Articulações entre a pesquisa em Educação Matemática no Brasil e as dimensões da Educação em Direitos Humanos: um ensaio de possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Luísa Cardoso
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Esquincalha, Agnaldo da Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/392
Resumo: Com o amadurecimento da área, a Educação Matemática tem se preocupado com os impactos sociais da matemática na sociedade, principalmente em relação ao impacto do sucesso ou fracasso com a matemática escolar nas desigualdades sociais. Apesar dessa percepção, muitos pesquisadores ainda se baseiam na suposta neutralidade da matemática e da ciência de uma forma geral para evitar tocar em assuntos de natureza política. A partir de um olhar mais atencioso, alguns pesquisadores buscam romper com essa visão, aproximando a Educação Matemática de discussões políticas e sociais de caráter reflexivo. Nesse artigo, teceremos discussões articulando trabalhados de educadores matemáticos brasileiros, permeando-os pelas três dimensões da Educação em Direitos Humanos e buscaremos refletir sobre de que maneira esses trabalhos articulam as questões particulares da Educação Matemática com os aspectos críticos abordados em cada pesquisa.
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