O software Aplusix e a resolução de inequações: um estudo de erros e acertos de estudantes do 1º ano de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Veridiana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Travassos, Wilian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/689
Resumo: O conceito de inequação se faz presente nos documentos curriculares de Matemática desde o quarto ciclo do Ensino Fundamental. No entanto, pesquisas mostram que estudantes do Curso de Matemática apresentam dificuldades em relação a este conceito. Assim, este trabalho traz parte de uma pesquisa realizada com 16 estudantes do 1º ano de Matemática de uma Universidade pública, que teve como objetivo indicar erros e acertos manifestados pelos estudantes, relacionados às inequações e, ao mesmo tempo, propiciar aprendizagens aos estudantes envolvidos. Para isso, foram implementadas tarefas sobre inequações envolvendo diferentes operações e propriedades matemáticas. A resolução das tarefas pelos estudantes e a coleta de dados ocorreu por meio do software Aplusix. Dentre as dificuldades manifestadas, destacam-se a multiplicação e a divisão por um número negativo. Ademais, o software Aplusix teve um papel fundamental para proporcionar aos acadêmicos o reconhecimento de seus erros, propiciando aprendizagens no que se refere às inequações.
id SBEM_MAT-1_154818ce63bca38b602e33e4152c7483
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/689
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling O software Aplusix e a resolução de inequações: um estudo de erros e acertos de estudantes do 1º ano de matemáticaO conceito de inequação se faz presente nos documentos curriculares de Matemática desde o quarto ciclo do Ensino Fundamental. No entanto, pesquisas mostram que estudantes do Curso de Matemática apresentam dificuldades em relação a este conceito. Assim, este trabalho traz parte de uma pesquisa realizada com 16 estudantes do 1º ano de Matemática de uma Universidade pública, que teve como objetivo indicar erros e acertos manifestados pelos estudantes, relacionados às inequações e, ao mesmo tempo, propiciar aprendizagens aos estudantes envolvidos. Para isso, foram implementadas tarefas sobre inequações envolvendo diferentes operações e propriedades matemáticas. A resolução das tarefas pelos estudantes e a coleta de dados ocorreu por meio do software Aplusix. Dentre as dificuldades manifestadas, destacam-se a multiplicação e a divisão por um número negativo. Ademais, o software Aplusix teve um papel fundamental para proporcionar aos acadêmicos o reconhecimento de seus erros, propiciando aprendizagens no que se refere às inequações.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/689Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 53 (2017): jan./mar.; 85-982317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/689/pdf_1Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessRezende, VeridianaTravassos, Wilian2022-12-26T15:18:57Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/689Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-26T15:18:57Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv O software Aplusix e a resolução de inequações: um estudo de erros e acertos de estudantes do 1º ano de matemática
title O software Aplusix e a resolução de inequações: um estudo de erros e acertos de estudantes do 1º ano de matemática
spellingShingle O software Aplusix e a resolução de inequações: um estudo de erros e acertos de estudantes do 1º ano de matemática
Rezende, Veridiana
title_short O software Aplusix e a resolução de inequações: um estudo de erros e acertos de estudantes do 1º ano de matemática
title_full O software Aplusix e a resolução de inequações: um estudo de erros e acertos de estudantes do 1º ano de matemática
title_fullStr O software Aplusix e a resolução de inequações: um estudo de erros e acertos de estudantes do 1º ano de matemática
title_full_unstemmed O software Aplusix e a resolução de inequações: um estudo de erros e acertos de estudantes do 1º ano de matemática
title_sort O software Aplusix e a resolução de inequações: um estudo de erros e acertos de estudantes do 1º ano de matemática
author Rezende, Veridiana
author_facet Rezende, Veridiana
Travassos, Wilian
author_role author
author2 Travassos, Wilian
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Veridiana
Travassos, Wilian
description O conceito de inequação se faz presente nos documentos curriculares de Matemática desde o quarto ciclo do Ensino Fundamental. No entanto, pesquisas mostram que estudantes do Curso de Matemática apresentam dificuldades em relação a este conceito. Assim, este trabalho traz parte de uma pesquisa realizada com 16 estudantes do 1º ano de Matemática de uma Universidade pública, que teve como objetivo indicar erros e acertos manifestados pelos estudantes, relacionados às inequações e, ao mesmo tempo, propiciar aprendizagens aos estudantes envolvidos. Para isso, foram implementadas tarefas sobre inequações envolvendo diferentes operações e propriedades matemáticas. A resolução das tarefas pelos estudantes e a coleta de dados ocorreu por meio do software Aplusix. Dentre as dificuldades manifestadas, destacam-se a multiplicação e a divisão por um número negativo. Ademais, o software Aplusix teve um papel fundamental para proporcionar aos acadêmicos o reconhecimento de seus erros, propiciando aprendizagens no que se refere às inequações.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/689
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/689/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 53 (2017): jan./mar.; 85-98
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050128945643520