Aprendizagem das operações matemáticas fundamentais por alunos surdos usuários da Libras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1992 |
Resumo: | O presente artigo objetiva apresentar discussões acerca da aprendizagem das operações fundamentais por alunos surdos. Pela especificidade linguística, os surdos compreendem o mundo de forma diferente do ouvinte e, com isso, se torna importante que, no cenário inclusivo, sejam respeitadas as particularidades deste público-alvo da educação especial e inclusiva. Neste estudo, apresenta-se o embasamento teórico a partir de alguns dos conceitos da filosofia de Wittgenstein e de alguns autores que se debruçam acerca da educação matemática para surdos. Constatou-se que o uso da Libras, aliado a propostas visuais, traz êxito na aprendizagem dos conteúdos matemáticos para os alunos surdos. |
id |
SBEM_MAT-1_3df6f5fd0e93ba6e19a265391bf6cee0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/1992 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem das operações matemáticas fundamentais por alunos surdos usuários da LibrasSurdos. Operações Fundamentais. Libras. Wittgenstein.O presente artigo objetiva apresentar discussões acerca da aprendizagem das operações fundamentais por alunos surdos. Pela especificidade linguística, os surdos compreendem o mundo de forma diferente do ouvinte e, com isso, se torna importante que, no cenário inclusivo, sejam respeitadas as particularidades deste público-alvo da educação especial e inclusiva. Neste estudo, apresenta-se o embasamento teórico a partir de alguns dos conceitos da filosofia de Wittgenstein e de alguns autores que se debruçam acerca da educação matemática para surdos. Constatou-se que o uso da Libras, aliado a propostas visuais, traz êxito na aprendizagem dos conteúdos matemáticos para os alunos surdos. Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1992Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 65 (2019): dez.; 128-1422317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1992/pdfCopyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Walber Christiano Lima daSilveira, Marisa Rosâni Abreu da2022-12-21T18:38:43Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1992Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:38:43Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem das operações matemáticas fundamentais por alunos surdos usuários da Libras |
title |
Aprendizagem das operações matemáticas fundamentais por alunos surdos usuários da Libras |
spellingShingle |
Aprendizagem das operações matemáticas fundamentais por alunos surdos usuários da Libras Costa, Walber Christiano Lima da Surdos. Operações Fundamentais. Libras. Wittgenstein. |
title_short |
Aprendizagem das operações matemáticas fundamentais por alunos surdos usuários da Libras |
title_full |
Aprendizagem das operações matemáticas fundamentais por alunos surdos usuários da Libras |
title_fullStr |
Aprendizagem das operações matemáticas fundamentais por alunos surdos usuários da Libras |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem das operações matemáticas fundamentais por alunos surdos usuários da Libras |
title_sort |
Aprendizagem das operações matemáticas fundamentais por alunos surdos usuários da Libras |
author |
Costa, Walber Christiano Lima da |
author_facet |
Costa, Walber Christiano Lima da Silveira, Marisa Rosâni Abreu da |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Marisa Rosâni Abreu da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Walber Christiano Lima da Silveira, Marisa Rosâni Abreu da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Surdos. Operações Fundamentais. Libras. Wittgenstein. |
topic |
Surdos. Operações Fundamentais. Libras. Wittgenstein. |
description |
O presente artigo objetiva apresentar discussões acerca da aprendizagem das operações fundamentais por alunos surdos. Pela especificidade linguística, os surdos compreendem o mundo de forma diferente do ouvinte e, com isso, se torna importante que, no cenário inclusivo, sejam respeitadas as particularidades deste público-alvo da educação especial e inclusiva. Neste estudo, apresenta-se o embasamento teórico a partir de alguns dos conceitos da filosofia de Wittgenstein e de alguns autores que se debruçam acerca da educação matemática para surdos. Constatou-se que o uso da Libras, aliado a propostas visuais, traz êxito na aprendizagem dos conteúdos matemáticos para os alunos surdos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1992 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1992 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1992/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 65 (2019): dez.; 128-142 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050130722979840 |