A atualização do projeto pedagógico nos cursos de formação de professores de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: licenciatura em pedagogia e licenciatura em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baumann, Ana Paula Purcina [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91034
Resumo: Esta pesquisa investiga como os cursos de Licenciatura em Matemática e em Pedagogia atualizam seus projetos de formação de professores, com o objetivo de formar o ser professor de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental.Partimos da pergunta: “Como o projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Pedagogia e do curso de Licenciatura em Matemática realizam o ser professor de Matemática dos anos iniciais?”. A construção dos dados foi feita na cidade de Goiânia, na Universidade Federal de Goiás - UFG, por meio de entrevista com os coordenadores dos cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Pedagogia, bem como com os professores responsáveis pelas disciplinas que discutem questões concernentes à Educação Matemática. Os alunos que estavam concluindo suas graduações, e que já tinham cursado disciplinas da área de Educação Matemática, foram convidados à participar da pesquisa e, os que aceitaram, foram entrevistados em grupo onde manteve-se um diálogo sobre o projeto do curso e a formação. Pela análise das entrevistas, são tecidas considerações acerca do trabalho desenvolvido e anunciado no Projeto Político Pedagógico desses cursos de formação de professores de Matemática. Abordamos o significado de atualização e projeto para esclarecer o modo pelo qual concebemos a atualização dos projetos pedagógicos. Foram articuladas cinco convergências que dizem sobre o curso de Licenciatura em Pedagogia, a saber: AP - Identidade e Objetivos do curso de Pedagogia; BP - Atividades formativas na Licenciatura em Pedagogia; CP - Concepções pedagógicas do curso, sobre Ciência e seu ensino (Matemática); DP - Concepções sobre a profissão pedagogo; EP - Sobre o projeto pedagógico da Licenciatura em Pedagogia: modificações, avaliações do curso e da formação. E foram articuladas cinco convergências que dizem sobre o curso de Licenciatura em Matemática. São elas: AM - Visão sobre a...
id UNSP_b725bee882385076356b023b5262652d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91034
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A atualização do projeto pedagógico nos cursos de formação de professores de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: licenciatura em pedagogia e licenciatura em matemáticaTeachers, Training ofProfessores - FormaçãoMatemática - Estudo e ensinoLicenciaturaUniversidades e faculdades - CurriculosEnsino - Estudo e ensinoEsta pesquisa investiga como os cursos de Licenciatura em Matemática e em Pedagogia atualizam seus projetos de formação de professores, com o objetivo de formar o ser professor de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental.Partimos da pergunta: “Como o projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Pedagogia e do curso de Licenciatura em Matemática realizam o ser professor de Matemática dos anos iniciais?”. A construção dos dados foi feita na cidade de Goiânia, na Universidade Federal de Goiás - UFG, por meio de entrevista com os coordenadores dos cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Pedagogia, bem como com os professores responsáveis pelas disciplinas que discutem questões concernentes à Educação Matemática. Os alunos que estavam concluindo suas graduações, e que já tinham cursado disciplinas da área de Educação Matemática, foram convidados à participar da pesquisa e, os que aceitaram, foram entrevistados em grupo onde manteve-se um diálogo sobre o projeto do curso e a formação. Pela análise das entrevistas, são tecidas considerações acerca do trabalho desenvolvido e anunciado no Projeto Político Pedagógico desses cursos de formação de professores de Matemática. Abordamos o significado de atualização e projeto para esclarecer o modo pelo qual concebemos a atualização dos projetos pedagógicos. Foram articuladas cinco convergências que dizem sobre o curso de Licenciatura em Pedagogia, a saber: AP - Identidade e Objetivos do curso de Pedagogia; BP - Atividades formativas na Licenciatura em Pedagogia; CP - Concepções pedagógicas do curso, sobre Ciência e seu ensino (Matemática); DP - Concepções sobre a profissão pedagogo; EP - Sobre o projeto pedagógico da Licenciatura em Pedagogia: modificações, avaliações do curso e da formação. E foram articuladas cinco convergências que dizem sobre o curso de Licenciatura em Matemática. São elas: AM - Visão sobre a...This research investigates how the undergraduate courses in Mathematics and Pedagogy are updating their teacher pre-service education projects, with the aim of educating the mathematics teachers of the early years of Elementary School. We start from the question: “How do the pedagogical projects of the undergraduate courses in Pedagogy and in Bachelor in Mathematics perform the being a teacher of Mathematics in the early years?” The data construction was taken in the Goiânia City, in the Federal University of Goiás - UFG, by interviews with the coordinators of undergraduate courses in Mathematics and Pedagogy, as well as with teachers responsible for disciplines that discuss issues pertaining to Mathematics Education. The students who were concluding their degrees, and had already attended disciplines of the Mathematics Education area, were invited to participate in the research, and those who have accepted were interviewed in groups, in a way it was possible to maintain a dialogue about the course project and the pre-service education. According to the interviews, we wove considerations of work developed and announced in the Political Pedagogical Project of these mathematics teacher education courses. We approach the meaning of project and update, in order to clarify the manner we conceive the update of the pedagogical projects. We articulated five categories of convergence that say about the undergraduate course of Pedagogy, namely: AP - Identity and Objectives of the Pedagogy Undergraduate Course; BP - Pre-service educational activities in Pedagogy; CP - Pedagogical concepts of the course about Science and its learning (Mathematics); DP - Conceptions of pedagogue profession; EP - About pedagogical project of the Pedagogy Undergraduate course: modifications, course evaluations and pre-service education. We also articulated five categories of convergence that say about the undergraduate course in Mathematics, that are: AM -Insight...Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bicudo, Maria Aparecida Viggiani [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Baumann, Ana Paula Purcina [UNESP]2014-06-11T19:24:52Z2014-06-11T19:24:52Z2013-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis355 p. + 1 CD-Romapplication/pdfBAUMANN, Ana Paula Purcina. A atualização do projeto pedagógico nos cursos de formação de professores de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: licenciatura em pedagogia e licenciatura em matemática. 2013. 355 p. +. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.http://hdl.handle.net/11449/91034000733523000733523.pdf33004137031P71432728078910527Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-14T06:19:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91034Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:18:00.760661Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A atualização do projeto pedagógico nos cursos de formação de professores de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: licenciatura em pedagogia e licenciatura em matemática
title A atualização do projeto pedagógico nos cursos de formação de professores de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: licenciatura em pedagogia e licenciatura em matemática
spellingShingle A atualização do projeto pedagógico nos cursos de formação de professores de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: licenciatura em pedagogia e licenciatura em matemática
Baumann, Ana Paula Purcina [UNESP]
Teachers, Training of
Professores - Formação
Matemática - Estudo e ensino
Licenciatura
Universidades e faculdades - Curriculos
Ensino - Estudo e ensino
title_short A atualização do projeto pedagógico nos cursos de formação de professores de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: licenciatura em pedagogia e licenciatura em matemática
title_full A atualização do projeto pedagógico nos cursos de formação de professores de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: licenciatura em pedagogia e licenciatura em matemática
title_fullStr A atualização do projeto pedagógico nos cursos de formação de professores de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: licenciatura em pedagogia e licenciatura em matemática
title_full_unstemmed A atualização do projeto pedagógico nos cursos de formação de professores de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: licenciatura em pedagogia e licenciatura em matemática
title_sort A atualização do projeto pedagógico nos cursos de formação de professores de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: licenciatura em pedagogia e licenciatura em matemática
author Baumann, Ana Paula Purcina [UNESP]
author_facet Baumann, Ana Paula Purcina [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bicudo, Maria Aparecida Viggiani [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Baumann, Ana Paula Purcina [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Teachers, Training of
Professores - Formação
Matemática - Estudo e ensino
Licenciatura
Universidades e faculdades - Curriculos
Ensino - Estudo e ensino
topic Teachers, Training of
Professores - Formação
Matemática - Estudo e ensino
Licenciatura
Universidades e faculdades - Curriculos
Ensino - Estudo e ensino
description Esta pesquisa investiga como os cursos de Licenciatura em Matemática e em Pedagogia atualizam seus projetos de formação de professores, com o objetivo de formar o ser professor de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental.Partimos da pergunta: “Como o projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Pedagogia e do curso de Licenciatura em Matemática realizam o ser professor de Matemática dos anos iniciais?”. A construção dos dados foi feita na cidade de Goiânia, na Universidade Federal de Goiás - UFG, por meio de entrevista com os coordenadores dos cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Pedagogia, bem como com os professores responsáveis pelas disciplinas que discutem questões concernentes à Educação Matemática. Os alunos que estavam concluindo suas graduações, e que já tinham cursado disciplinas da área de Educação Matemática, foram convidados à participar da pesquisa e, os que aceitaram, foram entrevistados em grupo onde manteve-se um diálogo sobre o projeto do curso e a formação. Pela análise das entrevistas, são tecidas considerações acerca do trabalho desenvolvido e anunciado no Projeto Político Pedagógico desses cursos de formação de professores de Matemática. Abordamos o significado de atualização e projeto para esclarecer o modo pelo qual concebemos a atualização dos projetos pedagógicos. Foram articuladas cinco convergências que dizem sobre o curso de Licenciatura em Pedagogia, a saber: AP - Identidade e Objetivos do curso de Pedagogia; BP - Atividades formativas na Licenciatura em Pedagogia; CP - Concepções pedagógicas do curso, sobre Ciência e seu ensino (Matemática); DP - Concepções sobre a profissão pedagogo; EP - Sobre o projeto pedagógico da Licenciatura em Pedagogia: modificações, avaliações do curso e da formação. E foram articuladas cinco convergências que dizem sobre o curso de Licenciatura em Matemática. São elas: AM - Visão sobre a...
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-06
2014-06-11T19:24:52Z
2014-06-11T19:24:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BAUMANN, Ana Paula Purcina. A atualização do projeto pedagógico nos cursos de formação de professores de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: licenciatura em pedagogia e licenciatura em matemática. 2013. 355 p. +. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/91034
000733523
000733523.pdf
33004137031P7
1432728078910527
identifier_str_mv BAUMANN, Ana Paula Purcina. A atualização do projeto pedagógico nos cursos de formação de professores de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: licenciatura em pedagogia e licenciatura em matemática. 2013. 355 p. +. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.
000733523
000733523.pdf
33004137031P7
1432728078910527
url http://hdl.handle.net/11449/91034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 355 p. + 1 CD-Rom
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129185484374016