O Necessário Olhar do Professor sobre a Produção Matemática das Crianças nos Anos Iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Américo Junior Nunes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: do Nascimento, Ana Maria Porto, Muniz, Cristiano Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/627
Resumo: O presente artigo apresenta parte dos resultados de um projeto de investigação realizado durante o curso da disciplina Educação Matemática, na linha de pesquisa Ensino de Ciência e Matemática, do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. A microinvestigação foi realizada com o objetivo de analisar as interpretações feitas por uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental de protocolos produzidos pelos alunos na resolução de situações problemas matemáticos. Participaram do trabalho uma professora do 3º ano do Ensino Fundamental com seus alunos e pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-graduação – FE/UnB. A interpretação dos protocolos pela professora revela que há uma necessidade de desenvolver um olhar investigativo para compreender profundamente a produção da criança.
id SBEM_MAT-1_53c0d733e67cfd77a4e1584c96e8cfc2
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/627
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling O Necessário Olhar do Professor sobre a Produção Matemática das Crianças nos Anos IniciaisO presente artigo apresenta parte dos resultados de um projeto de investigação realizado durante o curso da disciplina Educação Matemática, na linha de pesquisa Ensino de Ciência e Matemática, do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. A microinvestigação foi realizada com o objetivo de analisar as interpretações feitas por uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental de protocolos produzidos pelos alunos na resolução de situações problemas matemáticos. Participaram do trabalho uma professora do 3º ano do Ensino Fundamental com seus alunos e pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-graduação – FE/UnB. A interpretação dos protocolos pela professora revela que há uma necessidade de desenvolver um olhar investigativo para compreender profundamente a produção da criança.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2017-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/627Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 54 (2017): abr./jun.; 48-552317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/627/pdfCopyright (c) 2017 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Américo Junior Nunesdo Nascimento, Ana Maria PortoMuniz, Cristiano Alberto2022-12-26T15:18:21Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/627Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-26T15:18:21Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv O Necessário Olhar do Professor sobre a Produção Matemática das Crianças nos Anos Iniciais
title O Necessário Olhar do Professor sobre a Produção Matemática das Crianças nos Anos Iniciais
spellingShingle O Necessário Olhar do Professor sobre a Produção Matemática das Crianças nos Anos Iniciais
da Silva, Américo Junior Nunes
title_short O Necessário Olhar do Professor sobre a Produção Matemática das Crianças nos Anos Iniciais
title_full O Necessário Olhar do Professor sobre a Produção Matemática das Crianças nos Anos Iniciais
title_fullStr O Necessário Olhar do Professor sobre a Produção Matemática das Crianças nos Anos Iniciais
title_full_unstemmed O Necessário Olhar do Professor sobre a Produção Matemática das Crianças nos Anos Iniciais
title_sort O Necessário Olhar do Professor sobre a Produção Matemática das Crianças nos Anos Iniciais
author da Silva, Américo Junior Nunes
author_facet da Silva, Américo Junior Nunes
do Nascimento, Ana Maria Porto
Muniz, Cristiano Alberto
author_role author
author2 do Nascimento, Ana Maria Porto
Muniz, Cristiano Alberto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Américo Junior Nunes
do Nascimento, Ana Maria Porto
Muniz, Cristiano Alberto
description O presente artigo apresenta parte dos resultados de um projeto de investigação realizado durante o curso da disciplina Educação Matemática, na linha de pesquisa Ensino de Ciência e Matemática, do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. A microinvestigação foi realizada com o objetivo de analisar as interpretações feitas por uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental de protocolos produzidos pelos alunos na resolução de situações problemas matemáticos. Participaram do trabalho uma professora do 3º ano do Ensino Fundamental com seus alunos e pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-graduação – FE/UnB. A interpretação dos protocolos pela professora revela que há uma necessidade de desenvolver um olhar investigativo para compreender profundamente a produção da criança.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/627
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/627/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 54 (2017): abr./jun.; 48-55
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050128624779264