BINGO COM NÚMEROS INTEIROS NA EJA: METODOLOGIA PARA ENSINAR REGRAS DE SINAIS NA OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ritianne de Fátima Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Costa, Ademir Brandão, Lopes, Thiago Beirigo, Leão, Marcelo Franco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/226
Resumo: Em plena era das tecnologias da informação e comunicação, o que ainda observamos na educação básica é que vivemos uma dicotomia entre o tradicionalismo e as novas práticas pedagógicas. O que se observa na maioria das aulas de matemática é o predomínio de metodologias ultrapassadas baseadas na resolução e repetição de exercícios. Tais situações não atendem as demandas para a formação crítica cidadã na atualidade e isso exige dos professores buscarem alternativas para que o ensino de matemática possibilite a construção de aprendizagens com significado. Esse estudo configura-se como relato de experiência, descritivo e exploratório, que discorre sobre um bingo para tornar o ensino da multiplicação com números inteiros mais prazeroso, dinâmico e interativo. Seu intuito foi amenizar as lacunas sobre multiplicação de números positivos e negativos não dirimidas na compreensão do assunto, geralmente associadas às regras de sinais. Seu desenvolvimento ocorreu no 2º semestre de 2014 e envolveu a turma da 3ª etapa do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino de Canaã dos Carajás/PA. A turma apresenta heterogeneidade quanto à classe social, idade, maturidade e gênero. No decorrer das atividades, surgiram situações interessantes em que os discentes socializavam suas percepções, tais como a da numeração das cartelas com números primos e em módulo, cuja composição quando em dois fatores onde um ou ambos sejam maiores do que 6 impossibilitavam completar a cartela de bingo. Para 88% dos participantes a estratégia facilitou a compreensão desses conceitos matemáticos. Portanto, ficou evidente que metodologias diferenciadas desenvolvidas no ensino de conteúdos matemáticos que exijam maior abstração, como é o caso das regras de sinais na multiplicação com números inteiros, podem tornar o estudo mais prazeroso e favorecer a construção de aprendizagens.
id FAMA-0_69e21331917ec4127cda46ddedb6a118
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/226
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling BINGO COM NÚMEROS INTEIROS NA EJA: METODOLOGIA PARA ENSINAR REGRAS DE SINAIS NA OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃOEstratégia de ensino. Jogo. Multiplicação.Em plena era das tecnologias da informação e comunicação, o que ainda observamos na educação básica é que vivemos uma dicotomia entre o tradicionalismo e as novas práticas pedagógicas. O que se observa na maioria das aulas de matemática é o predomínio de metodologias ultrapassadas baseadas na resolução e repetição de exercícios. Tais situações não atendem as demandas para a formação crítica cidadã na atualidade e isso exige dos professores buscarem alternativas para que o ensino de matemática possibilite a construção de aprendizagens com significado. Esse estudo configura-se como relato de experiência, descritivo e exploratório, que discorre sobre um bingo para tornar o ensino da multiplicação com números inteiros mais prazeroso, dinâmico e interativo. Seu intuito foi amenizar as lacunas sobre multiplicação de números positivos e negativos não dirimidas na compreensão do assunto, geralmente associadas às regras de sinais. Seu desenvolvimento ocorreu no 2º semestre de 2014 e envolveu a turma da 3ª etapa do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino de Canaã dos Carajás/PA. A turma apresenta heterogeneidade quanto à classe social, idade, maturidade e gênero. No decorrer das atividades, surgiram situações interessantes em que os discentes socializavam suas percepções, tais como a da numeração das cartelas com números primos e em módulo, cuja composição quando em dois fatores onde um ou ambos sejam maiores do que 6 impossibilitavam completar a cartela de bingo. Para 88% dos participantes a estratégia facilitou a compreensão desses conceitos matemáticos. Portanto, ficou evidente que metodologias diferenciadas desenvolvidas no ensino de conteúdos matemáticos que exijam maior abstração, como é o caso das regras de sinais na multiplicação com números inteiros, podem tornar o estudo mais prazeroso e favorecer a construção de aprendizagens.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAOliveira, Ritianne de Fátima SilvaCosta, Ademir BrandãoLopes, Thiago BeirigoLeão, Marcelo Franco2016-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/226Pedagogia em Foco; v. 11, n. 6 (2016): Pedagogia em Foco; 72-872178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/226/182Direitos autorais 2016 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/226Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:15.99Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv BINGO COM NÚMEROS INTEIROS NA EJA: METODOLOGIA PARA ENSINAR REGRAS DE SINAIS NA OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO
title BINGO COM NÚMEROS INTEIROS NA EJA: METODOLOGIA PARA ENSINAR REGRAS DE SINAIS NA OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO
spellingShingle BINGO COM NÚMEROS INTEIROS NA EJA: METODOLOGIA PARA ENSINAR REGRAS DE SINAIS NA OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO
Oliveira, Ritianne de Fátima Silva
Estratégia de ensino. Jogo. Multiplicação.
