BINGO COM NÚMEROS INTEIROS NA EJA: METODOLOGIA PARA ENSINAR REGRAS DE SINAIS NA OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/226 |
Resumo: | Em plena era das tecnologias da informação e comunicação, o que ainda observamos na educação básica é que vivemos uma dicotomia entre o tradicionalismo e as novas práticas pedagógicas. O que se observa na maioria das aulas de matemática é o predomínio de metodologias ultrapassadas baseadas na resolução e repetição de exercícios. Tais situações não atendem as demandas para a formação crítica cidadã na atualidade e isso exige dos professores buscarem alternativas para que o ensino de matemática possibilite a construção de aprendizagens com significado. Esse estudo configura-se como relato de experiência, descritivo e exploratório, que discorre sobre um bingo para tornar o ensino da multiplicação com números inteiros mais prazeroso, dinâmico e interativo. Seu intuito foi amenizar as lacunas sobre multiplicação de números positivos e negativos não dirimidas na compreensão do assunto, geralmente associadas às regras de sinais. Seu desenvolvimento ocorreu no 2º semestre de 2014 e envolveu a turma da 3ª etapa do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino de Canaã dos Carajás/PA. A turma apresenta heterogeneidade quanto à classe social, idade, maturidade e gênero. No decorrer das atividades, surgiram situações interessantes em que os discentes socializavam suas percepções, tais como a da numeração das cartelas com números primos e em módulo, cuja composição quando em dois fatores onde um ou ambos sejam maiores do que 6 impossibilitavam completar a cartela de bingo. Para 88% dos participantes a estratégia facilitou a compreensão desses conceitos matemáticos. Portanto, ficou evidente que metodologias diferenciadas desenvolvidas no ensino de conteúdos matemáticos que exijam maior abstração, como é o caso das regras de sinais na multiplicação com números inteiros, podem tornar o estudo mais prazeroso e favorecer a construção de aprendizagens. |
id |
FAMA-0_69e21331917ec4127cda46ddedb6a118 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/226 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
BINGO COM NÚMEROS INTEIROS NA EJA: METODOLOGIA PARA ENSINAR REGRAS DE SINAIS NA OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃOEstratégia de ensino. Jogo. Multiplicação.Em plena era das tecnologias da informação e comunicação, o que ainda observamos na educação básica é que vivemos uma dicotomia entre o tradicionalismo e as novas práticas pedagógicas. O que se observa na maioria das aulas de matemática é o predomínio de metodologias ultrapassadas baseadas na resolução e repetição de exercícios. Tais situações não atendem as demandas para a formação crítica cidadã na atualidade e isso exige dos professores buscarem alternativas para que o ensino de matemática possibilite a construção de aprendizagens com significado. Esse estudo configura-se como relato de experiência, descritivo e exploratório, que discorre sobre um bingo para tornar o ensino da multiplicação com números inteiros mais prazeroso, dinâmico e interativo. Seu intuito foi amenizar as lacunas sobre multiplicação de números positivos e negativos não dirimidas na compreensão do assunto, geralmente associadas às regras de sinais. Seu desenvolvimento ocorreu no 2º semestre de 2014 e envolveu a turma da 3ª etapa do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino de Canaã dos Carajás/PA. A turma apresenta heterogeneidade quanto à classe social, idade, maturidade e gênero. No decorrer das atividades, surgiram situações interessantes em que os discentes socializavam suas percepções, tais como a da numeração das cartelas com números primos e em módulo, cuja composição quando em dois fatores onde um ou ambos sejam maiores do que 6 impossibilitavam completar a cartela de bingo. Para 88% dos participantes a estratégia facilitou a compreensão desses conceitos matemáticos. Portanto, ficou evidente que metodologias diferenciadas desenvolvidas no ensino de conteúdos matemáticos que exijam maior abstração, como é o caso das regras de sinais na multiplicação com números inteiros, podem tornar o estudo mais prazeroso e favorecer a construção de aprendizagens.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAOliveira, Ritianne de Fátima SilvaCosta, Ademir BrandãoLopes, Thiago BeirigoLeão, Marcelo Franco2016-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/226Pedagogia em Foco; v. 11, n. 6 (2016): Pedagogia em Foco; 72-872178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/226/182Direitos autorais 2016 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/226Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:15.99Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BINGO COM NÚMEROS INTEIROS NA EJA: METODOLOGIA PARA ENSINAR REGRAS DE SINAIS NA OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO |
title |
BINGO COM NÚMEROS INTEIROS NA EJA: METODOLOGIA PARA ENSINAR REGRAS DE SINAIS NA OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO |
spellingShingle |
BINGO COM NÚMEROS INTEIROS NA EJA: METODOLOGIA PARA ENSINAR REGRAS DE SINAIS NA OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO Oliveira, Ritianne de Fátima Silva Estratégia de ensino. Jogo. Multiplicação. |
title_short |
BINGO COM NÚMEROS INTEIROS NA EJA: METODOLOGIA PARA ENSINAR REGRAS DE SINAIS NA OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO |
