Lousa digital e educação matemática: análise das produções científicas na perspectiva sociotécnica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/977 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo que buscou identificar o uso da Lousa Digital (LD) no contexto da Educação Matemática no ensino superior, a partir de publicações em artigos científicos no intuito de compreender as abordagens e os “usos” da LD nesse campo de atuação. Como viés teórico propositivo, o estudo fundamenta-se na abordagem “sociotécnica” no que se refere a adoção das tecnologias na educação, evidenciando o conceito de “tecnologias” na concepção crítica proposta pelo filósofo brasileiro Álvaro Vieira Pinto. Compreende-se que vincular as tecnologias nas propostas de ensino demanda a priorireconhecer e identificar nas práticas qual a abordagem e sob que conceitos de tecnologias se está trabalhando. A análise recai nas produções científicas que abordam o recurso tecnológico denominado Lousa Digital. |
id |
SBEM_MAT-1_43f7505e20aabcad30b286aa674dfeb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/977 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Lousa digital e educação matemática: análise das produções científicas na perspectiva sociotécnicaEste artigo apresenta um estudo que buscou identificar o uso da Lousa Digital (LD) no contexto da Educação Matemática no ensino superior, a partir de publicações em artigos científicos no intuito de compreender as abordagens e os “usos” da LD nesse campo de atuação. Como viés teórico propositivo, o estudo fundamenta-se na abordagem “sociotécnica” no que se refere a adoção das tecnologias na educação, evidenciando o conceito de “tecnologias” na concepção crítica proposta pelo filósofo brasileiro Álvaro Vieira Pinto. Compreende-se que vincular as tecnologias nas propostas de ensino demanda a priorireconhecer e identificar nas práticas qual a abordagem e sob que conceitos de tecnologias se está trabalhando. A análise recai nas produções científicas que abordam o recurso tecnológico denominado Lousa Digital. Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/977Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 58 (2018): abr./jun.; 64-792317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/977/pdfCopyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessSebastião, DanubiaGiacomazzo, Graziela Fatima2022-12-23T10:54:02Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/977Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:54:02Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lousa digital e educação matemática: análise das produções científicas na perspectiva sociotécnica |
title |
Lousa digital e educação matemática: análise das produções científicas na perspectiva sociotécnica |
spellingShingle |
Lousa digital e educação matemática: análise das produções científicas na perspectiva sociotécnica Sebastião, Danubia |
title_short |
Lousa digital e educação matemática: análise das produções científicas na perspectiva sociotécnica |
title_full |
Lousa digital e educação matemática: análise das produções científicas na perspectiva sociotécnica |
title_fullStr |
Lousa digital e educação matemática: análise das produções científicas na perspectiva sociotécnica |
title_full_unstemmed |
Lousa digital e educação matemática: análise das produções científicas na perspectiva sociotécnica |
title_sort |
Lousa digital e educação matemática: análise das produções científicas na perspectiva sociotécnica |
author |
Sebastião, Danubia |
author_facet |
Sebastião, Danubia Giacomazzo, Graziela Fatima |
author_role |
author |
author2 |
Giacomazzo, Graziela Fatima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sebastião, Danubia Giacomazzo, Graziela Fatima |
description |
Este artigo apresenta um estudo que buscou identificar o uso da Lousa Digital (LD) no contexto da Educação Matemática no ensino superior, a partir de publicações em artigos científicos no intuito de compreender as abordagens e os “usos” da LD nesse campo de atuação. Como viés teórico propositivo, o estudo fundamenta-se na abordagem “sociotécnica” no que se refere a adoção das tecnologias na educação, evidenciando o conceito de “tecnologias” na concepção crítica proposta pelo filósofo brasileiro Álvaro Vieira Pinto. Compreende-se que vincular as tecnologias nas propostas de ensino demanda a priorireconhecer e identificar nas práticas qual a abordagem e sob que conceitos de tecnologias se está trabalhando. A análise recai nas produções científicas que abordam o recurso tecnológico denominado Lousa Digital. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/977 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/977/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 58 (2018): abr./jun.; 64-79 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050129398628352 |