A lousa digital no fundamental I : formas de utilização no ensino da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Mariana da Silva Nogueira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/38324
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
id UFPR_26577314205efcee2323ccfc9c2d4ab8
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/38324
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaKalinke, Marco AurélioRibeiro, Mariana da Silva Nogueira2024-04-08T13:23:04Z2024-04-08T13:23:04Z2015https://hdl.handle.net/1884/38324Orientador : Prof. Dr. Marco Aurélio KalinkeDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa: Curitiba, 02/04/2015Inclui referências : fls. 105-110Resumo: Frente à diversidade das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na sociedade que estão provocando inúmeras mudanças na forma como a pessoa pensa, comunica-se e se informa, faz-se necessário repensar a prática pedagógica atual dos docentes. Começa-se a pensar na utilização de novos recursos, numa nova forma de construção do conhecimento dentro da sala de aula. Um recurso tecnológico que está começando a se fazer presente nas escolas é a Lousa Digital, com diversas ferramentas que possibilitam ao professor a construção de atividades pedagógicas interativas e o uso da linguagem audiovisual, presente no cotidiano de boa parte dos alunos. Partindo do princípio de que a Lousa Digital pode oferecer aos professores a possibilidade de diferentes práticas pedagógicas, esta pesquisa consistiu em analisar as formas com que professores do Ensino Fundamental I têm utilizado, no Ensino da Matemática, a Lousa Digital. Buscamos referências para discutir sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação de uma forma geral, tanto social quanto educacional. Foram descritas, também, as características e as formas de utilização da Lousa Digital. A coleta dos dados ocorreu com quatro professores distintos, em quatro turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental da Rede Privada de Ensino, na cidade de Curitiba, Paraná. Considerando as características da pesquisa, optamos pela abordagem qualitativa. Como técnicas e instrumentos de coleta de dados, utilizamos filmagens, diário de campo, além de observações durante a aula dos participantes. Com as diferentes formas de utilização da Lousa Digital por esses professores, foi possível fazer uma análise das aulas. A pesquisa nos mostrou que o professor, ao utilizar a Lousa Digital, proporcionou aos alunos acesso a diferentes informações, desenvolveu atividades que possibilitaram a interação e interatividade, além de promover um trabalho colaborativo a partir de um coletivo pensante, entre outros. Foram identificados também alguns problemas técnicos quanto ao uso da Lousa Digital. Além disso, revelou-nos que a integração de diferentes práticas pedagógicas propostas pela Lousa Digital, muitas vezes depende da formação específica ou experiência do professor.Abstract: Faced with the diversity of Information and Communication Technologies (ICT) in society that are causing many changes in the way a person thinks, communicates and informs, it is necessary to rethink the current pedagogical practices of teachers. One begins to think about the use of new resources, ie a new form of construction of knowledge in the classroom. A technological feature that is starting to be present in the schools is the Digital whiteboard, which has several tools that enable the teacher to building interactive educational activities and the use of audiovisual language, which is present in many of the students every day. Assuming that the Digital whiteboard can offer teachers the possibility of different teaching practices, this research was to analyze the ways that the elementary school teachers have used in the Teaching of Mathematics, Digital whiteboard. We seek references and discuss about the use of Information and Communication Technologies in general, social as well as educational. Were described also the characteristics and ways of using the Digital whiteboard. Data collection occurred with four different teachers in four classes in the early grades of elementary school of Private Education Network in the city of Curitiba, Paraná. Considering the research features, we chose the qualitative approach. As techniques and data collection instruments, we use footage, field diary, and observations during class participants. With the different ways of using digital whiteboard for these teachers, it was possible to analyze these classes. Research has shown that the teacher when using the Digital whiteboard gave students access to different information, developed activities that made possible the interaction and interactivity, and promote a collaborative work from a collective thinking, among others. We also identified some technical problems regarding the use of Digital whiteboard. It also showed us that the integration of different teaching practices proposed by the Digital whiteboard, often depends on the specific training or teacher experience.110 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalMatemáticaInterfaces (Computador)Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensinoRecursos visuaisA lousa digital no fundamental I : formas de utilização no ensino da matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - D - MARIANA DA SILVA NOGUEIRA RIBEIRO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1083https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38324/1/R%20-%20D%20-%20MARIANA%20DA%20SILVA%20NOGUEIRA%20RIBEIRO.pdf.jpg1b88dd18fff451cc1d9b827a51b8b6b2MD51open accessTEXTR - D - MARIANA DA SILVA NOGUEIRA RIBEIRO.pdf.txtExtracted Texttext/plain198422https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38324/2/R%20-%20D%20-%20MARIANA%20DA%20SILVA%20NOGUEIRA%20RIBEIRO.pdf.txt62bb29f60b76c864e74e23c9f7d894e1MD52open accessORIGINALR - D - MARIANA DA SILVA NOGUEIRA RIBEIRO.pdfapplication/pdf2174823https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38324/3/R%20-%20D%20-%20MARIANA%20DA%20SILVA%20NOGUEIRA%20RIBEIRO.pdf8998607c691dd4674d6b6943514829d8MD53open access1884/383242024-04-08 10:23:04.265open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/38324Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-08T13:23:04Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A lousa digital no fundamental I : formas de utilização no ensino da matemática
title A lousa digital no fundamental I : formas de utilização no ensino da matemática
spellingShingle A lousa digital no fundamental I : formas de utilização no ensino da matemática
Ribeiro, Mariana da Silva Nogueira
Matemática
Interfaces (Computador)
Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Recursos visuais
title_short A lousa digital no fundamental I : formas de utilização no ensino da matemática
title_full A lousa digital no fundamental I : formas de utilização no ensino da matemática
title_fullStr A lousa digital no fundamental I : formas de utilização no ensino da matemática
title_full_unstemmed A lousa digital no fundamental I : formas de utilização no ensino da matemática
title_sort A lousa digital no fundamental I : formas de utilização no ensino da matemática
author Ribeiro, Mariana da Silva Nogueira
author_facet Ribeiro, Mariana da Silva Nogueira
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kalinke, Marco Aurélio
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Mariana da Silva Nogueira
contributor_str_mv Kalinke, Marco Aurélio
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Interfaces (Computador)
Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Recursos visuais
topic Matemática
Interfaces (Computador)
Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Recursos visuais
description Orientador : Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-08T13:23:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-08T13:23:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/38324
url https://hdl.handle.net/1884/38324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 110 f. : il. algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38324/1/R%20-%20D%20-%20MARIANA%20DA%20SILVA%20NOGUEIRA%20RIBEIRO.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38324/2/R%20-%20D%20-%20MARIANA%20DA%20SILVA%20NOGUEIRA%20RIBEIRO.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38324/3/R%20-%20D%20-%20MARIANA%20DA%20SILVA%20NOGUEIRA%20RIBEIRO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1b88dd18fff451cc1d9b827a51b8b6b2
62bb29f60b76c864e74e23c9f7d894e1
8998607c691dd4674d6b6943514829d8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860882967298048