title_full |
BINGO COM NÚMEROS INTEIROS NA EJA: METODOLOGIA PARA ENSINAR REGRAS DE SINAIS NA OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO |
title_fullStr |
BINGO COM NÚMEROS INTEIROS NA EJA: METODOLOGIA PARA ENSINAR REGRAS DE SINAIS NA OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO |
title_full_unstemmed |
BINGO COM NÚMEROS INTEIROS NA EJA: METODOLOGIA PARA ENSINAR REGRAS DE SINAIS NA OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO |
title_sort |
BINGO COM NÚMEROS INTEIROS NA EJA: METODOLOGIA PARA ENSINAR REGRAS DE SINAIS NA OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO |
author |
Oliveira, Ritianne de Fátima Silva |
author_facet |
Oliveira, Ritianne de Fátima Silva Costa, Ademir Brandão Lopes, Thiago Beirigo Leão, Marcelo Franco |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Ademir Brandão Lopes, Thiago Beirigo Leão, Marcelo Franco |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ritianne de Fátima Silva Costa, Ademir Brandão Lopes, Thiago Beirigo Leão, Marcelo Franco |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia de ensino. Jogo. Multiplicação. |
topic |
Estratégia de ensino. Jogo. Multiplicação. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Em plena era das tecnologias da informação e comunicação, o que ainda observamos na educação básica é que vivemos uma dicotomia entre o tradicionalismo e as novas práticas pedagógicas. O que se observa na maioria das aulas de matemática é o predomínio de metodologias ultrapassadas baseadas na resolução e repetição de exercícios. Tais situações não atendem as demandas para a formação crítica cidadã na atualidade e isso exige dos professores buscarem alternativas para que o ensino de matemática possibilite a construção de aprendizagens com significado. Esse estudo configura-se como relato de experiência, descritivo e exploratório, que discorre sobre um bingo para tornar o ensino da multiplicação com números inteiros mais prazeroso, dinâmico e interativo. Seu intuito foi amenizar as lacunas sobre multiplicação de números positivos e negativos não dirimidas na compreensão do assunto, geralmente associadas às regras de sinais. Seu desenvolvimento ocorreu no 2º semestre de 2014 e envolveu a turma da 3ª etapa do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino de Canaã dos Carajás/PA. A turma apresenta heterogeneidade quanto à classe social, idade, maturidade e gênero. No decorrer das atividades, surgiram situações interessantes em que os discentes socializavam suas percepções, tais como a da numeração das cartelas com números primos e em módulo, cuja composição quando em dois fatores onde um ou ambos sejam maiores do que 6 impossibilitavam completar a cartela de bingo. Para 88% dos participantes a estratégia facilitou a compreensão desses conceitos matemáticos. Portanto, ficou evidente que metodologias diferenciadas desenvolvidas no ensino de conteúdos matemáticos que exijam maior abstração, como é o caso das regras de sinais na multiplicação com números inteiros, podem tornar o estudo mais prazeroso e favorecer a construção de aprendizagens. |
description |
Em plena era das tecnologias da informação e comunicação, o que ainda observamos na educação básica é que vivemos uma dicotomia entre o tradicionalismo e as novas práticas pedagógicas. O que se observa na maioria das aulas de matemática é o predomínio de metodologias ultrapassadas baseadas na resolução e repetição de exercícios. Tais situações não atendem as demandas para a formação crítica cidadã na atualidade e isso exige dos professores buscarem alternativas para que o ensino de matemática possibilite a construção de aprendizagens com significado. Esse estudo configura-se como relato de experiência, descritivo e exploratório, que discorre sobre um bingo para tornar o ensino da multiplicação com números inteiros mais prazeroso, dinâmico e interativo. Seu intuito foi amenizar as lacunas sobre multiplicação de números positivos e negativos não dirimidas na compreensão do assunto, geralmente associadas às regras de sinais. Seu desenvolvimento ocorreu no 2º semestre de 2014 e envolveu a turma da 3ª etapa do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino de Canaã dos Carajás/PA. A turma apresenta heterogeneidade quanto à classe social, idade, maturidade e gênero. No decorrer das atividades, surgiram situações interessantes em que os discentes socializavam suas percepções, tais como a da numeração das cartelas com números primos e em módulo, cuja composição quando em dois fatores onde um ou ambos sejam maiores do que 6 impossibilitavam completar a cartela de bingo. Para 88% dos participantes a estratégia facilitou a compreensão desses conceitos matemáticos. Portanto, ficou evidente que metodologias diferenciadas desenvolvidas no ensino de conteúdos matemáticos que exijam maior abstração, como é o caso das regras de sinais na multiplicação com números inteiros, podem tornar o estudo mais prazeroso e favorecer a construção de aprendizagens. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/226 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/226 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/226/182 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 11, n. 6 (2016): Pedagogia em Foco; 72-87 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742925940162560 |