Um estudo retrospectivo sobre a inclusão de um grupo de estudantes com deficiência intelectual a partir da participação nas Feiras de Matemática em Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Carla Peres
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1906
Resumo: Esse artigo apresenta aspectos principais de uma pesquisa retrospectiva de caráter qualitativo, constituída por um estudo de caso acerca de estudantes com deficiência intelectual que frequentaram paralelamente escolas regulares e uma escola especial e alcançaram destaque na Feira Catarinense de Matemática de 2007. Buscou-se verificar a presença de fatores que favorecem a inclusão escolar, pela socialização e apropriação de conhecimentos matemáticos. Estes fatores estão ligados aos processos afetivo/sociais, motivacionais e cognitivos, gerados a partir das relações psicossociais. Os critérios relacionando Educação Inclusiva e Educação Matemática nortearam a análise dos dados coletados em diversos documentos gerados no âmbito das Feiras de Matemática, da avaliação nos espaços escolares, de diários de observação e entrevistas, por meio do método de Análise Textual Qualitativa. O estudo revelou que o projeto desenvolvido tornou-se significativo para a aprendizagem matemática daqueles estudantes, pois diversos conhecimentos matemáticos, explorados no âmbito do projeto, mesmo passado significativo tempo de sua finalização, ainda permaneciam. 
id SBEM_MAT-1_353b01684fa37760ce12bb6a90589ff1
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1906
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Um estudo retrospectivo sobre a inclusão de um grupo de estudantes com deficiência intelectual a partir da participação nas Feiras de Matemática em Santa CatarinaEsse artigo apresenta aspectos principais de uma pesquisa retrospectiva de caráter qualitativo, constituída por um estudo de caso acerca de estudantes com deficiência intelectual que frequentaram paralelamente escolas regulares e uma escola especial e alcançaram destaque na Feira Catarinense de Matemática de 2007. Buscou-se verificar a presença de fatores que favorecem a inclusão escolar, pela socialização e apropriação de conhecimentos matemáticos. Estes fatores estão ligados aos processos afetivo/sociais, motivacionais e cognitivos, gerados a partir das relações psicossociais. Os critérios relacionando Educação Inclusiva e Educação Matemática nortearam a análise dos dados coletados em diversos documentos gerados no âmbito das Feiras de Matemática, da avaliação nos espaços escolares, de diários de observação e entrevistas, por meio do método de Análise Textual Qualitativa. O estudo revelou que o projeto desenvolvido tornou-se significativo para a aprendizagem matemática daqueles estudantes, pois diversos conhecimentos matemáticos, explorados no âmbito do projeto, mesmo passado significativo tempo de sua finalização, ainda permaneciam. Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1906Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 65 (2019): dez.; 295-3112317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1906/pdfCopyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Carla Peres2022-12-21T18:38:43Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1906Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:38:43Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo retrospectivo sobre a inclusão de um grupo de estudantes com deficiência intelectual a partir da participação nas Feiras de Matemática em Santa Catarina
title Um estudo retrospectivo sobre a inclusão de um grupo de estudantes com deficiência intelectual a partir da participação nas Feiras de Matemática em Santa Catarina
spellingShingle Um estudo retrospectivo sobre a inclusão de um grupo de estudantes com deficiência intelectual a partir da participação nas Feiras de Matemática em Santa Catarina
Souza, Carla Peres
title_short Um estudo retrospectivo sobre a inclusão de um grupo de estudantes com deficiência intelectual a partir da participação nas Feiras de Matemática em Santa Catarina
title_full Um estudo retrospectivo sobre a inclusão de um grupo de estudantes com deficiência intelectual a partir da participação nas Feiras de Matemática em Santa Catarina
title_fullStr Um estudo retrospectivo sobre a inclusão de um grupo de estudantes com deficiência intelectual a partir da participação nas Feiras de Matemática em Santa Catarina
title_full_unstemmed Um estudo retrospectivo sobre a inclusão de um grupo de estudantes com deficiência intelectual a partir da participação nas Feiras de Matemática em Santa Catarina
title_sort Um estudo retrospectivo sobre a inclusão de um grupo de estudantes com deficiência intelectual a partir da participação nas Feiras de Matemática em Santa Catarina
author Souza, Carla Peres
author_facet Souza, Carla Peres
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Carla Peres
description Esse artigo apresenta aspectos principais de uma pesquisa retrospectiva de caráter qualitativo, constituída por um estudo de caso acerca de estudantes com deficiência intelectual que frequentaram paralelamente escolas regulares e uma escola especial e alcançaram destaque na Feira Catarinense de Matemática de 2007. Buscou-se verificar a presença de fatores que favorecem a inclusão escolar, pela socialização e apropriação de conhecimentos matemáticos. Estes fatores estão ligados aos processos afetivo/sociais, motivacionais e cognitivos, gerados a partir das relações psicossociais. Os critérios relacionando Educação Inclusiva e Educação Matemática nortearam a análise dos dados coletados em diversos documentos gerados no âmbito das Feiras de Matemática, da avaliação nos espaços escolares, de diários de observação e entrevistas, por meio do método de Análise Textual Qualitativa. O estudo revelou que o projeto desenvolvido tornou-se significativo para a aprendizagem matemática daqueles estudantes, pois diversos conhecimentos matemáticos, explorados no âmbito do projeto, mesmo passado significativo tempo de sua finalização, ainda permaneciam. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1906
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1906/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 65 (2019): dez.; 295-311
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050130675793920