Articulações entre a pesquisa em Educação Matemática no Brasil e as dimensões da Educação em Direitos Humanos: um ensaio de possibilidades
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/392 |
Resumo: | Com o amadurecimento da área, a Educação Matemática tem se preocupado com os impactos sociais da matemática na sociedade, principalmente em relação ao impacto do sucesso ou fracasso com a matemática escolar nas desigualdades sociais. Apesar dessa percepção, muitos pesquisadores ainda se baseiam na suposta neutralidade da matemática e da ciência de uma forma geral para evitar tocar em assuntos de natureza política. A partir de um olhar mais atencioso, alguns pesquisadores buscam romper com essa visão, aproximando a Educação Matemática de discussões políticas e sociais de caráter reflexivo. Nesse artigo, teceremos discussões articulando trabalhados de educadores matemáticos brasileiros, permeando-os pelas três dimensões da Educação em Direitos Humanos e buscaremos refletir sobre de que maneira esses trabalhos articulam as questões particulares da Educação Matemática com os aspectos críticos abordados em cada pesquisa. |
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Articulações entre a pesquisa em Educação Matemática no Brasil e as dimensões da Educação em Direitos Humanos: um ensaio de possibilidadesEducação em Direitos HumanosJustiça SocialEnsaio TeóricoCom o amadurecimento da área, a Educação Matemática tem se preocupado com os impactos sociais da matemática na sociedade, principalmente em relação ao impacto do sucesso ou fracasso com a matemática escolar nas desigualdades sociais. Apesar dessa percepção, muitos pesquisadores ainda se baseiam na suposta neutralidade da matemática e da ciência de uma forma geral para evitar tocar em assuntos de natureza política. A partir de um olhar mais atencioso, alguns pesquisadores buscam romper com essa visão, aproximando a Educação Matemática de discussões políticas e sociais de caráter reflexivo. Nesse artigo, teceremos discussões articulando trabalhados de educadores matemáticos brasileiros, permeando-os pelas três dimensões da Educação em Direitos Humanos e buscaremos refletir sobre de que maneira esses trabalhos articulam as questões particulares da Educação Matemática com os aspectos críticos abordados em cada pesquisa.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2023-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/39210.37001/remat25269062v20id392Revista de Educação Matemática; Vol. 20 No. 01 (2023): Publicação ContínuaRevista de Educação Matemática; Vol. 20 Núm. 01 (2023): Publicação ContínuaRevista de Educação Matemática; v. 20 n. 01 (2023): Publicação Contínua2526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/392/541Copyright (c) 2024 Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Luísa CardosoEsquincalha, Agnaldo da Conceição2024-01-30T00:16:41Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/392Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2024-01-30T00:16:41Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
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