title_short BINGO COM NÚMEROS INTEIROS NA EJA: METODOLOGIA PARA ENSINAR REGRAS DE SINAIS NA OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO
title_full BINGO COM NÚMEROS INTEIROS NA EJA: METODOLOGIA PARA ENSINAR REGRAS DE SINAIS NA OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO
title_fullStr BINGO COM NÚMEROS INTEIROS NA EJA: METODOLOGIA PARA ENSINAR REGRAS DE SINAIS NA OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO
title_full_unstemmed BINGO COM NÚMEROS INTEIROS NA EJA: METODOLOGIA PARA ENSINAR REGRAS DE SINAIS NA OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO
title_sort BINGO COM NÚMEROS INTEIROS NA EJA: METODOLOGIA PARA ENSINAR REGRAS DE SINAIS NA OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO
author Oliveira, Ritianne de Fátima Silva
author_facet Oliveira, Ritianne de Fátima Silva
Costa, Ademir Brandão
Lopes, Thiago Beirigo
Leão, Marcelo Franco
author_role author
author2 Costa, Ademir Brandão
Lopes, Thiago Beirigo
Leão, Marcelo Franco
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ritianne de Fátima Silva
Costa, Ademir Brandão
Lopes, Thiago Beirigo
Leão, Marcelo Franco
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia de ensino. Jogo. Multiplicação.
topic Estratégia de ensino. Jogo. Multiplicação.
dc.description.none.fl_txt_mv Em plena era das tecnologias da informação e comunicação, o que ainda observamos na educação básica é que vivemos uma dicotomia entre o tradicionalismo e as novas práticas pedagógicas. O que se observa na maioria das aulas de matemática é o predomínio de metodologias ultrapassadas baseadas na resolução e repetição de exercícios. Tais situações não atendem as demandas para a formação crítica cidadã na atualidade e isso exige dos professores buscarem alternativas para que o ensino de matemática possibilite a construção de aprendizagens com significado. Esse estudo configura-se como relato de experiência, descritivo e exploratório, que discorre sobre um bingo para tornar o ensino da multiplicação com números inteiros mais prazeroso, dinâmico e interativo. Seu intuito foi amenizar as lacunas sobre multiplicação de números positivos e negativos não dirimidas na compreensão do assunto, geralmente associadas às regras de sinais. Seu desenvolvimento ocorreu no 2º semestre de 2014 e envolveu a turma da 3ª etapa do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino de Canaã dos Carajás/PA. A turma apresenta heterogeneidade quanto à classe social, idade, maturidade e gênero. No decorrer das atividades, surgiram situações interessantes em que os discentes socializavam suas percepções, tais como a da numeração das cartelas com números primos e em módulo, cuja composição quando em dois fatores onde um ou ambos sejam maiores do que 6 impossibilitavam completar a cartela de bingo. Para 88% dos participantes a estratégia facilitou a compreensão desses conceitos matemáticos. Portanto, ficou evidente que metodologias diferenciadas desenvolvidas no ensino de conteúdos matemáticos que exijam maior abstração, como é o caso das regras de sinais na multiplicação com números inteiros, podem tornar o estudo mais prazeroso e favorecer a construção de aprendizagens.
description Em plena era das tecnologias da informação e comunicação, o que ainda observamos na educação básica é que vivemos uma dicotomia entre o tradicionalismo e as novas práticas pedagógicas. O que se observa na maioria das aulas de matemática é o predomínio de metodologias ultrapassadas baseadas na resolução e repetição de exercícios. Tais situações não atendem as demandas para a formação crítica cidadã na atualidade e isso exige dos professores buscarem alternativas para que o ensino de matemática possibilite a construção de aprendizagens com significado. Esse estudo configura-se como relato de experiência, descritivo e exploratório, que discorre sobre um bingo para tornar o ensino da multiplicação com números inteiros mais prazeroso, dinâmico e interativo. Seu intuito foi amenizar as lacunas sobre multiplicação de números positivos e negativos não dirimidas na compreensão do assunto, geralmente associadas às regras de sinais. Seu desenvolvimento ocorreu no 2º semestre de 2014 e envolveu a turma da 3ª etapa do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino de Canaã dos Carajás/PA. A turma apresenta heterogeneidade quanto à classe social, idade, maturidade e gênero. No decorrer das atividades, surgiram situações interessantes em que os discentes socializavam suas percepções, tais como a da numeração das cartelas com números primos e em módulo, cuja composição quando em dois fatores onde um ou ambos sejam maiores do que 6 impossibilitavam completar a cartela de bingo. Para 88% dos participantes a estratégia facilitou a compreensão desses conceitos matemáticos. Portanto, ficou evidente que metodologias diferenciadas desenvolvidas no ensino de conteúdos matemáticos que exijam maior abstração, como é o caso das regras de sinais na multiplicação com números inteiros, podem tornar o estudo mais prazeroso e favorecer a construção de aprendizagens.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/226
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/226/182
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 11, n. 6 (2016): Pedagogia em Foco; 72-87
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742925940162560