O que meu aluno sabe sobre multiplicação?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maria Rita Lima Santos de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Almeida, Luana Cerqueira de, Santana, Eurivalda Ribeiro dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1606
Resumo: Esse relato tem como objetivo fomentar reflexões sobre o desenvolvimento de uma atividade, planejada a partir de um processo formativo sobre as estruturas multiplicativas, no âmbito da Teoria dos Campos Conceituais. A formação aconteceu em uma escola pública da rede municipal e fez parte de um projeto de pesquisa coordenado por uma Rede formada por universidades situadas na Bahia, Ceará e Pernambuco. Para alcançar o objetivo proposto, apresenta-se a experiência vivenciada por uma das professoras participantes, que atuava no 3º ano do ensino fundamental I. A ação aqui relatada diz respeito às reflexões feitas pela professora ao buscar identificar se seus alunos têm algum conhecimento sobre multiplicação, antes de ver esse conteúdo oficialmente em ambiente escolar. Foram trabalhadas duas situações-problema; para tanto, se disponibilizou materiais concretos para auxiliá-los no momento da resolução. Foi possível observar que os alunos têm conhecimentos prévios do campo multiplicativo, antes de ver esse conteúdo em ambiente escolar.
id SBEM_MAT-1_0cb2c0566cb0a70614899d9018616690
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1606
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling O que meu aluno sabe sobre multiplicação?Formação ContinuadaMultiplicaçãoEstratégias dos alunos.Esse relato tem como objetivo fomentar reflexões sobre o desenvolvimento de uma atividade, planejada a partir de um processo formativo sobre as estruturas multiplicativas, no âmbito da Teoria dos Campos Conceituais. A formação aconteceu em uma escola pública da rede municipal e fez parte de um projeto de pesquisa coordenado por uma Rede formada por universidades situadas na Bahia, Ceará e Pernambuco. Para alcançar o objetivo proposto, apresenta-se a experiência vivenciada por uma das professoras participantes, que atuava no 3º ano do ensino fundamental I. A ação aqui relatada diz respeito às reflexões feitas pela professora ao buscar identificar se seus alunos têm algum conhecimento sobre multiplicação, antes de ver esse conteúdo oficialmente em ambiente escolar. Foram trabalhadas duas situações-problema; para tanto, se disponibilizou materiais concretos para auxiliá-los no momento da resolução. Foi possível observar que os alunos têm conhecimentos prévios do campo multiplicativo, antes de ver esse conteúdo em ambiente escolar.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1606Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 62 (2019): abr./jun.; 155-1652317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1606/pdfCopyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Maria Rita Lima Santos deAlmeida, Luana Cerqueira deSantana, Eurivalda Ribeiro dos Santos2022-12-21T18:41:48Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1606Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:41:48Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv O que meu aluno sabe sobre multiplicação?
title O que meu aluno sabe sobre multiplicação?
spellingShingle O que meu aluno sabe sobre multiplicação?
Almeida, Maria Rita Lima Santos de
Formação Continuada
Multiplicação
Estratégias dos alunos.
title_short O que meu aluno sabe sobre multiplicação?
title_full O que meu aluno sabe sobre multiplicação?
title_fullStr O que meu aluno sabe sobre multiplicação?
title_full_unstemmed O que meu aluno sabe sobre multiplicação?
title_sort O que meu aluno sabe sobre multiplicação?
author Almeida, Maria Rita Lima Santos de
author_facet Almeida, Maria Rita Lima Santos de
Almeida, Luana Cerqueira de
Santana, Eurivalda Ribeiro dos Santos
author_role author
author2 Almeida, Luana Cerqueira de
Santana, Eurivalda Ribeiro dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Maria Rita Lima Santos de
Almeida, Luana Cerqueira de
Santana, Eurivalda Ribeiro dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Continuada
Multiplicação
Estratégias dos alunos.
topic Formação Continuada
Multiplicação
Estratégias dos alunos.
description Esse relato tem como objetivo fomentar reflexões sobre o desenvolvimento de uma atividade, planejada a partir de um processo formativo sobre as estruturas multiplicativas, no âmbito da Teoria dos Campos Conceituais. A formação aconteceu em uma escola pública da rede municipal e fez parte de um projeto de pesquisa coordenado por uma Rede formada por universidades situadas na Bahia, Ceará e Pernambuco. Para alcançar o objetivo proposto, apresenta-se a experiência vivenciada por uma das professoras participantes, que atuava no 3º ano do ensino fundamental I. A ação aqui relatada diz respeito às reflexões feitas pela professora ao buscar identificar se seus alunos têm algum conhecimento sobre multiplicação, antes de ver esse conteúdo oficialmente em ambiente escolar. Foram trabalhadas duas situações-problema; para tanto, se disponibilizou materiais concretos para auxiliá-los no momento da resolução. Foi possível observar que os alunos têm conhecimentos prévios do campo multiplicativo, antes de ver esse conteúdo em ambiente escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1606
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1606/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 62 (2019): abr./jun.; 155-165
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050130256363520