Letramento geométrico : conhecimentos geométricos necessários para professores dos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Márcia Cristina Tognete, 1973-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4294
Resumo: Orientador: Sérgio Apparecido Lorenzato
id UNICAMP-30_63ae3729f4fc76f27d6c13b80e0938b4
oai_identifier_str oai::1242751
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Letramento geométrico : conhecimentos geométricos necessários para professores dos anos iniciais do ensino fundamentalGeometric literacy : geometric knowledge necessary for tearchers of the early years of elementary educationFormação continuadaGeometriaConhecimento escolarContinuing educationGeometrySchool knowledgeOrientador: Sérgio Apparecido LorenzatoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa propõe-se a responder: Que contribuições podem ser oferecidas em encontros formativos sobre o ensino de Geometria a professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Traçou-se como objetivo geral identificar o conhecimento geométrico de professores inseridos no contexto de uma formação continuada, discutir e propor práticas de letramento geométrico que possam contribuir na formação e na atuação profissional deles. A coleta de dados foi realizada por meio de uma pesquisa-ação, com um grupo de professores que atuam em escolas de uma rede municipal de ensino do interior paulista, contemplando: a) aplicação de um primeiro questionário (Q1) para sondagem do perfil de conhecimento geométrico dos professores que integram o grupo; b) encontros de formação sobre conhecimentos de Geometria elementar, utilizando leitura e discussão de textos, rodas de conversa, atividades com materiais didáticos manipuláveis; c) aplicação de um segundo questionário (Q2). A formação, a coleta e a descrição dos dados foram conduzidas considerando: o desenvolvimento do pensamento geométrico, segundo a teoria de van Hiele; práticas de letramento, com apoio teórico em Soares e Kleiman; o processo de alfabetização matemática, a Geometria elementar e o ensino de Geometria, com aportes teóricos em Lorenzato. Os resultados revelaram que o conhecimento geométrico da maioria dos professores, no início da formação, estava muito próximo ao de alunos dos anos iniciais; e após os encontros de formação, o conhecimento geométrico dos professores aumentou consideravelmente. Com este estudo, pode-se inferir que lacunas conceituais sobre geometria precisam ser discutidas para que possam ser sanadas e que espaços de formação, como o desenvolvido nesta pesquisa, devem ser incentivados e assumidos como condição de trabalho docenteAbstract: This research aims to answer: What contributions can be offered in formative meetings on the teaching of Geometry to teachers who work in the Early Years of Elementary School? The general objective was to identify the geometric knowledge of teachers inserted in the context of continuing education, to discuss and propose geometric literacy practices that can contribute to their training and professional performance. Data collection was carried out through an action research, with a group of teachers who work in schools in a municipal education network in the interior of São Paulo, contemplating: a) application of a first questionnaire (Q1) to survey the profile of geometric knowledge of the teachers who are part of the group; b) training meetings on knowledge of elementary geometry, using reading and discussion of texts, conversation circles, activities with manipulative teaching materials; c) application of a second questionnaire (Q2). The formation, collection and description of the data were conducted considering: the development of geometric thinking, according to the theory of van Hiele; literacy practices, with theoretical support in Soares and Kleiman; the process of mathematical literacy, elementary geometry and the teaching of geometry, with theoretical contributions in Lorenzato. The results revealed that the geometric knowledge of most teachers, at the beginning of their training, was very close to that of students in the early years; and after the training meetings, the geometric knowledge of the teachers increased considerably. With this study, it can be inferred that conceptual gaps on geometry need to be discussed so that they can be remedied and that training spaces, such as the one developed in this research, should be encouraged and assumed as a condition of teaching workMestradoEducação EscolarMestra em Educação Escolar[s.n.]Lorenzato, Sergio Apparecido, 1936-Passos, Cármen Lúcia BrancaglionLima, Rosana Catarina Rodrigues deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRocha, Márcia Cristina Tognete, 1973-20212021-08-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (132 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/4294ROCHA, Márcia Cristina Tognete. Letramento geométrico: conhecimentos geométricos necessários para professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2021. 1 recurso online (132 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4294. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1242751Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-01T10:48:56Zoai::1242751Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-06-01T10:48:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento geométrico : conhecimentos geométricos necessários para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Geometric literacy : geometric knowledge necessary for tearchers of the early years of elementary education
title Letramento geométrico : conhecimentos geométricos necessários para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Letramento geométrico : conhecimentos geométricos necessários para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Rocha, Márcia Cristina Tognete, 1973-
Formação continuada
Geometria
Conhecimento escolar
Continuing education
Geometry
School knowledge
title_short Letramento geométrico : conhecimentos geométricos necessários para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Letramento geométrico : conhecimentos geométricos necessários para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Letramento geométrico : conhecimentos geométricos necessários para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Letramento geométrico : conhecimentos geométricos necessários para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Letramento geométrico : conhecimentos geométricos necessários para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
author Rocha, Márcia Cristina Tognete, 1973-
author_facet Rocha, Márcia Cristina Tognete, 1973-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lorenzato, Sergio Apparecido, 1936-
Passos, Cármen Lúcia Brancaglion
Lima, Rosana Catarina Rodrigues de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Márcia Cristina Tognete, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Geometria
Conhecimento escolar
Continuing education
Geometry
School knowledge
topic Formação continuada
Geometria
Conhecimento escolar
Continuing education
Geometry
School knowledge
description Orientador: Sérgio Apparecido Lorenzato
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-08-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/4294
ROCHA, Márcia Cristina Tognete. Letramento geométrico: conhecimentos geométricos necessários para professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2021. 1 recurso online (132 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4294. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/4294
identifier_str_mv ROCHA, Márcia Cristina Tognete. Letramento geométrico: conhecimentos geométricos necessários para professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2021. 1 recurso online (132 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4294. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1242751
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (132 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189182040440832