Aprendizagem das operações matemáticas fundamentais por alunos surdos usuários da Libras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Walber Christiano Lima da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silveira, Marisa Rosâni Abreu da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1992
Resumo: O presente artigo objetiva apresentar discussões acerca da aprendizagem das operações fundamentais por alunos surdos. Pela especificidade linguística, os surdos compreendem o mundo de forma diferente do ouvinte e, com isso, se torna importante que, no cenário inclusivo, sejam respeitadas as particularidades deste público-alvo da educação especial e inclusiva. Neste estudo, apresenta-se o embasamento teórico a partir de alguns dos conceitos da filosofia de Wittgenstein e de alguns autores que se debruçam acerca da educação matemática para surdos. Constatou-se que o uso da Libras, aliado a propostas visuais, traz êxito na aprendizagem dos conteúdos matemáticos para os alunos surdos. 
id SBEM_MAT-1_3df6f5fd0e93ba6e19a265391bf6cee0
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1992
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Aprendizagem das operações matemáticas fundamentais por alunos surdos usuários da LibrasSurdos. Operações Fundamentais. Libras. Wittgenstein.O presente artigo objetiva apresentar discussões acerca da aprendizagem das operações fundamentais por alunos surdos. Pela especificidade linguística, os surdos compreendem o mundo de forma diferente do ouvinte e, com isso, se torna importante que, no cenário inclusivo, sejam respeitadas as particularidades deste público-alvo da educação especial e inclusiva. Neste estudo, apresenta-se o embasamento teórico a partir de alguns dos conceitos da filosofia de Wittgenstein e de alguns autores que se debruçam acerca da educação matemática para surdos. Constatou-se que o uso da Libras, aliado a propostas visuais, traz êxito na aprendizagem dos conteúdos matemáticos para os alunos surdos. Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1992Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 65 (2019): dez.; 128-1422317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1992/pdfCopyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Walber Christiano Lima daSilveira, Marisa Rosâni Abreu da2022-12-21T18:38:43Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1992Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:38:43Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem das operações matemáticas fundamentais por alunos surdos usuários da Libras
title Aprendizagem das operações matemáticas fundamentais por alunos surdos usuários da Libras
spellingShingle Aprendizagem das operações matemáticas fundamentais por alunos surdos usuários da Libras
Costa, Walber Christiano Lima da
Surdos. Operações Fundamentais. Libras. Wittgenstein.
title_short Aprendizagem das operações matemáticas fundamentais por alunos surdos usuários da Libras
title_full Aprendizagem das operações matemáticas fundamentais por alunos surdos usuários da Libras
title_fullStr Aprendizagem das operações matemáticas fundamentais por alunos surdos usuários da Libras
title_full_unstemmed Aprendizagem das operações matemáticas fundamentais por alunos surdos usuários da Libras
title_sort Aprendizagem das operações matemáticas fundamentais por alunos surdos usuários da Libras
author Costa, Walber Christiano Lima da
author_facet Costa, Walber Christiano Lima da
Silveira, Marisa Rosâni Abreu da
author_role author
author2 Silveira, Marisa Rosâni Abreu da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Walber Christiano Lima da
Silveira, Marisa Rosâni Abreu da
dc.subject.por.fl_str_mv Surdos. Operações Fundamentais. Libras. Wittgenstein.
topic Surdos. Operações Fundamentais. Libras. Wittgenstein.
description O presente artigo objetiva apresentar discussões acerca da aprendizagem das operações fundamentais por alunos surdos. Pela especificidade linguística, os surdos compreendem o mundo de forma diferente do ouvinte e, com isso, se torna importante que, no cenário inclusivo, sejam respeitadas as particularidades deste público-alvo da educação especial e inclusiva. Neste estudo, apresenta-se o embasamento teórico a partir de alguns dos conceitos da filosofia de Wittgenstein e de alguns autores que se debruçam acerca da educação matemática para surdos. Constatou-se que o uso da Libras, aliado a propostas visuais, traz êxito na aprendizagem dos conteúdos matemáticos para os alunos surdos. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1992
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1992/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 65 (2019): dez.; 128-142
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050130722979840