O que o Exame Nacional de Cursos de Matemática está avaliando? Analisando alguns aspectos das cinco primeiras edições do “Provão”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Celia Maria Carolino
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1082
Resumo: Este artigo pretende contribuir para a discussão sobre o Exame Nacional de Cursos – ENC, conhecido como Provão, em particular no que se refere aos cursos de Licenciatura em Matemática e colaborar para o aperfeiçoamento dessa avaliação. As polêmicas causadas no seio da comunidade científica e acadêmica pelo ENC ganharam espaço na mídia, em especial no que se refere à sua existência e à sua validade. Também o baixo desempenho dos alunos foi ponto de destaque. Tais questões acabaram por colocar em segundo plano, a discussão sobre a avaliação em si mesma. Afinal, o que o ENC da Matemática está avaliando? Em particular, o que está sinalizado para os cursos de licenciatura de matemática, especialmente no momento em que se discute a implementação de novas diretrizes curriculares? Existe ou não um descompasso entre os estudos sobre formação de professores e o que o ENC está avaliando? Buscarei organizar informações e dados que permitam esboçar respostas à essas questões, fazendo uso da literatura sobre formação de professores e de dados fornecidos pelo INEP/MEC.
id SBEM_MAT-1_25ba7e85281dad90dc6a9c9682fac4d4
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1082
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling O que o Exame Nacional de Cursos de Matemática está avaliando? Analisando alguns aspectos das cinco primeiras edições do “Provão”Este artigo pretende contribuir para a discussão sobre o Exame Nacional de Cursos – ENC, conhecido como Provão, em particular no que se refere aos cursos de Licenciatura em Matemática e colaborar para o aperfeiçoamento dessa avaliação. As polêmicas causadas no seio da comunidade científica e acadêmica pelo ENC ganharam espaço na mídia, em especial no que se refere à sua existência e à sua validade. Também o baixo desempenho dos alunos foi ponto de destaque. Tais questões acabaram por colocar em segundo plano, a discussão sobre a avaliação em si mesma. Afinal, o que o ENC da Matemática está avaliando? Em particular, o que está sinalizado para os cursos de licenciatura de matemática, especialmente no momento em que se discute a implementação de novas diretrizes curriculares? Existe ou não um descompasso entre os estudos sobre formação de professores e o que o ENC está avaliando? Buscarei organizar informações e dados que permitam esboçar respostas à essas questões, fazendo uso da literatura sobre formação de professores e de dados fornecidos pelo INEP/MEC.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1082Educação Matemática em Revista; Número 14 - Agosto, 2003; 11-172317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1082/610Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessPires, Celia Maria Carolino2018-01-09T17:32:52Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1082Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2018-01-09T17:32:52Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv O que o Exame Nacional de Cursos de Matemática está avaliando? Analisando alguns aspectos das cinco primeiras edições do “Provão”
title O que o Exame Nacional de Cursos de Matemática está avaliando? Analisando alguns aspectos das cinco primeiras edições do “Provão”
spellingShingle O que o Exame Nacional de Cursos de Matemática está avaliando? Analisando alguns aspectos das cinco primeiras edições do “Provão”
Pires, Celia Maria Carolino
title_short O que o Exame Nacional de Cursos de Matemática está avaliando? Analisando alguns aspectos das cinco primeiras edições do “Provão”
title_full O que o Exame Nacional de Cursos de Matemática está avaliando? Analisando alguns aspectos das cinco primeiras edições do “Provão”
title_fullStr O que o Exame Nacional de Cursos de Matemática está avaliando? Analisando alguns aspectos das cinco primeiras edições do “Provão”
title_full_unstemmed O que o Exame Nacional de Cursos de Matemática está avaliando? Analisando alguns aspectos das cinco primeiras edições do “Provão”
title_sort O que o Exame Nacional de Cursos de Matemática está avaliando? Analisando alguns aspectos das cinco primeiras edições do “Provão”
author Pires, Celia Maria Carolino
author_facet Pires, Celia Maria Carolino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Celia Maria Carolino
description Este artigo pretende contribuir para a discussão sobre o Exame Nacional de Cursos – ENC, conhecido como Provão, em particular no que se refere aos cursos de Licenciatura em Matemática e colaborar para o aperfeiçoamento dessa avaliação. As polêmicas causadas no seio da comunidade científica e acadêmica pelo ENC ganharam espaço na mídia, em especial no que se refere à sua existência e à sua validade. Também o baixo desempenho dos alunos foi ponto de destaque. Tais questões acabaram por colocar em segundo plano, a discussão sobre a avaliação em si mesma. Afinal, o que o ENC da Matemática está avaliando? Em particular, o que está sinalizado para os cursos de licenciatura de matemática, especialmente no momento em que se discute a implementação de novas diretrizes curriculares? Existe ou não um descompasso entre os estudos sobre formação de professores e o que o ENC está avaliando? Buscarei organizar informações e dados que permitam esboçar respostas à essas questões, fazendo uso da literatura sobre formação de professores e de dados fornecidos pelo INEP/MEC.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1082
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1082
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1082/610
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; Número 14 - Agosto, 2003; 11-17
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129467834369