Um estudo retrospectivo sobre a inclusão de um grupo de estudantes com deficiência intelectual a partir da participação nas Feiras de Matemática em Santa Catarina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1906 |
Resumo: | Esse artigo apresenta aspectos principais de uma pesquisa retrospectiva de caráter qualitativo, constituída por um estudo de caso acerca de estudantes com deficiência intelectual que frequentaram paralelamente escolas regulares e uma escola especial e alcançaram destaque na Feira Catarinense de Matemática de 2007. Buscou-se verificar a presença de fatores que favorecem a inclusão escolar, pela socialização e apropriação de conhecimentos matemáticos. Estes fatores estão ligados aos processos afetivo/sociais, motivacionais e cognitivos, gerados a partir das relações psicossociais. Os critérios relacionando Educação Inclusiva e Educação Matemática nortearam a análise dos dados coletados em diversos documentos gerados no âmbito das Feiras de Matemática, da avaliação nos espaços escolares, de diários de observação e entrevistas, por meio do método de Análise Textual Qualitativa. O estudo revelou que o projeto desenvolvido tornou-se significativo para a aprendizagem matemática daqueles estudantes, pois diversos conhecimentos matemáticos, explorados no âmbito do projeto, mesmo passado significativo tempo de sua finalização, ainda permaneciam. |
id |
SBEM_MAT-1_353b01684fa37760ce12bb6a90589ff1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/1906 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Um estudo retrospectivo sobre a inclusão de um grupo de estudantes com deficiência intelectual a partir da participação nas Feiras de Matemática em Santa CatarinaEsse artigo apresenta aspectos principais de uma pesquisa retrospectiva de caráter qualitativo, constituída por um estudo de caso acerca de estudantes com deficiência intelectual que frequentaram paralelamente escolas regulares e uma escola especial e alcançaram destaque na Feira Catarinense de Matemática de 2007. Buscou-se verificar a presença de fatores que favorecem a inclusão escolar, pela socialização e apropriação de conhecimentos matemáticos. Estes fatores estão ligados aos processos afetivo/sociais, motivacionais e cognitivos, gerados a partir das relações psicossociais. Os critérios relacionando Educação Inclusiva e Educação Matemática nortearam a análise dos dados coletados em diversos documentos gerados no âmbito das Feiras de Matemática, da avaliação nos espaços escolares, de diários de observação e entrevistas, por meio do método de Análise Textual Qualitativa. O estudo revelou que o projeto desenvolvido tornou-se significativo para a aprendizagem matemática daqueles estudantes, pois diversos conhecimentos matemáticos, explorados no âmbito do projeto, mesmo passado significativo tempo de sua finalização, ainda permaneciam. Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1906Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 65 (2019): dez.; 295-3112317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1906/pdfCopyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Carla Peres2022-12-21T18:38:43Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1906Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:38:43Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo retrospectivo sobre a inclusão de um grupo de estudantes com deficiência intelectual a partir da participação nas Feiras de Matemática em Santa Catarina |
title |
Um estudo retrospectivo sobre a inclusão de um grupo de estudantes com deficiência intelectual a partir da participação nas Feiras de Matemática em Santa Catarina |
spellingShingle |
Um estudo retrospectivo sobre a inclusão de um grupo de estudantes com deficiência intelectual a partir da participação nas Feiras de Matemática em Santa Catarina Souza, Carla Peres |
title_short |
Um estudo retrospectivo sobre a inclusão de um grupo de estudantes com deficiência intelectual a partir da participação nas Feiras de Matemática em Santa Catarina |
title_full |
Um estudo retrospectivo sobre a inclusão de um grupo de estudantes com deficiência intelectual a partir da participação nas Feiras de Matemática em Santa Catarina |
title_fullStr |
Um estudo retrospectivo sobre a inclusão de um grupo de estudantes com deficiência intelectual a partir da participação nas Feiras de Matemática em Santa Catarina |
title_full_unstemmed |
Um estudo retrospectivo sobre a inclusão de um grupo de estudantes com deficiência intelectual a partir da participação nas Feiras de Matemática em Santa Catarina |
title_sort |
Um estudo retrospectivo sobre a inclusão de um grupo de estudantes com deficiência intelectual a partir da participação nas Feiras de Matemática em Santa Catarina |
author |
Souza, Carla Peres |
author_facet |
Souza, Carla Peres |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Carla Peres |
description |
Esse artigo apresenta aspectos principais de uma pesquisa retrospectiva de caráter qualitativo, constituída por um estudo de caso acerca de estudantes com deficiência intelectual que frequentaram paralelamente escolas regulares e uma escola especial e alcançaram destaque na Feira Catarinense de Matemática de 2007. Buscou-se verificar a presença de fatores que favorecem a inclusão escolar, pela socialização e apropriação de conhecimentos matemáticos. Estes fatores estão ligados aos processos afetivo/sociais, motivacionais e cognitivos, gerados a partir das relações psicossociais. Os critérios relacionando Educação Inclusiva e Educação Matemática nortearam a análise dos dados coletados em diversos documentos gerados no âmbito das Feiras de Matemática, da avaliação nos espaços escolares, de diários de observação e entrevistas, por meio do método de Análise Textual Qualitativa. O estudo revelou que o projeto desenvolvido tornou-se significativo para a aprendizagem matemática daqueles estudantes, pois diversos conhecimentos matemáticos, explorados no âmbito do projeto, mesmo passado significativo tempo de sua finalização, ainda permaneciam. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1906 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1906 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1906/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 65 (2019): dez.; 295-311 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050130675793920 |