Lousa digital e educação matemática: análise das produções científicas na perspectiva sociotécnica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sebastião, Danubia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Giacomazzo, Graziela Fatima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/977
Resumo: Este artigo apresenta um estudo que buscou identificar o uso da Lousa Digital (LD) no contexto da Educação Matemática no ensino superior, a partir de publicações em artigos científicos no intuito de compreender as abordagens e os “usos” da LD nesse campo de atuação. Como viés teórico propositivo, o estudo fundamenta-se na abordagem “sociotécnica” no que se refere a adoção das tecnologias na educação, evidenciando o conceito de “tecnologias” na concepção crítica proposta pelo filósofo brasileiro Álvaro Vieira Pinto. Compreende-se que vincular as tecnologias nas propostas de ensino demanda a priorireconhecer e identificar nas práticas qual a abordagem e sob que conceitos de tecnologias se está trabalhando. A análise recai nas produções científicas que abordam o recurso tecnológico denominado Lousa Digital. 
id SBEM_MAT-1_43f7505e20aabcad30b286aa674dfeb6
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/977
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Lousa digital e educação matemática: análise das produções científicas na perspectiva sociotécnicaEste artigo apresenta um estudo que buscou identificar o uso da Lousa Digital (LD) no contexto da Educação Matemática no ensino superior, a partir de publicações em artigos científicos no intuito de compreender as abordagens e os “usos” da LD nesse campo de atuação. Como viés teórico propositivo, o estudo fundamenta-se na abordagem “sociotécnica” no que se refere a adoção das tecnologias na educação, evidenciando o conceito de “tecnologias” na concepção crítica proposta pelo filósofo brasileiro Álvaro Vieira Pinto. Compreende-se que vincular as tecnologias nas propostas de ensino demanda a priorireconhecer e identificar nas práticas qual a abordagem e sob que conceitos de tecnologias se está trabalhando. A análise recai nas produções científicas que abordam o recurso tecnológico denominado Lousa Digital. Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/977Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 58 (2018): abr./jun.; 64-792317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/977/pdfCopyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessSebastião, DanubiaGiacomazzo, Graziela Fatima2022-12-23T10:54:02Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/977Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:54:02Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Lousa digital e educação matemática: análise das produções científicas na perspectiva sociotécnica
title Lousa digital e educação matemática: análise das produções científicas na perspectiva sociotécnica
spellingShingle Lousa digital e educação matemática: análise das produções científicas na perspectiva sociotécnica
Sebastião, Danubia
title_short Lousa digital e educação matemática: análise das produções científicas na perspectiva sociotécnica
title_full Lousa digital e educação matemática: análise das produções científicas na perspectiva sociotécnica
title_fullStr Lousa digital e educação matemática: análise das produções científicas na perspectiva sociotécnica
title_full_unstemmed Lousa digital e educação matemática: análise das produções científicas na perspectiva sociotécnica
title_sort Lousa digital e educação matemática: análise das produções científicas na perspectiva sociotécnica
author Sebastião, Danubia
author_facet Sebastião, Danubia
Giacomazzo, Graziela Fatima
author_role author
author2 Giacomazzo, Graziela Fatima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sebastião, Danubia
Giacomazzo, Graziela Fatima
description Este artigo apresenta um estudo que buscou identificar o uso da Lousa Digital (LD) no contexto da Educação Matemática no ensino superior, a partir de publicações em artigos científicos no intuito de compreender as abordagens e os “usos” da LD nesse campo de atuação. Como viés teórico propositivo, o estudo fundamenta-se na abordagem “sociotécnica” no que se refere a adoção das tecnologias na educação, evidenciando o conceito de “tecnologias” na concepção crítica proposta pelo filósofo brasileiro Álvaro Vieira Pinto. Compreende-se que vincular as tecnologias nas propostas de ensino demanda a priorireconhecer e identificar nas práticas qual a abordagem e sob que conceitos de tecnologias se está trabalhando. A análise recai nas produções científicas que abordam o recurso tecnológico denominado Lousa Digital. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/977
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/977/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 58 (2018): abr./jun.; 64-79
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129398628352