Tecnologias Concretas e Digitais Aplicadas ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Matémática Inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/207 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de pesquisas acerca de metodolo-gias de ensino direcionadas a deficientes visuais (DV), com base em Tecnologias de Infor-mação e Comunicação (TICs) e materiais concretos para o ensino de equações algébricas e de gráficos de funções de modo a favorecer o processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual, no ensino regular. Além disso, visa relatar a experiência didático-pedagógica dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática, bolsistas do PIBID, Pro-grama Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco, do ponto de vista da inclusão de alunos com deficiência visual. Os resultados do estudo e da pesquisa foram disponibilizados no formato de texto e de videoaula em um blog como ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem. Os objetivos foram atingidos tanto do ponto de vista da aprendizagem dos alunos do ensino médio, quan-to da capacitação dos alunos do PIBID, os quais tiveram a oportunidade de utilizar uma me-todologia de ensino inclusiva, aprender a escrita Braille, o uso do Soroban e conhecimentos específicos das TICs, recursos essenciais para a prática pedagógica em sala de aula. |
id |
SBEM_MAT-1_1c6b370b276885e871a11adddf983cd4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/207 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias Concretas e Digitais Aplicadas ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Matémática InclusivaMatemática InclusivaTecnologias de Informação e ComunicaçãoMateriais Concretos.Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de pesquisas acerca de metodolo-gias de ensino direcionadas a deficientes visuais (DV), com base em Tecnologias de Infor-mação e Comunicação (TICs) e materiais concretos para o ensino de equações algébricas e de gráficos de funções de modo a favorecer o processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual, no ensino regular. Além disso, visa relatar a experiência didático-pedagógica dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática, bolsistas do PIBID, Pro-grama Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco, do ponto de vista da inclusão de alunos com deficiência visual. Os resultados do estudo e da pesquisa foram disponibilizados no formato de texto e de videoaula em um blog como ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem. Os objetivos foram atingidos tanto do ponto de vista da aprendizagem dos alunos do ensino médio, quan-to da capacitação dos alunos do PIBID, os quais tiveram a oportunidade de utilizar uma me-todologia de ensino inclusiva, aprender a escrita Braille, o uso do Soroban e conhecimentos específicos das TICs, recursos essenciais para a prática pedagógica em sala de aula.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2013-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/207Educação Matemática em Revista; Número 32 - Março, 2011; 52 - 602317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/207/197Figueroa, Teodora PinheiroDe Bortoli Fávero, Eliane MariaCamargo Almeida, Braian Lucasdos Santos, Josiane Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T15:39:47Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/207Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2024-04-22T15:39:47Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias Concretas e Digitais Aplicadas ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Matémática Inclusiva |
title |
Tecnologias Concretas e Digitais Aplicadas ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Matémática Inclusiva |
spellingShingle |
Tecnologias Concretas e Digitais Aplicadas ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Matémática Inclusiva Figueroa, Teodora Pinheiro Matemática Inclusiva Tecnologias de Informação e Comunicação Materiais Concretos. |
title_short |
Tecnologias Concretas e Digitais Aplicadas ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Matémática Inclusiva |
title_full |
Tecnologias Concretas e Digitais Aplicadas ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Matémática Inclusiva |
title_fullStr |
Tecnologias Concretas e Digitais Aplicadas ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Matémática Inclusiva |
title_full_unstemmed |
Tecnologias Concretas e Digitais Aplicadas ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Matémática Inclusiva |
title_sort |
Tecnologias Concretas e Digitais Aplicadas ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Matémática Inclusiva |
author |
Figueroa, Teodora Pinheiro |
author_facet |
Figueroa, Teodora Pinheiro De Bortoli Fávero, Eliane Maria Camargo Almeida, Braian Lucas dos Santos, Josiane Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
De Bortoli Fávero, Eliane Maria Camargo Almeida, Braian Lucas dos Santos, Josiane Rodrigues |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueroa, Teodora Pinheiro De Bortoli Fávero, Eliane Maria Camargo Almeida, Braian Lucas dos Santos, Josiane Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Inclusiva Tecnologias de Informação e Comunicação Materiais Concretos. |
topic |
Matemática Inclusiva Tecnologias de Informação e Comunicação Materiais Concretos. |
description |
Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de pesquisas acerca de metodolo-gias de ensino direcionadas a deficientes visuais (DV), com base em Tecnologias de Infor-mação e Comunicação (TICs) e materiais concretos para o ensino de equações algébricas e de gráficos de funções de modo a favorecer o processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual, no ensino regular. Além disso, visa relatar a experiência didático-pedagógica dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática, bolsistas do PIBID, Pro-grama Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco, do ponto de vista da inclusão de alunos com deficiência visual. Os resultados do estudo e da pesquisa foram disponibilizados no formato de texto e de videoaula em um blog como ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem. Os objetivos foram atingidos tanto do ponto de vista da aprendizagem dos alunos do ensino médio, quan-to da capacitação dos alunos do PIBID, os quais tiveram a oportunidade de utilizar uma me-todologia de ensino inclusiva, aprender a escrita Braille, o uso do Soroban e conhecimentos específicos das TICs, recursos essenciais para a prática pedagógica em sala de aula. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/207 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/207/197 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; Número 32 - Março, 2011; 52 - 60 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050127869804544 |