Curso Semipresencial Promove Reflexão Sobre a Prática no Ensino de Álgebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Cassius T. C.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Portela, Gilda Maria Q., Statzner, João Rodrigo E., Waltz, Karen de A., Moura, Kelly R. Motta, Rangel, Letícia G., Silva, Maria Palmira da C., Maia, Tatiana Cardoso, Tinoco, Lucia A. de A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/266
Resumo: Este artigo tem origem na satisfação do grupo de Álgebra, do Setor Matemática, do ProjetoFundão, ao terminar duas edições de um curso semipresencial sobre ensino de Álgebra paraprofessores e futuros professores do Estado do Rio de Janeiro. Durante três anos, o gruporealizou um estudo sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico que teve como resultadoa publicação de um livro, em 2008, para servir de subsídio a professores interessadosem inovar sua prática nas aulas de Álgebra, do 6º ano do ano, do Ensino Fundamental ao 3ºano do Ensino Médio. Como o conhecimento pedagógico do conteúdo (Shulman, 1986)desenvolvido ao longo do trabalho foi rico e significativo, o grupo resolveu compartilhá-locom outros professores, por meio do curso. O seu sucesso em 2010 fez com que o repetíssemos,em 2011, para outros professores. Registramos aqui as ideias fundamentais sobre asquais giraram as reflexões do curso e observações, considerações e constatações possíveis apartir dele.
id SBEM_MAT-1_0d7e1bbbfc502ba5d0b37b0ec8d579e3
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/266
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Curso Semipresencial Promove Reflexão Sobre a Prática no Ensino de ÁlgebraEnsino de álgebraFormação continuadaCurso semipresencial.Este artigo tem origem na satisfação do grupo de Álgebra, do Setor Matemática, do ProjetoFundão, ao terminar duas edições de um curso semipresencial sobre ensino de Álgebra paraprofessores e futuros professores do Estado do Rio de Janeiro. Durante três anos, o gruporealizou um estudo sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico que teve como resultadoa publicação de um livro, em 2008, para servir de subsídio a professores interessadosem inovar sua prática nas aulas de Álgebra, do 6º ano do ano, do Ensino Fundamental ao 3ºano do Ensino Médio. Como o conhecimento pedagógico do conteúdo (Shulman, 1986)desenvolvido ao longo do trabalho foi rico e significativo, o grupo resolveu compartilhá-locom outros professores, por meio do curso. O seu sucesso em 2010 fez com que o repetíssemos,em 2011, para outros professores. Registramos aqui as ideias fundamentais sobre asquais giraram as reflexões do curso e observações, considerações e constatações possíveis apartir dele.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2013-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/266Educação Matemática em Revista; Número 34 - Novembro, 2011; 21 - 312317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/266/254Mendes, Cassius T. C.Portela, Gilda Maria Q.Statzner, João Rodrigo E.Waltz, Karen de A.Moura, Kelly R. MottaRangel, Letícia G.Silva, Maria Palmira da C.Maia, Tatiana CardosoTinoco, Lucia A. de A.info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T15:39:51Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/266Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2024-04-22T15:39:51Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Curso Semipresencial Promove Reflexão Sobre a Prática no Ensino de Álgebra
title Curso Semipresencial Promove Reflexão Sobre a Prática no Ensino de Álgebra
spellingShingle Curso Semipresencial Promove Reflexão Sobre a Prática no Ensino de Álgebra
Mendes, Cassius T. C.
Ensino de álgebra
Formação continuada
Curso semipresencial.
title_short Curso Semipresencial Promove Reflexão Sobre a Prática no Ensino de Álgebra
title_full Curso Semipresencial Promove Reflexão Sobre a Prática no Ensino de Álgebra
title_fullStr Curso Semipresencial Promove Reflexão Sobre a Prática no Ensino de Álgebra
title_full_unstemmed Curso Semipresencial Promove Reflexão Sobre a Prática no Ensino de Álgebra
title_sort Curso Semipresencial Promove Reflexão Sobre a Prática no Ensino de Álgebra
author Mendes, Cassius T. C.
author_facet Mendes, Cassius T. C.
Portela, Gilda Maria Q.
Statzner, João Rodrigo E.
Waltz, Karen de A.
Moura, Kelly R. Motta
Rangel, Letícia G.
Silva, Maria Palmira da C.
Maia, Tatiana Cardoso
Tinoco, Lucia A. de A.
author_role author
author2 Portela, Gilda Maria Q.
Statzner, João Rodrigo E.
Waltz, Karen de A.
Moura, Kelly R. Motta
Rangel, Letícia G.
Silva, Maria Palmira da C.
Maia, Tatiana Cardoso
Tinoco, Lucia A. de A.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Cassius T. C.
Portela, Gilda Maria Q.
Statzner, João Rodrigo E.
Waltz, Karen de A.
Moura, Kelly R. Motta
Rangel, Letícia G.
Silva, Maria Palmira da C.
Maia, Tatiana Cardoso
Tinoco, Lucia A. de A.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de álgebra
Formação continuada
Curso semipresencial.
topic Ensino de álgebra
Formação continuada
Curso semipresencial.
description Este artigo tem origem na satisfação do grupo de Álgebra, do Setor Matemática, do ProjetoFundão, ao terminar duas edições de um curso semipresencial sobre ensino de Álgebra paraprofessores e futuros professores do Estado do Rio de Janeiro. Durante três anos, o gruporealizou um estudo sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico que teve como resultadoa publicação de um livro, em 2008, para servir de subsídio a professores interessadosem inovar sua prática nas aulas de Álgebra, do 6º ano do ano, do Ensino Fundamental ao 3ºano do Ensino Médio. Como o conhecimento pedagógico do conteúdo (Shulman, 1986)desenvolvido ao longo do trabalho foi rico e significativo, o grupo resolveu compartilhá-locom outros professores, por meio do curso. O seu sucesso em 2010 fez com que o repetíssemos,em 2011, para outros professores. Registramos aqui as ideias fundamentais sobre asquais giraram as reflexões do curso e observações, considerações e constatações possíveis apartir dele.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/266
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/266/254
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; Número 34 - Novembro, 2011; 21 - 31
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050128191717376