Desafios do Ensinar e Aprender Matemática: Uma Experiência Com o Uso de Lousa Digital e Applet No Estudo de Produtos Notáveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/262 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo apresentar uma experiência desenvolvida em sala de aula com o uso da lousa digital e de um applet para o estudo dos produtos notáveis, especificamente, o quadrado da soma de dois termos, envolvendo alunos do 8o ano, do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Campo Grande, MS. São analisados os papéis assumidos pelo profes- sor e pelos alunos durante uma aula desenvolvida em abril, de 2013, e as contribuições das tecnologias digitais para esse processo. Os resultados evidenciaram que a abordagem do uso da lousa digital favoreceu a identificação, pelos alunos, das relações entre o quadrado da soma de dois termos e a representação de áreas de quadrados. |
id |
SBEM_MAT-1_1c1b7d025cf5ccb6a7980dbd38f5a1bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/262 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios do Ensinar e Aprender Matemática: Uma Experiência Com o Uso de Lousa Digital e Applet No Estudo de Produtos NotáveisProdutos notáveislousa digitalaula de matemática.Este artigo tem por objetivo apresentar uma experiência desenvolvida em sala de aula com o uso da lousa digital e de um applet para o estudo dos produtos notáveis, especificamente, o quadrado da soma de dois termos, envolvendo alunos do 8o ano, do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Campo Grande, MS. São analisados os papéis assumidos pelo profes- sor e pelos alunos durante uma aula desenvolvida em abril, de 2013, e as contribuições das tecnologias digitais para esse processo. Os resultados evidenciaram que a abordagem do uso da lousa digital favoreceu a identificação, pelos alunos, das relações entre o quadrado da soma de dois termos e a representação de áreas de quadrados.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2013-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/262Educação Matemática em Revista; Número 37 - Novembro, 2012; 32 - 422317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/262/250Gonçalves, Maria José Santana VieiraScherer, Suelyinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T15:39:51Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/262Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2024-04-22T15:39:51Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios do Ensinar e Aprender Matemática: Uma Experiência Com o Uso de Lousa Digital e Applet No Estudo de Produtos Notáveis |
title |
Desafios do Ensinar e Aprender Matemática: Uma Experiência Com o Uso de Lousa Digital e Applet No Estudo de Produtos Notáveis |
spellingShingle |
Desafios do Ensinar e Aprender Matemática: Uma Experiência Com o Uso de Lousa Digital e Applet No Estudo de Produtos Notáveis Gonçalves, Maria José Santana Vieira Produtos notáveis lousa digital aula de matemática. |
title_short |
Desafios do Ensinar e Aprender Matemática: Uma Experiência Com o Uso de Lousa Digital e Applet No Estudo de Produtos Notáveis |
title_full |
Desafios do Ensinar e Aprender Matemática: Uma Experiência Com o Uso de Lousa Digital e Applet No Estudo de Produtos Notáveis |
title_fullStr |
Desafios do Ensinar e Aprender Matemática: Uma Experiência Com o Uso de Lousa Digital e Applet No Estudo de Produtos Notáveis |
title_full_unstemmed |
Desafios do Ensinar e Aprender Matemática: Uma Experiência Com o Uso de Lousa Digital e Applet No Estudo de Produtos Notáveis |
title_sort |
Desafios do Ensinar e Aprender Matemática: Uma Experiência Com o Uso de Lousa Digital e Applet No Estudo de Produtos Notáveis |
author |
Gonçalves, Maria José Santana Vieira |
author_facet |
Gonçalves, Maria José Santana Vieira Scherer, Suely |
author_role |
author |
author2 |
Scherer, Suely |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Maria José Santana Vieira Scherer, Suely |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produtos notáveis lousa digital aula de matemática. |
topic |
Produtos notáveis lousa digital aula de matemática. |
description |
Este artigo tem por objetivo apresentar uma experiência desenvolvida em sala de aula com o uso da lousa digital e de um applet para o estudo dos produtos notáveis, especificamente, o quadrado da soma de dois termos, envolvendo alunos do 8o ano, do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Campo Grande, MS. São analisados os papéis assumidos pelo profes- sor e pelos alunos durante uma aula desenvolvida em abril, de 2013, e as contribuições das tecnologias digitais para esse processo. Os resultados evidenciaram que a abordagem do uso da lousa digital favoreceu a identificação, pelos alunos, das relações entre o quadrado da soma de dois termos e a representação de áreas de quadrados. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/262 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/262 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/262/250 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; Número 37 - Novembro, 2012; 32 - 42 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050128187523072 |