Interdisciplinaridade e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de licenciandos(as)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10269 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar como licenciandos(as) trabalham a interdisciplinaridade com uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na sala de aula da escola pública. Considerando-se a subutilização das TDIC como problema na formação inicial de professores, desenvolve-se uma investigação qualitativa caracterizada como pesquisa exploratória. A unidade de análise é composta por um grupo interdisciplinar com cinco integrantes de diferentes áreas de formação. A coleta de dados ocorreu com observação não participante durante a prática docente do grupo na escola pública. A análise dos dados com interpretação direta dos dados obtidos. Evidencia-se que os(as) licenciandos(as) apresentaram dificuldade em trabalhar de forma interdisciplinar, dialogando com as diferentes áreas e em integrar as TDIC na prática docente. Os resultados contribuem para o repensar dos processos formativos nos cursos de Licenciatura, mediante a integração das TDIC em contextos de docência. |
id |
UTFPR-6_1908e9f77f830ecb2eda1de8021a4d10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/10269 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Interdisciplinaridade e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de licenciandos(as)Educação; Tecnologia Educacionaltecnologias da informação e comunicação; docência; licenciandosO objetivo deste artigo é analisar como licenciandos(as) trabalham a interdisciplinaridade com uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na sala de aula da escola pública. Considerando-se a subutilização das TDIC como problema na formação inicial de professores, desenvolve-se uma investigação qualitativa caracterizada como pesquisa exploratória. A unidade de análise é composta por um grupo interdisciplinar com cinco integrantes de diferentes áreas de formação. A coleta de dados ocorreu com observação não participante durante a prática docente do grupo na escola pública. A análise dos dados com interpretação direta dos dados obtidos. Evidencia-se que os(as) licenciandos(as) apresentaram dificuldade em trabalhar de forma interdisciplinar, dialogando com as diferentes áreas e em integrar as TDIC na prática docente. Os resultados contribuem para o repensar dos processos formativos nos cursos de Licenciatura, mediante a integração das TDIC em contextos de docência.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CNPqSoares, Deyse Mara RomualdoLima, Luciana deTeles, GabrielaLoureiro, Robson CarlosMercado, Luís Paulo Leopoldo2021-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1026910.3895/rts.v17n47.10269Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 47 (2021); 141-153Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 47 (2021); 141-1531984-35261809-004410.3895/rts.v17n47reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10269/8245Direitos autorais 2021 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-01T14:24:38Zoai:periodicos.utfpr:article/10269Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2021-04-01T14:24:38Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de licenciandos(as) |
title |
Interdisciplinaridade e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de licenciandos(as) |
spellingShingle |
Interdisciplinaridade e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de licenciandos(as) Soares, Deyse Mara Romualdo Educação; Tecnologia Educacional tecnologias da informação e comunicação; docência; licenciandos |
title_short |
Interdisciplinaridade e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de licenciandos(as) |
title_full |
Interdisciplinaridade e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de licenciandos(as) |
title_fullStr |
Interdisciplinaridade e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de licenciandos(as) |
title_full_unstemmed |
Interdisciplinaridade e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de licenciandos(as) |
title_sort |
Interdisciplinaridade e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de licenciandos(as) |
author |
Soares, Deyse Mara Romualdo |
author_facet |
Soares, Deyse Mara Romualdo Lima, Luciana de Teles, Gabriela Loureiro, Robson Carlos Mercado, Luís Paulo Leopoldo |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Luciana de Teles, Gabriela Loureiro, Robson Carlos Mercado, Luís Paulo Leopoldo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Deyse Mara Romualdo Lima, Luciana de Teles, Gabriela Loureiro, Robson Carlos Mercado, Luís Paulo Leopoldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Tecnologia Educacional tecnologias da informação e comunicação; docência; licenciandos |
topic |
Educação; Tecnologia Educacional tecnologias da informação e comunicação; docência; licenciandos |
description |
O objetivo deste artigo é analisar como licenciandos(as) trabalham a interdisciplinaridade com uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na sala de aula da escola pública. Considerando-se a subutilização das TDIC como problema na formação inicial de professores, desenvolve-se uma investigação qualitativa caracterizada como pesquisa exploratória. A unidade de análise é composta por um grupo interdisciplinar com cinco integrantes de diferentes áreas de formação. A coleta de dados ocorreu com observação não participante durante a prática docente do grupo na escola pública. A análise dos dados com interpretação direta dos dados obtidos. Evidencia-se que os(as) licenciandos(as) apresentaram dificuldade em trabalhar de forma interdisciplinar, dialogando com as diferentes áreas e em integrar as TDIC na prática docente. Os resultados contribuem para o repensar dos processos formativos nos cursos de Licenciatura, mediante a integração das TDIC em contextos de docência. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10269 10.3895/rts.v17n47.10269 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10269 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v17n47.10269 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10269/8245 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 47 (2021); 141-153 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 47 (2021); 141-153 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v17n47 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800223874640510976 |