O que o Exame Nacional de Cursos de Matemática está avaliando? Analisando alguns aspectos das cinco primeiras edições do “Provão”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1082 |
Resumo: | Este artigo pretende contribuir para a discussão sobre o Exame Nacional de Cursos – ENC, conhecido como Provão, em particular no que se refere aos cursos de Licenciatura em Matemática e colaborar para o aperfeiçoamento dessa avaliação. As polêmicas causadas no seio da comunidade científica e acadêmica pelo ENC ganharam espaço na mídia, em especial no que se refere à sua existência e à sua validade. Também o baixo desempenho dos alunos foi ponto de destaque. Tais questões acabaram por colocar em segundo plano, a discussão sobre a avaliação em si mesma. Afinal, o que o ENC da Matemática está avaliando? Em particular, o que está sinalizado para os cursos de licenciatura de matemática, especialmente no momento em que se discute a implementação de novas diretrizes curriculares? Existe ou não um descompasso entre os estudos sobre formação de professores e o que o ENC está avaliando? Buscarei organizar informações e dados que permitam esboçar respostas à essas questões, fazendo uso da literatura sobre formação de professores e de dados fornecidos pelo INEP/MEC. |
id |
SBEM_MAT-1_25ba7e85281dad90dc6a9c9682fac4d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/1082 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
O que o Exame Nacional de Cursos de Matemática está avaliando? Analisando alguns aspectos das cinco primeiras edições do “Provão”Este artigo pretende contribuir para a discussão sobre o Exame Nacional de Cursos – ENC, conhecido como Provão, em particular no que se refere aos cursos de Licenciatura em Matemática e colaborar para o aperfeiçoamento dessa avaliação. As polêmicas causadas no seio da comunidade científica e acadêmica pelo ENC ganharam espaço na mídia, em especial no que se refere à sua existência e à sua validade. Também o baixo desempenho dos alunos foi ponto de destaque. Tais questões acabaram por colocar em segundo plano, a discussão sobre a avaliação em si mesma. Afinal, o que o ENC da Matemática está avaliando? Em particular, o que está sinalizado para os cursos de licenciatura de matemática, especialmente no momento em que se discute a implementação de novas diretrizes curriculares? Existe ou não um descompasso entre os estudos sobre formação de professores e o que o ENC está avaliando? Buscarei organizar informações e dados que permitam esboçar respostas à essas questões, fazendo uso da literatura sobre formação de professores e de dados fornecidos pelo INEP/MEC.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1082Educação Matemática em Revista; Número 14 - Agosto, 2003; 11-172317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1082/610Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessPires, Celia Maria Carolino2018-01-09T17:32:52Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1082Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2018-01-09T17:32:52Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que o Exame Nacional de Cursos de Matemática está avaliando? Analisando alguns aspectos das cinco primeiras edições do “Provão” |
title |
O que o Exame Nacional de Cursos de Matemática está avaliando? Analisando alguns aspectos das cinco primeiras edições do “Provão” |
spellingShingle |
O que o Exame Nacional de Cursos de Matemática está avaliando? Analisando alguns aspectos das cinco primeiras edições do “Provão” Pires, Celia Maria Carolino |
title_short |
O que o Exame Nacional de Cursos de Matemática está avaliando? Analisando alguns aspectos das cinco primeiras edições do “Provão” |
title_full |
O que o Exame Nacional de Cursos de Matemática está avaliando? Analisando alguns aspectos das cinco primeiras edições do “Provão” |
title_fullStr |
O que o Exame Nacional de Cursos de Matemática está avaliando? Analisando alguns aspectos das cinco primeiras edições do “Provão” |
title_full_unstemmed |
O que o Exame Nacional de Cursos de Matemática está avaliando? Analisando alguns aspectos das cinco primeiras edições do “Provão” |
title_sort |
O que o Exame Nacional de Cursos de Matemática está avaliando? Analisando alguns aspectos das cinco primeiras edições do “Provão” |
author |
Pires, Celia Maria Carolino |
author_facet |
Pires, Celia Maria Carolino |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Celia Maria Carolino |
description |
Este artigo pretende contribuir para a discussão sobre o Exame Nacional de Cursos – ENC, conhecido como Provão, em particular no que se refere aos cursos de Licenciatura em Matemática e colaborar para o aperfeiçoamento dessa avaliação. As polêmicas causadas no seio da comunidade científica e acadêmica pelo ENC ganharam espaço na mídia, em especial no que se refere à sua existência e à sua validade. Também o baixo desempenho dos alunos foi ponto de destaque. Tais questões acabaram por colocar em segundo plano, a discussão sobre a avaliação em si mesma. Afinal, o que o ENC da Matemática está avaliando? Em particular, o que está sinalizado para os cursos de licenciatura de matemática, especialmente no momento em que se discute a implementação de novas diretrizes curriculares? Existe ou não um descompasso entre os estudos sobre formação de professores e o que o ENC está avaliando? Buscarei organizar informações e dados que permitam esboçar respostas à essas questões, fazendo uso da literatura sobre formação de professores e de dados fornecidos pelo INEP/MEC. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1082 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1082 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1082/610 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; Número 14 - Agosto, 2003; 11-17 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050129467834369 |