Análise de trabalhos que investigaram contextos de formação de professores em Comunidades de Prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Paulo Henrique
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Costa Trindade Cyrino, Márcia Cristina de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/294
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar características de contextos de formação de professores, em Comunidades de Prática, que promoveram o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática, investigados nos últimos anos por membros do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática – GEPEFOPEM. Para tanto, foi realizada uma leitura crítica das considerações finais de dissertações e teses vinculadas a esse grupo, para identificar as aprendizagens de professores em formação, a constituição/mobilização de conhecimentos e o desenvolvimento da identidade profissional. Foi possível observar que a oportunidade dos envolvidos, nestes contextos, de trabalhar coletivamente; preparar/organizar possíveis trabalhos a serem desenvolvidos em sala de aula; partilhar experiências; estudar e discutir conceitos matemáticos; trabalhar individualmente ou em pequenos grupos resolvendo tarefas, de modo a discutir as resoluções coletivamente; participar ativamente em seus processos de formação; expor seus erros sem constrangimentos; representam características recorrentes nas investigações e foram consideradas como potenciais para o desenvolvimento profissional de professores. 
id SBEM_ce83c8afe0a7658382b41febae8563e4
oai_identifier_str oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/294
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Análise de trabalhos que investigaram contextos de formação de professores em Comunidades de PráticaEducação MatemáticaFormação de Professores que Ensinam MatemáticaDesenvolvimento ProfissionalComunidades de PráticaO objetivo deste artigo é apresentar características de contextos de formação de professores, em Comunidades de Prática, que promoveram o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática, investigados nos últimos anos por membros do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática – GEPEFOPEM. Para tanto, foi realizada uma leitura crítica das considerações finais de dissertações e teses vinculadas a esse grupo, para identificar as aprendizagens de professores em formação, a constituição/mobilização de conhecimentos e o desenvolvimento da identidade profissional. Foi possível observar que a oportunidade dos envolvidos, nestes contextos, de trabalhar coletivamente; preparar/organizar possíveis trabalhos a serem desenvolvidos em sala de aula; partilhar experiências; estudar e discutir conceitos matemáticos; trabalhar individualmente ou em pequenos grupos resolvendo tarefas, de modo a discutir as resoluções coletivamente; participar ativamente em seus processos de formação; expor seus erros sem constrangimentos; representam características recorrentes nas investigações e foram consideradas como potenciais para o desenvolvimento profissional de professores. Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2017-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/294Revista de Educação Matemática; Vol. 14 No. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 67-78Revista de Educação Matemática; Vol. 14 Núm. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 67-78Revista de Educação Matemática; v. 14 n. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 67-782526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/294/303https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Paulo HenriqueCosta Trindade Cyrino, Márcia Cristina de2023-07-12T02:29:00Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/294Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-12T02:29Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de trabalhos que investigaram contextos de formação de professores em Comunidades de Prática
title Análise de trabalhos que investigaram contextos de formação de professores em Comunidades de Prática
spellingShingle Análise de trabalhos que investigaram contextos de formação de professores em Comunidades de Prática
Rodrigues, Paulo Henrique
Educação Matemática
Formação de Professores que Ensinam Matemática
Desenvolvimento Profissional
Comunidades de Prática
title_short Análise de trabalhos que investigaram contextos de formação de professores em Comunidades de Prática
title_full Análise de trabalhos que investigaram contextos de formação de professores em Comunidades de Prática
title_fullStr Análise de trabalhos que investigaram contextos de formação de professores em Comunidades de Prática
title_full_unstemmed Análise de trabalhos que investigaram contextos de formação de professores em Comunidades de Prática
title_sort Análise de trabalhos que investigaram contextos de formação de professores em Comunidades de Prática
author Rodrigues, Paulo Henrique
author_facet Rodrigues, Paulo Henrique
Costa Trindade Cyrino, Márcia Cristina de
author_role author
author2 Costa Trindade Cyrino, Márcia Cristina de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Paulo Henrique
Costa Trindade Cyrino, Márcia Cristina de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Formação de Professores que Ensinam Matemática
Desenvolvimento Profissional
Comunidades de Prática
topic Educação Matemática
Formação de Professores que Ensinam Matemática
Desenvolvimento Profissional
Comunidades de Prática
description O objetivo deste artigo é apresentar características de contextos de formação de professores, em Comunidades de Prática, que promoveram o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática, investigados nos últimos anos por membros do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática – GEPEFOPEM. Para tanto, foi realizada uma leitura crítica das considerações finais de dissertações e teses vinculadas a esse grupo, para identificar as aprendizagens de professores em formação, a constituição/mobilização de conhecimentos e o desenvolvimento da identidade profissional. Foi possível observar que a oportunidade dos envolvidos, nestes contextos, de trabalhar coletivamente; preparar/organizar possíveis trabalhos a serem desenvolvidos em sala de aula; partilhar experiências; estudar e discutir conceitos matemáticos; trabalhar individualmente ou em pequenos grupos resolvendo tarefas, de modo a discutir as resoluções coletivamente; participar ativamente em seus processos de formação; expor seus erros sem constrangimentos; representam características recorrentes nas investigações e foram consideradas como potenciais para o desenvolvimento profissional de professores. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/294
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/294/303
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 14 No. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 67-78
Revista de Educação Matemática; Vol. 14 Núm. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 67-78
Revista de Educação Matemática; v. 14 n. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 67-78
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv douglas.tinti@unicid.edu.br
_version_ 1798313495609999360