Interdisciplinaridade e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de licenciandos(as)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Deyse Mara Romualdo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lima, Luciana de, Teles, Gabriela, Loureiro, Robson Carlos, Mercado, Luís Paulo Leopoldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10269
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar como licenciandos(as) trabalham a interdisciplinaridade com uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na sala de aula da escola pública. Considerando-se a subutilização das TDIC como problema na formação inicial de professores, desenvolve-se uma investigação qualitativa caracterizada como pesquisa exploratória. A unidade de análise é composta por um grupo interdisciplinar com cinco integrantes de diferentes áreas de formação. A coleta de dados ocorreu com observação não participante durante a prática docente do grupo na escola pública. A análise dos dados com interpretação direta dos dados obtidos. Evidencia-se que os(as) licenciandos(as) apresentaram dificuldade em trabalhar de forma interdisciplinar, dialogando com as diferentes áreas e em integrar as TDIC na prática docente. Os resultados contribuem para o repensar dos processos formativos nos cursos de Licenciatura, mediante a integração das TDIC em contextos de docência.
id UTFPR-6_1908e9f77f830ecb2eda1de8021a4d10
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/10269
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Interdisciplinaridade e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de licenciandos(as)Educação; Tecnologia Educacionaltecnologias da informação e comunicação; docência; licenciandosO objetivo deste artigo é analisar como licenciandos(as) trabalham a interdisciplinaridade com uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na sala de aula da escola pública. Considerando-se a subutilização das TDIC como problema na formação inicial de professores, desenvolve-se uma investigação qualitativa caracterizada como pesquisa exploratória. A unidade de análise é composta por um grupo interdisciplinar com cinco integrantes de diferentes áreas de formação. A coleta de dados ocorreu com observação não participante durante a prática docente do grupo na escola pública. A análise dos dados com interpretação direta dos dados obtidos. Evidencia-se que os(as) licenciandos(as) apresentaram dificuldade em trabalhar de forma interdisciplinar, dialogando com as diferentes áreas e em integrar as TDIC na prática docente. Os resultados contribuem para o repensar dos processos formativos nos cursos de Licenciatura, mediante a integração das TDIC em contextos de docência.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CNPqSoares, Deyse Mara RomualdoLima, Luciana deTeles, GabrielaLoureiro, Robson CarlosMercado, Luís Paulo Leopoldo2021-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1026910.3895/rts.v17n47.10269Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 47 (2021); 141-153Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 47 (2021); 141-1531984-35261809-004410.3895/rts.v17n47reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10269/8245Direitos autorais 2021 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-01T14:24:38Zoai:periodicos.utfpr:article/10269Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2021-04-01T14:24:38Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Interdisciplinaridade e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de licenciandos(as)
title Interdisciplinaridade e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de licenciandos(as)
spellingShingle Interdisciplinaridade e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de licenciandos(as)
Soares, Deyse Mara Romualdo
Educação; Tecnologia Educacional
tecnologias da informação e comunicação; docência; licenciandos
title_short Interdisciplinaridade e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de licenciandos(as)
title_full Interdisciplinaridade e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de licenciandos(as)
title_fullStr Interdisciplinaridade e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de licenciandos(as)
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de licenciandos(as)
title_sort Interdisciplinaridade e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de licenciandos(as)
author Soares, Deyse Mara Romualdo
author_facet Soares, Deyse Mara Romualdo
Lima, Luciana de
Teles, Gabriela
Loureiro, Robson Carlos
Mercado, Luís Paulo Leopoldo
author_role author
author2 Lima, Luciana de
Teles, Gabriela
Loureiro, Robson Carlos
Mercado, Luís Paulo Leopoldo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Deyse Mara Romualdo
Lima, Luciana de
Teles, Gabriela
Loureiro, Robson Carlos
Mercado, Luís Paulo Leopoldo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Tecnologia Educacional
tecnologias da informação e comunicação; docência; licenciandos
topic Educação; Tecnologia Educacional
tecnologias da informação e comunicação; docência; licenciandos
description O objetivo deste artigo é analisar como licenciandos(as) trabalham a interdisciplinaridade com uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na sala de aula da escola pública. Considerando-se a subutilização das TDIC como problema na formação inicial de professores, desenvolve-se uma investigação qualitativa caracterizada como pesquisa exploratória. A unidade de análise é composta por um grupo interdisciplinar com cinco integrantes de diferentes áreas de formação. A coleta de dados ocorreu com observação não participante durante a prática docente do grupo na escola pública. A análise dos dados com interpretação direta dos dados obtidos. Evidencia-se que os(as) licenciandos(as) apresentaram dificuldade em trabalhar de forma interdisciplinar, dialogando com as diferentes áreas e em integrar as TDIC na prática docente. Os resultados contribuem para o repensar dos processos formativos nos cursos de Licenciatura, mediante a integração das TDIC em contextos de docência.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10269
10.3895/rts.v17n47.10269
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10269
identifier_str_mv 10.3895/rts.v17n47.10269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10269/8245
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 47 (2021); 141-153
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 47 (2021); 141-153
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v17n47
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800223874640510976