Explorando conceitos geométrico-matemáticos atráves das artes plásticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Noêmia Barreto dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/3411
Resumo: Esta pesquisa objetivou analisar obras de Arte Plásticas a fim de perceber elementos geométricos presentes na sua elaboração como possibilidade didática para o ensino de geometria. Para tanto, procurou tecer um recorte histórico dos povos e civilizações em diferentes períodos, visando perceber como essas duas áreas articulam-se e entrelaçam-se. Também se investigou quais conhecimentos geométrico-matemáticos são empregados na elaboração das composições artísticas, visando uma abordagem contextualizada e interdisciplinar da matemática a partir da leitura de obras de artes plásticas ou visuais tendo em vista a percepção de elementos geométricos presentes nas obras que podem favorecer uma abordagem didática com vista à compreensão de conceitos e definições de elementos geométricos, situados em um contexto, proporcionados pela leitura e interpretação das obras. Para tanto, essa pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa por considerá-las apropriadas para verificação de dados existentes sobre o assunto, com o propósito de conhecer o que tem sido produzido sobre o tema em questão. Realizou-se um inventário na internet sobre trabalhos produzidos que relaciona a Arte e a Matemática, cujo referencial teórico constituiu o corpo dessa pesquisa. Buscou-se com esta investigação, contribuir com o desenvolvimento de práticas que favoreçam a aprendizagem, aceitação e apreciação dos alunos pela matemática. Verificou-se que a matemática (através da geometria) e a arte de uma forma muito próxima, estão presentes em práticas e produções humanas, bem como em trabalhos artísticos; e essa aproximação em contextos de estudos, pode favorecer o desenvolvimento de capacidades no educando, que o habilitará a intervir e a modificar a realidade na qual estar inserido. Conclui-se que em obras de artes plásticas de artistas abstratos geométricos estão presentes elementos que podem favorecer a exploração de conceitos geométricos de forma contextualizada, contribuindo para a construção de pontes entre a matemática e outras áreas do conhecimento em especial as Artes Plásticas e Visuais, como também com o cotidiano.
id UNEB-8_0393ae5fe02a2985a2f7785f23100af8
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3411
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling Explorando conceitos geométrico-matemáticos atráves das artes plásticasExploring Geometric-Mathematical Concepts through Visual ArtsAprendizagemMediação, MatemáticaGeometriaArtes VisuaisEsta pesquisa objetivou analisar obras de Arte Plásticas a fim de perceber elementos geométricos presentes na sua elaboração como possibilidade didática para o ensino de geometria. Para tanto, procurou tecer um recorte histórico dos povos e civilizações em diferentes períodos, visando perceber como essas duas áreas articulam-se e entrelaçam-se. Também se investigou quais conhecimentos geométrico-matemáticos são empregados na elaboração das composições artísticas, visando uma abordagem contextualizada e interdisciplinar da matemática a partir da leitura de obras de artes plásticas ou visuais tendo em vista a percepção de elementos geométricos presentes nas obras que podem favorecer uma abordagem didática com vista à compreensão de conceitos e definições de elementos geométricos, situados em um contexto, proporcionados pela leitura e interpretação das obras. Para tanto, essa pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa por considerá-las apropriadas para verificação de dados existentes sobre o assunto, com o propósito de conhecer o que tem sido produzido sobre o tema em questão. Realizou-se um inventário na internet sobre trabalhos produzidos que relaciona a Arte e a Matemática, cujo referencial teórico constituiu o corpo dessa pesquisa. Buscou-se com esta investigação, contribuir com o desenvolvimento de práticas que favoreçam a aprendizagem, aceitação e apreciação dos alunos pela matemática. Verificou-se que a matemática (através da geometria) e a arte de uma forma muito próxima, estão presentes em práticas e produções humanas, bem como em trabalhos artísticos; e essa aproximação em contextos de estudos, pode favorecer o desenvolvimento de capacidades no educando, que o habilitará a intervir e a modificar a realidade na qual estar inserido. Conclui-se que em obras de artes plásticas de artistas abstratos geométricos estão presentes elementos que podem favorecer a exploração de conceitos geométricos de forma contextualizada, contribuindo para a construção de pontes entre a matemática e outras áreas do conhecimento em especial as Artes Plásticas e Visuais, como também com o cotidiano.This research aimed to analyze works of Plastic Art in order to perceive geometric-mathematical elements present in their elaboration as a didactic possibility for the teaching of geometry. Therefore, it sought to weave a historical outline of peoples and civilizations in different periods, aiming to understand how these two areas are articulated and intertwined. It was also investigated which geometric-mathematical knowledge is used in the elaboration of artistic compositions, aiming at a contextualized and interdisciplinary approach to mathematics from the reading of plastic or visual art works in view of the perception of geometric elements present in the works that may favor a didactic approach with a view to understanding the concepts and definitions of geometric elements, situated in a context, provided by the reading and interpretation of the works. Therefore, this research followed a qualitative approach, considering them appropriate for verifying existing data on the subject, with the purpose of knowing what has been produced