Comunidade de Prática de formação de professores que ensinam matemática: constituição, energia e cultivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Baldini, Loreni Aparecida
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rodrigues de Oliveira, Júlio Cézar, Costa Trindade Cyrino, Márcia Cristina de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/293
Resumo: Neste artigo, apresentam-se episódios da prática de um grupo de estudos, formado por professores e futuros professores que se constituiu em uma Comunidade de Prática de Formação de Professores de Matemática, com o objetivo de evidenciar aspectos dessa comunidade que proporcionaram a sua constituição, a sua energização e o seu cultivo. Para fundamentar as análises, foram utilizados os conceitos de Comunidades de Prática na perspectiva de Wenger (1998) e de Wenger, McDermott e Snyder (2002). As análises indicam que o engajamento mútuo e os empreendimentos articulados, fomentados pelas oportunidades de interação, de partilha de repertórios, de trocas de experiências e de ações planejadas pela coordenadora-formadora possibilitaram a negociação de significados e, por conseguinte, a aprendizagem docente. Fatores como a solidariedade, a criatividade e a confiança entre os membros foram essenciais para energizar e cultivar a Comunidade que se mostrou como um espaço fértil para a formação de professores
id SBEM_8e17707daa9f1069aaf77faabd698c2f
oai_identifier_str oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/293
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Comunidade de Prática de formação de professores que ensinam matemática: constituição, energia e cultivoComunidade de PráticaFormação de ProfessoresEnsino de MatemáticaEducação MatemáticaNeste artigo, apresentam-se episódios da prática de um grupo de estudos, formado por professores e futuros professores que se constituiu em uma Comunidade de Prática de Formação de Professores de Matemática, com o objetivo de evidenciar aspectos dessa comunidade que proporcionaram a sua constituição, a sua energização e o seu cultivo. Para fundamentar as análises, foram utilizados os conceitos de Comunidades de Prática na perspectiva de Wenger (1998) e de Wenger, McDermott e Snyder (2002). As análises indicam que o engajamento mútuo e os empreendimentos articulados, fomentados pelas oportunidades de interação, de partilha de repertórios, de trocas de experiências e de ações planejadas pela coordenadora-formadora possibilitaram a negociação de significados e, por conseguinte, a aprendizagem docente. Fatores como a solidariedade, a criatividade e a confiança entre os membros foram essenciais para energizar e cultivar a Comunidade que se mostrou como um espaço fértil para a formação de professoresSociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2017-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/293Revista de Educação Matemática; Vol. 14 No. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 55-66Revista de Educação Matemática; Vol. 14 Núm. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 55-66Revista de Educação Matemática; v. 14 n. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 55-662526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/293/302https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira Baldini, Loreni AparecidaRodrigues de Oliveira, Júlio Cézar Costa Trindade Cyrino, Márcia Cristina de2023-07-12T02:29:00Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/293Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-12T02:29Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunidade de Prática de formação de professores que ensinam matemática: constituição, energia e cultivo
title Comunidade de Prática de formação de professores que ensinam matemática: constituição, energia e cultivo
spellingShingle Comunidade de Prática de formação de professores que ensinam matemática: constituição, energia e cultivo
Ferreira Baldini, Loreni Aparecida
Comunidade de Prática
Formação de Professores
Ensino de Matemática
Educação Matemática
title_short Comunidade de Prática de formação de professores que ensinam matemática: constituição, energia e cultivo
title_full Comunidade de Prática de formação de professores que ensinam matemática: constituição, energia e cultivo
title_fullStr Comunidade de Prática de formação de professores que ensinam matemática: constituição, energia e cultivo
title_full_unstemmed Comunidade de Prática de formação de professores que ensinam matemática: constituição, energia e cultivo
title_sort Comunidade de Prática de formação de professores que ensinam matemática: constituição, energia e cultivo
author Ferreira Baldini, Loreni Aparecida
author_facet Ferreira Baldini, Loreni Aparecida
Rodrigues de Oliveira, Júlio Cézar
Costa Trindade Cyrino, Márcia Cristina de
author_role author
author2 Rodrigues de Oliveira, Júlio Cézar
Costa Trindade Cyrino, Márcia Cristina de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Baldini, Loreni Aparecida
Rodrigues de Oliveira, Júlio Cézar
Costa Trindade Cyrino, Márcia Cristina de
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidade de Prática
Formação de Professores
Ensino de Matemática
Educação Matemática
topic Comunidade de Prática
Formação de Professores
Ensino de Matemática
Educação Matemática
description Neste artigo, apresentam-se episódios da prática de um grupo de estudos, formado por professores e futuros professores que se constituiu em uma Comunidade de Prática de Formação de Professores de Matemática, com o objetivo de evidenciar aspectos dessa comunidade que proporcionaram a sua constituição, a sua energização e o seu cultivo. Para fundamentar as análises, foram utilizados os conceitos de Comunidades de Prática na perspectiva de Wenger (1998) e de Wenger, McDermott e Snyder (2002). As análises indicam que o engajamento mútuo e os empreendimentos articulados, fomentados pelas oportunidades de interação, de partilha de repertórios, de trocas de experiências e de ações planejadas pela coordenadora-formadora possibilitaram a negociação de significados e, por conseguinte, a aprendizagem docente. Fatores como a solidariedade, a criatividade e a confiança entre os membros foram essenciais para energizar e cultivar a Comunidade que se mostrou como um espaço fértil para a formação de professores
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/293
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/293/302
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 14 No. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 55-66
Revista de Educação Matemática; Vol. 14 Núm. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 55-66
Revista de Educação Matemática; v. 14 n. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 55-66
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv douglas.tinti@unicid.edu.br
_version_ 1798313495608950784