O software Aplusix e a resolução de inequações: um estudo de erros e acertos de estudantes do 1º ano de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/689 |
Resumo: | O conceito de inequação se faz presente nos documentos curriculares de Matemática desde o quarto ciclo do Ensino Fundamental. No entanto, pesquisas mostram que estudantes do Curso de Matemática apresentam dificuldades em relação a este conceito. Assim, este trabalho traz parte de uma pesquisa realizada com 16 estudantes do 1º ano de Matemática de uma Universidade pública, que teve como objetivo indicar erros e acertos manifestados pelos estudantes, relacionados às inequações e, ao mesmo tempo, propiciar aprendizagens aos estudantes envolvidos. Para isso, foram implementadas tarefas sobre inequações envolvendo diferentes operações e propriedades matemáticas. A resolução das tarefas pelos estudantes e a coleta de dados ocorreu por meio do software Aplusix. Dentre as dificuldades manifestadas, destacam-se a multiplicação e a divisão por um número negativo. Ademais, o software Aplusix teve um papel fundamental para proporcionar aos acadêmicos o reconhecimento de seus erros, propiciando aprendizagens no que se refere às inequações. |
id |
SBEM_MAT-1_154818ce63bca38b602e33e4152c7483 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/689 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
O software Aplusix e a resolução de inequações: um estudo de erros e acertos de estudantes do 1º ano de matemáticaO conceito de inequação se faz presente nos documentos curriculares de Matemática desde o quarto ciclo do Ensino Fundamental. No entanto, pesquisas mostram que estudantes do Curso de Matemática apresentam dificuldades em relação a este conceito. Assim, este trabalho traz parte de uma pesquisa realizada com 16 estudantes do 1º ano de Matemática de uma Universidade pública, que teve como objetivo indicar erros e acertos manifestados pelos estudantes, relacionados às inequações e, ao mesmo tempo, propiciar aprendizagens aos estudantes envolvidos. Para isso, foram implementadas tarefas sobre inequações envolvendo diferentes operações e propriedades matemáticas. A resolução das tarefas pelos estudantes e a coleta de dados ocorreu por meio do software Aplusix. Dentre as dificuldades manifestadas, destacam-se a multiplicação e a divisão por um número negativo. Ademais, o software Aplusix teve um papel fundamental para proporcionar aos acadêmicos o reconhecimento de seus erros, propiciando aprendizagens no que se refere às inequações.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/689Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 53 (2017): jan./mar.; 85-982317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/689/pdf_1Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessRezende, VeridianaTravassos, Wilian2022-12-26T15:18:57Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/689Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-26T15:18:57Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O software Aplusix e a resolução de inequações: um estudo de erros e acertos de estudantes do 1º ano de matemática |
title |
O software Aplusix e a resolução de inequações: um estudo de erros e acertos de estudantes do 1º ano de matemática |
spellingShingle |
O software Aplusix e a resolução de inequações: um estudo de erros e acertos de estudantes do 1º ano de matemática Rezende, Veridiana |
title_short |
O software Aplusix e a resolução de inequações: um estudo de erros e acertos de estudantes do 1º ano de matemática |
title_full |
O software Aplusix e a resolução de inequações: um estudo de erros e acertos de estudantes do 1º ano de matemática |
title_fullStr |
O software Aplusix e a resolução de inequações: um estudo de erros e acertos de estudantes do 1º ano de matemática |
title_full_unstemmed |
O software Aplusix e a resolução de inequações: um estudo de erros e acertos de estudantes do 1º ano de matemática |
title_sort |
O software Aplusix e a resolução de inequações: um estudo de erros e acertos de estudantes do 1º ano de matemática |
author |
Rezende, Veridiana |
author_facet |
Rezende, Veridiana Travassos, Wilian |
author_role |
author |
author2 |
Travassos, Wilian |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezende, Veridiana Travassos, Wilian |
description |
O conceito de inequação se faz presente nos documentos curriculares de Matemática desde o quarto ciclo do Ensino Fundamental. No entanto, pesquisas mostram que estudantes do Curso de Matemática apresentam dificuldades em relação a este conceito. Assim, este trabalho traz parte de uma pesquisa realizada com 16 estudantes do 1º ano de Matemática de uma Universidade pública, que teve como objetivo indicar erros e acertos manifestados pelos estudantes, relacionados às inequações e, ao mesmo tempo, propiciar aprendizagens aos estudantes envolvidos. Para isso, foram implementadas tarefas sobre inequações envolvendo diferentes operações e propriedades matemáticas. A resolução das tarefas pelos estudantes e a coleta de dados ocorreu por meio do software Aplusix. Dentre as dificuldades manifestadas, destacam-se a multiplicação e a divisão por um número negativo. Ademais, o software Aplusix teve um papel fundamental para proporcionar aos acadêmicos o reconhecimento de seus erros, propiciando aprendizagens no que se refere às inequações. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/689 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/689 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/689/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 53 (2017): jan./mar.; 85-98 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050128945643520 |