A matemática do Ensino Fundamental, na formação do cidadão do século XXI, em um curso de Licenciatura em Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, José Marcos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/64
Resumo: Apresentamos, neste artigo, os resultados de uma pesquisa que procurou investigar quais recursos didáticos e  metodológicos eram utilizados no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, por cinco professoras do Ensino  Fundamental (1ª a 4ª séries), durante a realização do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia – do Projeto Pedagogia  Cidadã da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Discutimos, com base em uma pesquisa  bibliográfica, como alguns conteúdos de Matemática deveriam ser tratados nesse nível de escolaridade para propiciar  aos alunos uma formação plena para o cidadão do século XXI. Apresentamos também, com base nos resultados da  investigação, se ocorreram ou não mudanças nas concepções das professoras sobre o que é Matemática e sobre o  Ensino de Matemática
id SBEM_8ae47206a91f4d7cae1de2d4cac25a87
oai_identifier_str oai:ojs2.revistasbemsp.com.br:article/64
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling A matemática do Ensino Fundamental, na formação do cidadão do século XXI, em um curso de Licenciatura em PedagogiaApresentamos, neste artigo, os resultados de uma pesquisa que procurou investigar quais recursos didáticos e  metodológicos eram utilizados no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, por cinco professoras do Ensino  Fundamental (1ª a 4ª séries), durante a realização do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia – do Projeto Pedagogia  Cidadã da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Discutimos, com base em uma pesquisa  bibliográfica, como alguns conteúdos de Matemática deveriam ser tratados nesse nível de escolaridade para propiciar  aos alunos uma formação plena para o cidadão do século XXI. Apresentamos também, com base nos resultados da  investigação, se ocorreram ou não mudanças nas concepções das professoras sobre o que é Matemática e sobre o  Ensino de MatemáticaSociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/64Revista de Educação Matemática; Vol. 13 No. 15: Jan/Dez 2011; 9 - 26Revista de Educação Matemática; ##issue.vol## 13 ##issue.no## 15: Jan/Dez 2011; 9 - 26Revista de Educação Matemática; Vol. 13 Núm. 15: Jan/Dez 2011; 9 - 26Revista de Educação Matemática; v. 13 n. 15: Jan/Dez 2011; 9 - 262526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/64/pdfCopyright (c) 2017 José Marcos Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, José Marcos2021-05-06T16:12:05ZRevistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONG
dc.title.none.fl_str_mv A matemática do Ensino Fundamental, na formação do cidadão do século XXI, em um curso de Licenciatura em Pedagogia
title A matemática do Ensino Fundamental, na formação do cidadão do século XXI, em um curso de Licenciatura em Pedagogia
spellingShingle A matemática do Ensino Fundamental, na formação do cidadão do século XXI, em um curso de Licenciatura em Pedagogia
Lopes, José Marcos
title_short A matemática do Ensino Fundamental, na formação do cidadão do século XXI, em um curso de Licenciatura em Pedagogia
title_full A matemática do Ensino Fundamental, na formação do cidadão do século XXI, em um curso de Licenciatura em Pedagogia
title_fullStr A matemática do Ensino Fundamental, na formação do cidadão do século XXI, em um curso de Licenciatura em Pedagogia
title_full_unstemmed A matemática do Ensino Fundamental, na formação do cidadão do século XXI, em um curso de Licenciatura em Pedagogia
title_sort A matemática do Ensino Fundamental, na formação do cidadão do século XXI, em um curso de Licenciatura em Pedagogia
author Lopes, José Marcos
author_facet Lopes, José Marcos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, José Marcos
description Apresentamos, neste artigo, os resultados de uma pesquisa que procurou investigar quais recursos didáticos e  metodológicos eram utilizados no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, por cinco professoras do Ensino  Fundamental (1ª a 4ª séries), durante a realização do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia – do Projeto Pedagogia  Cidadã da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Discutimos, com base em uma pesquisa  bibliográfica, como alguns conteúdos de Matemática deveriam ser tratados nesse nível de escolaridade para propiciar  aos alunos uma formação plena para o cidadão do século XXI. Apresentamos também, com base nos resultados da  investigação, se ocorreram ou não mudanças nas concepções das professoras sobre o que é Matemática e sobre o  Ensino de Matemática
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/64
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/64
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/64/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 José Marcos Lopes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 José Marcos Lopes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 13 No. 15: Jan/Dez 2011; 9 - 26
Revista de Educação Matemática; ##issue.vol## 13 ##issue.no## 15: Jan/Dez 2011; 9 - 26
Revista de Educação Matemática; Vol. 13 Núm. 15: Jan/Dez 2011; 9 - 26
Revista de Educação Matemática; v. 13 n. 15: Jan/Dez 2011; 9 - 26
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313496203493376