O que meu aluno sabe sobre multiplicação?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1606 |
Resumo: | Esse relato tem como objetivo fomentar reflexões sobre o desenvolvimento de uma atividade, planejada a partir de um processo formativo sobre as estruturas multiplicativas, no âmbito da Teoria dos Campos Conceituais. A formação aconteceu em uma escola pública da rede municipal e fez parte de um projeto de pesquisa coordenado por uma Rede formada por universidades situadas na Bahia, Ceará e Pernambuco. Para alcançar o objetivo proposto, apresenta-se a experiência vivenciada por uma das professoras participantes, que atuava no 3º ano do ensino fundamental I. A ação aqui relatada diz respeito às reflexões feitas pela professora ao buscar identificar se seus alunos têm algum conhecimento sobre multiplicação, antes de ver esse conteúdo oficialmente em ambiente escolar. Foram trabalhadas duas situações-problema; para tanto, se disponibilizou materiais concretos para auxiliá-los no momento da resolução. Foi possível observar que os alunos têm conhecimentos prévios do campo multiplicativo, antes de ver esse conteúdo em ambiente escolar. |
id |
SBEM_MAT-1_0cb2c0566cb0a70614899d9018616690 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/1606 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
O que meu aluno sabe sobre multiplicação?Formação ContinuadaMultiplicaçãoEstratégias dos alunos.Esse relato tem como objetivo fomentar reflexões sobre o desenvolvimento de uma atividade, planejada a partir de um processo formativo sobre as estruturas multiplicativas, no âmbito da Teoria dos Campos Conceituais. A formação aconteceu em uma escola pública da rede municipal e fez parte de um projeto de pesquisa coordenado por uma Rede formada por universidades situadas na Bahia, Ceará e Pernambuco. Para alcançar o objetivo proposto, apresenta-se a experiência vivenciada por uma das professoras participantes, que atuava no 3º ano do ensino fundamental I. A ação aqui relatada diz respeito às reflexões feitas pela professora ao buscar identificar se seus alunos têm algum conhecimento sobre multiplicação, antes de ver esse conteúdo oficialmente em ambiente escolar. Foram trabalhadas duas situações-problema; para tanto, se disponibilizou materiais concretos para auxiliá-los no momento da resolução. Foi possível observar que os alunos têm conhecimentos prévios do campo multiplicativo, antes de ver esse conteúdo em ambiente escolar.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1606Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 62 (2019): abr./jun.; 155-1652317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1606/pdfCopyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Maria Rita Lima Santos deAlmeida, Luana Cerqueira deSantana, Eurivalda Ribeiro dos Santos2022-12-21T18:41:48Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1606Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:41:48Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que meu aluno sabe sobre multiplicação? |
title |
O que meu aluno sabe sobre multiplicação? |
spellingShingle |
O que meu aluno sabe sobre multiplicação? Almeida, Maria Rita Lima Santos de Formação Continuada Multiplicação Estratégias dos alunos. |
title_short |
O que meu aluno sabe sobre multiplicação? |
title_full |
O que meu aluno sabe sobre multiplicação? |
title_fullStr |
O que meu aluno sabe sobre multiplicação? |
title_full_unstemmed |
O que meu aluno sabe sobre multiplicação? |
title_sort |
O que meu aluno sabe sobre multiplicação? |
author |
Almeida, Maria Rita Lima Santos de |
author_facet |
Almeida, Maria Rita Lima Santos de Almeida, Luana Cerqueira de Santana, Eurivalda Ribeiro dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Luana Cerqueira de Santana, Eurivalda Ribeiro dos Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Maria Rita Lima Santos de Almeida, Luana Cerqueira de Santana, Eurivalda Ribeiro dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Continuada Multiplicação Estratégias dos alunos. |
topic |
Formação Continuada Multiplicação Estratégias dos alunos. |
description |
Esse relato tem como objetivo fomentar reflexões sobre o desenvolvimento de uma atividade, planejada a partir de um processo formativo sobre as estruturas multiplicativas, no âmbito da Teoria dos Campos Conceituais. A formação aconteceu em uma escola pública da rede municipal e fez parte de um projeto de pesquisa coordenado por uma Rede formada por universidades situadas na Bahia, Ceará e Pernambuco. Para alcançar o objetivo proposto, apresenta-se a experiência vivenciada por uma das professoras participantes, que atuava no 3º ano do ensino fundamental I. A ação aqui relatada diz respeito às reflexões feitas pela professora ao buscar identificar se seus alunos têm algum conhecimento sobre multiplicação, antes de ver esse conteúdo oficialmente em ambiente escolar. Foram trabalhadas duas situações-problema; para tanto, se disponibilizou materiais concretos para auxiliá-los no momento da resolução. Foi possível observar que os alunos têm conhecimentos prévios do campo multiplicativo, antes de ver esse conteúdo em ambiente escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1606 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1606 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1606/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 62 (2019): abr./jun.; 155-165 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050130256363520 |