Tecnologias Concretas e Digitais Aplicadas ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Matémática Inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueroa, Teodora Pinheiro
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: De Bortoli Fávero, Eliane Maria, Camargo Almeida, Braian Lucas, dos Santos, Josiane Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/207
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de pesquisas acerca de metodolo-gias de ensino direcionadas a deficientes visuais (DV), com base em Tecnologias de Infor-mação e Comunicação (TICs) e materiais concretos para o ensino de equações algébricas e de gráficos de funções de modo a favorecer o processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual, no ensino regular. Além disso, visa relatar a experiência didático-pedagógica dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática, bolsistas do PIBID, Pro-grama Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco, do ponto de vista da inclusão de alunos com deficiência visual. Os resultados do estudo e da pesquisa foram disponibilizados no formato de texto e de videoaula em um blog como ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem. Os objetivos foram atingidos tanto do ponto de vista da aprendizagem dos alunos do ensino médio, quan-to da capacitação dos alunos do PIBID, os quais tiveram a oportunidade de utilizar uma me-todologia de ensino inclusiva, aprender a escrita Braille, o uso do Soroban e conhecimentos específicos das TICs, recursos essenciais para a prática pedagógica em sala de aula.
id SBEM_MAT-1_1c6b370b276885e871a11adddf983cd4
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/207
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Tecnologias Concretas e Digitais Aplicadas ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Matémática InclusivaMatemática InclusivaTecnologias de Informação e ComunicaçãoMateriais Concretos.Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de pesquisas acerca de metodolo-gias de ensino direcionadas a deficientes visuais (DV), com base em Tecnologias de Infor-mação e Comunicação (TICs) e materiais concretos para o ensino de equações algébricas e de gráficos de funções de modo a favorecer o processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual, no ensino regular. Além disso, visa relatar a experiência didático-pedagógica dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática, bolsistas do PIBID, Pro-grama Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco, do ponto de vista da inclusão de alunos com deficiência visual. Os resultados do estudo e da pesquisa foram disponibilizados no formato de texto e de videoaula em um blog como ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem. Os objetivos foram atingidos tanto do ponto de vista da aprendizagem dos alunos do ensino médio, quan-to da capacitação dos alunos do PIBID, os quais tiveram a oportunidade de utilizar uma me-todologia de ensino inclusiva, aprender a escrita Braille, o uso do Soroban e conhecimentos específicos das TICs, recursos essenciais para a prática pedagógica em sala de aula.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2013-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/207Educação Matemática em Revista; Número 32 - Março, 2011; 52 - 602317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/207/197Figueroa, Teodora PinheiroDe Bortoli Fávero, Eliane MariaCamargo Almeida, Braian Lucasdos Santos, Josiane Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T15:39:47Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/207Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2024-04-22T15:39:47Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias Concretas e Digitais Aplicadas ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Matémática Inclusiva
title Tecnologias Concretas e Digitais Aplicadas ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Matémática Inclusiva
spellingShingle Tecnologias Concretas e Digitais Aplicadas ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Matémática Inclusiva
Figueroa, Teodora Pinheiro
Matemática Inclusiva
Tecnologias de Informação e Comunicação
Materiais Concretos.
title_short Tecnologias Concretas e Digitais Aplicadas ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Matémática Inclusiva
title_full Tecnologias Concretas e Digitais Aplicadas ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Matémática Inclusiva
title_fullStr Tecnologias Concretas e Digitais Aplicadas ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Matémática Inclusiva
title_full_unstemmed Tecnologias Concretas e Digitais Aplicadas ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Matémática Inclusiva
title_sort Tecnologias Concretas e Digitais Aplicadas ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Matémática Inclusiva
author Figueroa, Teodora Pinheiro
author_facet Figueroa, Teodora Pinheiro
De Bortoli Fávero, Eliane Maria
Camargo Almeida, Braian Lucas
dos Santos, Josiane Rodrigues
author_role author
author2 De Bortoli Fávero, Eliane Maria
Camargo Almeida, Braian Lucas
dos Santos, Josiane Rodrigues
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueroa, Teodora Pinheiro
De Bortoli Fávero, Eliane Maria
Camargo Almeida, Braian Lucas
dos Santos, Josiane Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática Inclusiva
Tecnologias de Informação e Comunicação
Materiais Concretos.
topic Matemática Inclusiva
Tecnologias de Informação e Comunicação
Materiais Concretos.
description Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de pesquisas acerca de metodolo-gias de ensino direcionadas a deficientes visuais (DV), com base em Tecnologias de Infor-mação e Comunicação (TICs) e materiais concretos para o ensino de equações algébricas e de gráficos de funções de modo a favorecer o processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual, no ensino regular. Além disso, visa relatar a experiência didático-pedagógica dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática, bolsistas do PIBID, Pro-grama Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco, do ponto de vista da inclusão de alunos com deficiência visual. Os resultados do estudo e da pesquisa foram disponibilizados no formato de texto e de videoaula em um blog como ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem. Os objetivos foram atingidos tanto do ponto de vista da aprendizagem dos alunos do ensino médio, quan-to da capacitação dos alunos do PIBID, os quais tiveram a oportunidade de utilizar uma me-todologia de ensino inclusiva, aprender a escrita Braille, o uso do Soroban e conhecimentos específicos das TICs, recursos essenciais para a prática pedagógica em sala de aula.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/207
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/207/197
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; Número 32 - Março, 2011; 52 - 60
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050127869804544