Currículo de matemática embasado na perspectiva do Programa Etnomatemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Monica Marra de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Souza, Roberto Barcelos, Silva, Matheus Moreira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1355
Resumo: Este artigo busca compreender as possíveis contribuições do trivium proposto por D’Ambrosio no intuito de se despertar um repensar sobre o currículo de Matemática, na perspectiva do Programa Etnomatemática. Mostra-se como se constitui um currículo embasado no Programa Etnomatemática pelas vertentes do trivium (literacia, materacia e tecnoracia), proposto por D’Ambrosio, no contexto da Etnomatemática. Foi feita uma revisão da literatura em várias obras de D’Ambrosio, Milton Rosa e Daniel Orey (2006), Oleneva Sousa (2016) e Kistemann Jr (2014). Dessarte, para realizar o estudo, apoia-se nos fundamentos deste programa, um ensino de Matemática no cenário da transdisciplinaridade, com viabilização e uso crítico de instrumentos comunicativos, analíticos e materiais do contexto sociocultural, estimulando a apreensão da realidade complexa pela articulação dos elementos e fenômenos que passam entre, além e por meio das disciplinas.
id SBEM_MAT-1_520e96d2f513abe2bde2b440ff4db6f7
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1355
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Currículo de matemática embasado na perspectiva do Programa EtnomatemáticaPrograma Etnomatemática. Currículo. Trivium. Transdisciplinaridade.Este artigo busca compreender as possíveis contribuições do trivium proposto por D’Ambrosio no intuito de se despertar um repensar sobre o currículo de Matemática, na perspectiva do Programa Etnomatemática. Mostra-se como se constitui um currículo embasado no Programa Etnomatemática pelas vertentes do trivium (literacia, materacia e tecnoracia), proposto por D’Ambrosio, no contexto da Etnomatemática. Foi feita uma revisão da literatura em várias obras de D’Ambrosio, Milton Rosa e Daniel Orey (2006), Oleneva Sousa (2016) e Kistemann Jr (2014). Dessarte, para realizar o estudo, apoia-se nos fundamentos deste programa, um ensino de Matemática no cenário da transdisciplinaridade, com viabilização e uso crítico de instrumentos comunicativos, analíticos e materiais do contexto sociocultural, estimulando a apreensão da realidade complexa pela articulação dos elementos e fenômenos que passam entre, além e por meio das disciplinas.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1355Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 60 (2018): out./dez.; 347-3622317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1355/pdfCopyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Monica Marra de OliveiraSouza, Roberto BarcelosSilva, Matheus Moreira da2022-12-23T10:52:32Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1355Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:52:32Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo de matemática embasado na perspectiva do Programa Etnomatemática
title Currículo de matemática embasado na perspectiva do Programa Etnomatemática
spellingShingle Currículo de matemática embasado na perspectiva do Programa Etnomatemática
Santos, Monica Marra de Oliveira
Programa Etnomatemática. Currículo. Trivium. Transdisciplinaridade.
title_short Currículo de matemática embasado na perspectiva do Programa Etnomatemática
title_full Currículo de matemática embasado na perspectiva do Programa Etnomatemática
title_fullStr Currículo de matemática embasado na perspectiva do Programa Etnomatemática
title_full_unstemmed Currículo de matemática embasado na perspectiva do Programa Etnomatemática
title_sort Currículo de matemática embasado na perspectiva do Programa Etnomatemática
author Santos, Monica Marra de Oliveira
author_facet Santos, Monica Marra de Oliveira
Souza, Roberto Barcelos
Silva, Matheus Moreira da
author_role author
author2 Souza, Roberto Barcelos
Silva, Matheus Moreira da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Monica Marra de Oliveira
Souza, Roberto Barcelos
Silva, Matheus Moreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Etnomatemática. Currículo. Trivium. Transdisciplinaridade.
topic Programa Etnomatemática. Currículo. Trivium. Transdisciplinaridade.
description Este artigo busca compreender as possíveis contribuições do trivium proposto por D’Ambrosio no intuito de se despertar um repensar sobre o currículo de Matemática, na perspectiva do Programa Etnomatemática. Mostra-se como se constitui um currículo embasado no Programa Etnomatemática pelas vertentes do trivium (literacia, materacia e tecnoracia), proposto por D’Ambrosio, no contexto da Etnomatemática. Foi feita uma revisão da literatura em várias obras de D’Ambrosio, Milton Rosa e Daniel Orey (2006), Oleneva Sousa (2016) e Kistemann Jr (2014). Dessarte, para realizar o estudo, apoia-se nos fundamentos deste programa, um ensino de Matemática no cenário da transdisciplinaridade, com viabilização e uso crítico de instrumentos comunicativos, analíticos e materiais do contexto sociocultural, estimulando a apreensão da realidade complexa pela articulação dos elementos e fenômenos que passam entre, além e por meio das disciplinas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1355
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1355/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 60 (2018): out./dez.; 347-362
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050130229100544