Representando, Manipulando e Explorando Conceitos Geométricos: Experiência Com UM Projeto de Extensão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/253 |
Resumo: | Este trabalho descreve algumas atividades que foram desenvolvidas com alunos do ensino fundamental, de uma escola da rede pública de Feira de Santana. Nela os saberes geométri- cos se materializavam e havia interação com objetos do nosso entorno, proporcionando aos alunos deste nível desenvolver a argumentação lógica, os aspectos de visualização e a- plicabilidade da geometria no cotidiano, o que permitiu uma maior aproximação entre o abstrato e o concreto. O uso de materiais manipuláveis de baixo custo foram as ferramentas utilizadas para que tais habilidades fossem desenvolvidas. Nas atividades propostas por esse projeto, durante todas as etapas de execução dessas produções, observou-se um progresso gradativo e significativo dos alunos no que diz respeito à compreensão dos saberes geométricos. |
id |
SBEM_MAT-1_3260faa854a8c9e09e2b9b33c53c2ab5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/253 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Representando, Manipulando e Explorando Conceitos Geométricos: Experiência Com UM Projeto de ExtensãoRegistros de representaçõesGeometriaEnsino-aprendizagem.Este trabalho descreve algumas atividades que foram desenvolvidas com alunos do ensino fundamental, de uma escola da rede pública de Feira de Santana. Nela os saberes geométri- cos se materializavam e havia interação com objetos do nosso entorno, proporcionando aos alunos deste nível desenvolver a argumentação lógica, os aspectos de visualização e a- plicabilidade da geometria no cotidiano, o que permitiu uma maior aproximação entre o abstrato e o concreto. O uso de materiais manipuláveis de baixo custo foram as ferramentas utilizadas para que tais habilidades fossem desenvolvidas. Nas atividades propostas por esse projeto, durante todas as etapas de execução dessas produções, observou-se um progresso gradativo e significativo dos alunos no que diz respeito à compreensão dos saberes geométricos.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2013-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/253Educação Matemática em Revista; Número 36 - Agosto, 2012; 39 - 452317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/253/241Goulart, Jany Santos SouzaFarias, Luiz Marcio Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T15:39:51Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/253Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2024-04-22T15:39:51Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representando, Manipulando e Explorando Conceitos Geométricos: Experiência Com UM Projeto de Extensão |
title |
Representando, Manipulando e Explorando Conceitos Geométricos: Experiência Com UM Projeto de Extensão |
spellingShingle |
Representando, Manipulando e Explorando Conceitos Geométricos: Experiência Com UM Projeto de Extensão Goulart, Jany Santos Souza Registros de representações Geometria Ensino-aprendizagem. |
title_short |
Representando, Manipulando e Explorando Conceitos Geométricos: Experiência Com UM Projeto de Extensão |
title_full |
Representando, Manipulando e Explorando Conceitos Geométricos: Experiência Com UM Projeto de Extensão |
title_fullStr |
Representando, Manipulando e Explorando Conceitos Geométricos: Experiência Com UM Projeto de Extensão |
title_full_unstemmed |
Representando, Manipulando e Explorando Conceitos Geométricos: Experiência Com UM Projeto de Extensão |
title_sort |
Representando, Manipulando e Explorando Conceitos Geométricos: Experiência Com UM Projeto de Extensão |
author |
Goulart, Jany Santos Souza |
author_facet |
Goulart, Jany Santos Souza Farias, Luiz Marcio Santos |
author_role |
author |
author2 |
Farias, Luiz Marcio Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goulart, Jany Santos Souza Farias, Luiz Marcio Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Registros de representações Geometria Ensino-aprendizagem. |
topic |
Registros de representações Geometria Ensino-aprendizagem. |
description |
Este trabalho descreve algumas atividades que foram desenvolvidas com alunos do ensino fundamental, de uma escola da rede pública de Feira de Santana. Nela os saberes geométri- cos se materializavam e havia interação com objetos do nosso entorno, proporcionando aos alunos deste nível desenvolver a argumentação lógica, os aspectos de visualização e a- plicabilidade da geometria no cotidiano, o que permitiu uma maior aproximação entre o abstrato e o concreto. O uso de materiais manipuláveis de baixo custo foram as ferramentas utilizadas para que tais habilidades fossem desenvolvidas. Nas atividades propostas por esse projeto, durante todas as etapas de execução dessas produções, observou-se um progresso gradativo e significativo dos alunos no que diz respeito à compreensão dos saberes geométricos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/253 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/253/241 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; Número 36 - Agosto, 2012; 39 - 45 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050128177037312 |