O currículo com abordagem etnomatemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Kátia Cristina de Menezes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1085
Resumo: O Programa de Etnomatemática procura delinear possíveis caminhos que valorizem os desejos, a cultura e o meio social dos alunos. Ao enfocar situações em que a matemática é utilizada o cotidiano, o professor pode fazer com que o aluno estabeleça uma relação que parte de algo conhecido para atingir um novo saber que poderá ser utilizado em outras situações. De acordo com esta perspectiva, a matemática é considerada uma ferramenta para que o aluno possa articular seus conhecimentos na resolução de problemas, confirmando o pressuposto de que todas as disciplinas são importantes e inter-relacionadas e favorecendo, assim, a contextualização e a transdiciplinaridade com ênfase na cultura para se obter transcendência. Este artigo propõe algumas reflexões críticas sobre o currículo escolar, muitas vezes imposto aos alunos sem que se leve em consideração seus anseios e o contexto político, social e cultural em que estão inseridos. Procura, além disso, examinar resultados empíricos de uma experiência em sala de aula desenvolvida com olhar etnimatemático, com assuntos contextualizados, de interesse dos alunos, e que valoriza o conhecimento popular que estes trazem para a escola.
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