Monitorias como caminho para o ensino e aprendizagem de Cálculo: ações realizadas com estudantes de Cursos Tecnólogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berres Hartmann, Andrei Luís
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Köhler, Viviane Cátia, Maltempi, Marcus Vinicius
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2573
Resumo: Neste artigo objetivamos apresentar ações voltadas à superação de dificuldades enfrentadas por estudantes de Cursos Tecnólogos da Universidade Federal de Santa Maria, a partir de experiências realizadas, em 2019, em um projeto de ensino, centradas no ensino e aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral. As atividades foram desenvolvidas a partir de uma parceria entre a Professora Coordenadora, e docente da instituição, com um Licenciando em Matemática, bolsista do projeto. Os dados foram produzidos por meio de questionários, avaliações e registros pessoais, e analisados seguindo os pressupostos da pesquisa qualitativa. Para atender às ideias propostas, foram realizadas monitorias que contribuíram no aprendizado dos conceitos matemáticos. As ações revelaram a importância da parceria entre a professora coordenadora e o bolsista; contribuições na formação inicial do monitor e futuro professor de Matemática; e a realização de monitorias para o ensino e aprendizagem de Cálculo para um melhor desempenho pelos estudantes.
id SBEM_MAT-1_401ef3709192fabcebbad537df6aa493
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/2573
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Monitorias como caminho para o ensino e aprendizagem de Cálculo: ações realizadas com estudantes de Cursos TecnólogosNeste artigo objetivamos apresentar ações voltadas à superação de dificuldades enfrentadas por estudantes de Cursos Tecnólogos da Universidade Federal de Santa Maria, a partir de experiências realizadas, em 2019, em um projeto de ensino, centradas no ensino e aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral. As atividades foram desenvolvidas a partir de uma parceria entre a Professora Coordenadora, e docente da instituição, com um Licenciando em Matemática, bolsista do projeto. Os dados foram produzidos por meio de questionários, avaliações e registros pessoais, e analisados seguindo os pressupostos da pesquisa qualitativa. Para atender às ideias propostas, foram realizadas monitorias que contribuíram no aprendizado dos conceitos matemáticos. As ações revelaram a importância da parceria entre a professora coordenadora e o bolsista; contribuições na formação inicial do monitor e futuro professor de Matemática; e a realização de monitorias para o ensino e aprendizagem de Cálculo para um melhor desempenho pelos estudantes.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2022-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2573Educação Matemática em Revista; v. 27 n. 76 (2022): jul./set.; 60-742317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2573/2195https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessBerres Hartmann, Andrei LuísKöhler, Viviane CátiaMaltempi, Marcus Vinicius2022-12-19T14:02:54Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/2573Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:02:54Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Monitorias como caminho para o ensino e aprendizagem de Cálculo: ações realizadas com estudantes de Cursos Tecnólogos
title Monitorias como caminho para o ensino e aprendizagem de Cálculo: ações realizadas com estudantes de Cursos Tecnólogos
spellingShingle Monitorias como caminho para o ensino e aprendizagem de Cálculo: ações realizadas com estudantes de Cursos Tecnólogos
Berres Hartmann, Andrei Luís
title_short Monitorias como caminho para o ensino e aprendizagem de Cálculo: ações realizadas com estudantes de Cursos Tecnólogos
title_full Monitorias como caminho para o ensino e aprendizagem de Cálculo: ações realizadas com estudantes de Cursos Tecnólogos
title_fullStr Monitorias como caminho para o ensino e aprendizagem de Cálculo: ações realizadas com estudantes de Cursos Tecnólogos
title_full_unstemmed Monitorias como caminho para o ensino e aprendizagem de Cálculo: ações realizadas com estudantes de Cursos Tecnólogos
title_sort Monitorias como caminho para o ensino e aprendizagem de Cálculo: ações realizadas com estudantes de Cursos Tecnólogos
author Berres Hartmann, Andrei Luís
author_facet Berres Hartmann, Andrei Luís
Köhler, Viviane Cátia
Maltempi, Marcus Vinicius
author_role author
author2 Köhler, Viviane Cátia
Maltempi, Marcus Vinicius
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Berres Hartmann, Andrei Luís
Köhler, Viviane Cátia
Maltempi, Marcus Vinicius
description Neste artigo objetivamos apresentar ações voltadas à superação de dificuldades enfrentadas por estudantes de Cursos Tecnólogos da Universidade Federal de Santa Maria, a partir de experiências realizadas, em 2019, em um projeto de ensino, centradas no ensino e aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral. As atividades foram desenvolvidas a partir de uma parceria entre a Professora Coordenadora, e docente da instituição, com um Licenciando em Matemática, bolsista do projeto. Os dados foram produzidos por meio de questionários, avaliações e registros pessoais, e analisados seguindo os pressupostos da pesquisa qualitativa. Para atender às ideias propostas, foram realizadas monitorias que contribuíram no aprendizado dos conceitos matemáticos. As ações revelaram a importância da parceria entre a professora coordenadora e o bolsista; contribuições na formação inicial do monitor e futuro professor de Matemática; e a realização de monitorias para o ensino e aprendizagem de Cálculo para um melhor desempenho pelos estudantes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2573
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2573/2195
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 27 n. 76 (2022): jul./set.; 60-74
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050131089981440