização.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/246
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/246/256
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 15 No. 20 (2018): set./dez. 2018; 483 - 502
Revista de Educação Matemática; Vol. 15 Núm. 20 (2018): set./dez. 2018; 483 - 502
Revista de Educação Matemática; v. 15 n. 20 (2018): set./dez. 2018; 483 - 502
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv douglas.tinti@unicid.edu.br
_version_ 1798313495535550464