Percepções de licenciandos e professores e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de Matemática: caso da Universidade do Estado da Bahia, campus VII
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1008 |
Resumo: | Discute-se a importância da utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Matemática (VALENTE, 1999; PONTE, 2002) e, por meio de um estudo realizado no Campus VII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), são apresentadas percepções de licenciandos e professores acerca das TIC no ensino de Matemática. O objetivo da pesquisa pautou-se em conhecer sobre como as TIC têm sido utilizadas pelos professores em seu processo pedagógico e sobre como os estudantes têm utilizado as TIC em seu processo formativo. Foram investigados 36 licenciandos em Matemática e três professores da instituição, por meio da análise de documento oficial do curso, questionário misto e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, de modo qualitativo. Observou-se que os licenciandos ainda possuem visões instrumentais do uso dessas tecnologias, que sua utilização está mais restrita a professores da área da informática, além da necessidade de uma abordagem mais explícita de uso das TIC no ensino de Matemática. |
id |
SBEM_MAT-1_309fd9afb8ecf6e2be4e23b379311535 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/1008 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções de licenciandos e professores e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de Matemática: caso da Universidade do Estado da Bahia, campus VIIDiscute-se a importância da utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Matemática (VALENTE, 1999; PONTE, 2002) e, por meio de um estudo realizado no Campus VII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), são apresentadas percepções de licenciandos e professores acerca das TIC no ensino de Matemática. O objetivo da pesquisa pautou-se em conhecer sobre como as TIC têm sido utilizadas pelos professores em seu processo pedagógico e sobre como os estudantes têm utilizado as TIC em seu processo formativo. Foram investigados 36 licenciandos em Matemática e três professores da instituição, por meio da análise de documento oficial do curso, questionário misto e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, de modo qualitativo. Observou-se que os licenciandos ainda possuem visões instrumentais do uso dessas tecnologias, que sua utilização está mais restrita a professores da área da informática, além da necessidade de uma abordagem mais explícita de uso das TIC no ensino de Matemática. Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1008Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 59 (2018): jul./set.; 24-382317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1008/pdfCopyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares da Silva Junior, GeraldoSoares Lemos Shaw, Gisele2022-12-23T10:53:24Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1008Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:53:24Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções de licenciandos e professores e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de Matemática: caso da Universidade do Estado da Bahia, campus VII |
title |
Percepções de licenciandos e professores e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de Matemática: caso da Universidade do Estado da Bahia, campus VII |
spellingShingle |
Percepções de licenciandos e professores e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de Matemática: caso da Universidade do Estado da Bahia, campus VII Soares da Silva Junior, Geraldo |
title_short |
Percepções de licenciandos e professores e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de Matemática: caso da Universidade do Estado da Bahia, campus VII |
title_full |
Percepções de licenciandos e professores e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de Matemática: caso da Universidade do Estado da Bahia, campus VII |
title_fullStr |
Percepções de licenciandos e professores e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de Matemática: caso da Universidade do Estado da Bahia, campus VII |
title_full_unstemmed |
Percepções de licenciandos e professores e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de Matemática: caso da Universidade do Estado da Bahia, campus VII |
title_sort |
Percepções de licenciandos e professores e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de Matemática: caso da Universidade do Estado da Bahia, campus VII |
author |
Soares da Silva Junior, Geraldo |
author_facet |
Soares da Silva Junior, Geraldo Soares Lemos Shaw, Gisele |
author_role |
author |
author2 |
Soares Lemos Shaw, Gisele |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares da Silva Junior, Geraldo Soares Lemos Shaw, Gisele |
description |
Discute-se a importância da utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Matemática (VALENTE, 1999; PONTE, 2002) e, por meio de um estudo realizado no Campus VII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), são apresentadas percepções de licenciandos e professores acerca das TIC no ensino de Matemática. O objetivo da pesquisa pautou-se em conhecer sobre como as TIC têm sido utilizadas pelos professores em seu processo pedagógico e sobre como os estudantes têm utilizado as TIC em seu processo formativo. Foram investigados 36 licenciandos em Matemática e três professores da instituição, por meio da análise de documento oficial do curso, questionário misto e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, de modo qualitativo. Observou-se que os licenciandos ainda possuem visões instrumentais do uso dessas tecnologias, que sua utilização está mais restrita a professores da área da informática, além da necessidade de uma abordagem mais explícita de uso das TIC no ensino de Matemática. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1008 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1008/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 59 (2018): jul./set.; 24-38 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050129423794176 |