Letramento geométrico : conhecimentos geométricos necessários para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/4294 |
Resumo: | Orientador: Sérgio Apparecido Lorenzato |
id |
UNICAMP-30_63ae3729f4fc76f27d6c13b80e0938b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1242751 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramento geométrico : conhecimentos geométricos necessários para professores dos anos iniciais do ensino fundamentalGeometric literacy : geometric knowledge necessary for tearchers of the early years of elementary educationFormação continuadaGeometriaConhecimento escolarContinuing educationGeometrySchool knowledgeOrientador: Sérgio Apparecido LorenzatoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa propõe-se a responder: Que contribuições podem ser oferecidas em encontros formativos sobre o ensino de Geometria a professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Traçou-se como objetivo geral identificar o conhecimento geométrico de professores inseridos no contexto de uma formação continuada, discutir e propor práticas de letramento geométrico que possam contribuir na formação e na atuação profissional deles. A coleta de dados foi realizada por meio de uma pesquisa-ação, com um grupo de professores que atuam em escolas de uma rede municipal de ensino do interior paulista, contemplando: a) aplicação de um primeiro questionário (Q1) para sondagem do perfil de conhecimento geométrico dos professores que integram o grupo; b) encontros de formação sobre conhecimentos de Geometria elementar, utilizando leitura e discussão de textos, rodas de conversa, atividades com materiais didáticos manipuláveis; c) aplicação de um segundo questionário (Q2). A formação, a coleta e a descrição dos dados foram conduzidas considerando: o desenvolvimento do pensamento geométrico, segundo a teoria de van Hiele; práticas de letramento, com apoio teórico em Soares e Kleiman; o processo de alfabetização matemática, a Geometria elementar e o ensino de Geometria, com aportes teóricos em Lorenzato. Os resultados revelaram que o conhecimento geométrico da maioria dos professores, no início da formação, estava muito próximo ao de alunos dos anos iniciais; e após os encontros de formação, o conhecimento geométrico dos professores aumentou consideravelmente. Com este estudo, pode-se inferir que lacunas conceituais sobre geometria precisam ser discutidas para que possam ser sanadas e que espaços de formação, como o desenvolvido nesta pesquisa, devem ser incentivados e assumidos como condição de trabalho docenteAbstract: This research aims to answer: What contributions can be offered in formative meetings on the teaching of Geometry to teachers who work in the Early Years of Elementary School? The general objective was to identify the geometric knowledge of teachers inserted in the context of continuing education, to discuss and propose geometric literacy practices that can contribute to their training and professional performance. Data collection was carried out through an action research, with a group of teachers who work in schools in a municipal education network in the interior of São Paulo, contemplating: a) application of a first questionnaire (Q1) to survey the profile of geometric knowledge of the teachers who are part of the group; b) training meetings on knowledge of elementary geometry, using reading and discussion of texts, conversation circles, activities with manipulative teaching materials; c) application of a second questionnaire (Q2). The formation, collection and description of the data were conducted considering: the development of geometric thinking, according to the theory of van Hiele; literacy practices, with theoretical support in Soares and Kleiman; the process of mathematical literacy, elementary geometry and the teaching of geometry, with theoretical contributions in Lorenzato. The results revealed that the geometric knowledge of most teachers, at the beginning of their training, was very close to that of students in the early years; and after the training meetings, the geometric knowledge of the teachers increased considerably. With this study, it can be inferred that conceptual gaps on geometry need to be discussed so that they can be remedied and that training spaces, such as the one developed in this research, should be encouraged and assumed as a condition of teaching workMestradoEducação EscolarMestra em Educação Escolar[s.n.]Lorenzato, Sergio Apparecido, 1936-Passos, Cármen Lúcia BrancaglionLima, Rosana Catarina Rodrigues deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRocha, Márcia Cristina Tognete, 1973-20212021-08-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (132 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/4294ROCHA, Márcia Cristina Tognete. Letramento geométrico: conhecimentos geométricos necessários para professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2021. 1 recurso online (132 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4294. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1242751Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-01T10:48:56Zoai::1242751Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-06-01T10:48:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento geométrico : conhecimentos geométricos necessários para professores dos anos iniciais do ensino fundamental Geometric literacy : geometric knowledge necessary for tearchers of the early years of elementary education |
title |
Letramento geométrico : conhecimentos geométricos necessários para professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Letramento geométrico : conhecimentos geométricos necessários para professores dos anos iniciais do ensino fundamental Rocha, Márcia Cristina Tognete, 1973- Formação continuada Geometria Conhecimento escolar Continuing education Geometry School knowledge |
title_short |
Letramento geométrico : conhecimentos geométricos necessários para professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Letramento geométrico : conhecimentos geométricos necessários para professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Letramento geométrico : conhecimentos geométricos necessários para professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Letramento geométrico : conhecimentos geométricos necessários para professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
Letramento geométrico : conhecimentos geométricos necessários para professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Rocha, Márcia Cristina Tognete, 1973- |
author_facet |
Rocha, Márcia Cristina Tognete, 1973- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lorenzato, Sergio Apparecido, 1936- Passos, Cármen Lúcia Brancaglion Lima, Rosana Catarina Rodrigues de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Márcia Cristina Tognete, 1973- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada Geometria Conhecimento escolar Continuing education Geometry School knowledge |
topic |
Formação continuada Geometria Conhecimento escolar Continuing education Geometry School knowledge |
description |
Orientador: Sérgio Apparecido Lorenzato |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-08-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/4294 ROCHA, Márcia Cristina Tognete. Letramento geométrico: conhecimentos geométricos necessários para professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2021. 1 recurso online (132 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4294. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/4294 |
identifier_str_mv |
ROCHA, Márcia Cristina Tognete. Letramento geométrico: conhecimentos geométricos necessários para professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2021. 1 recurso online (132 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4294. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1242751 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (132 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189182040440832 |