on the subject in question. An inventory was carried out on the internet about works produced that relate Art and Mathematics, whose theoretical framework constituted the body of this research. With this investigation, we sought to contribute to the development of practices that favor the learning, acceptance and appreciation of students for mathematics. It was found that mathematics (through geometry) and art in a very similar way are present in human practices and productions, as well as in artistic works; and this approach in study contexts can favor the development of skills in the student, which will enable them to intervene and modify the reality in which they are inserted. It is concluded that in fine art works by abstract geometric artists there are elements that can favor the exploration of geometric concepts in a contextualized way, contributing to the construction of bridges between mathematics and other areas of knowledge, especially the Plastic Arts, as well as with everyday.Conceição, Jefferson Correia daSilva, Maria Eliana Santana da CruzFerreira, Maridete Brito CunhaSantos, Noêmia Barreto dos2022-09-27T17:32:18Z2022-09-27T17:32:18Z2021-02-01info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfSANTOS, Noêmia Barreto dos. Explorando conceitos geométricomatemáticos atráves das artes plásticas. Orientador: Jefferson Correia da Conceição. 2021. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2021.http://hdl.handle.net/20.500.11896/3411porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-22T03:00:43Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3411Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-22T03:00:43Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Explorando conceitos geométrico-matemáticos atráves das artes plásticas
Exploring Geometric-Mathematical Concepts through Visual Arts
title Explorando conceitos geométrico-matemáticos atráves das artes plásticas
spellingShingle Explorando conceitos geométrico-matemáticos atráves das artes plásticas
Santos, Noêmia Barreto dos
Aprendizagem
Mediação, Matemática
Geometria
Artes Visuais
title_short Explorando conceitos geométrico-matemáticos atráves das artes plásticas
title_full Explorando conceitos geométrico-matemáticos atráves das artes plásticas
title_fullStr Explorando conceitos geométrico-matemáticos atráves das artes plásticas
title_full_unstemmed Explorando conceitos geométrico-matemáticos atráves das artes plásticas
title_sort Explorando conceitos geométrico-matemáticos atráves das artes plásticas
author Santos, Noêmia Barreto dos
author_facet Santos, Noêmia Barreto dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Conceição, Jefferson Correia da
Silva, Maria Eliana Santana da Cruz
Ferreira, Maridete Brito Cunha
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Noêmia Barreto dos
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Mediação, Matemática
Geometria
Artes Visuais
topic Aprendizagem
Mediação, Matemática
Geometria
Artes Visuais
description Esta pesquisa objetivou analisar obras de Arte Plásticas a fim de perceber elementos geométricos presentes na sua elaboração como possibilidade didática para o ensino de geometria. Para tanto, procurou tecer um recorte histórico dos povos e civilizações em diferentes períodos, visando perceber como essas duas áreas articulam-se e entrelaçam-se. Também se investigou quais conhecimentos geométrico-matemáticos são empregados na elaboração das composições artísticas, visando uma abordagem contextualizada e interdisciplinar da matemática a partir da leitura de obras de artes plásticas ou visuais tendo em vista a percepção de elementos geométricos presentes nas obras que podem favorecer uma abordagem didática com vista à compreensão de conceitos e definições de elementos geométricos, situados em um contexto, proporcionados pela leitura e interpretação das obras. Para tanto, essa pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa por considerá-las apropriadas para verificação de dados existentes sobre o assunto, com o propósito de conhecer o que tem sido produzido sobre o tema em questão. Realizou-se um inventário na internet sobre trabalhos produzidos que relaciona a Arte e a Matemática, cujo referencial teórico constituiu o corpo dessa pesquisa. Buscou-se com esta investigação, contribuir com o desenvolvimento de práticas que favoreçam a aprendizagem, aceitação e apreciação dos alunos pela matemática. Verificou-se que a matemática (através da geometria) e a arte de uma forma muito próxima, estão presentes em práticas e produções humanas, bem como em trabalhos artísticos; e essa aproximação em contextos de estudos, pode favorecer o desenvolvimento de capacidades no educando, que o habilitará a intervir e a modificar a realidade na qual estar inserido. Conclui-se que em obras de artes plásticas de artistas abstratos geométricos estão presentes elementos que podem favorecer a exploração de conceitos geométricos de forma contextualizada, contribuindo para a construção de pontes entre a matemática e outras áreas do conhecimento em especial as Artes Plásticas e Visuais, como também com o cotidiano.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-01
2022-09-27T17:32:18Z
2022-09-27T17:32:18Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Noêmia Barreto dos. Explorando conceitos geométricomatemáticos atráves das artes plásticas. Orientador: Jefferson Correia da Conceição. 2021. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2021.
http://hdl.handle.net/20.500.11896/3411
identifier_str_mv SANTOS, Noêmia Barreto dos. Explorando conceitos geométricomatemáticos atráves das artes plásticas. Orientador: Jefferson Correia da Conceição. 2021. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2021.
url http://hdl.handle.net/20.500.11896/3411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131150556102656