Educação Matemática inclusiva à luz da Neurociência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1894 |
Resumo: | O presente trabalho tem o objetivo de contribuir para a prática docente dos educadores matemáticos que trabalham com acessibilidade e inclusão. Nesse sentido o estudo apresenta uma abordagem qualitativa e divide-se em dois tópicos, assim no primeiro, através de uma pesquisa bibliográfica, delineamos as contribuições da neurociência para a educação matemática inclusiva. Já no segundo tópico relatamos as vivências na prática da sala de aula inclusiva, abordando as experiências que uma das autoras desse trabalho teve com duas turmas do 6º ano do ensino fundamental que tinham ao todo, nove alunos inclusos. E para finalizar apresentamos os resultados obtidos com o presente estudo considerando, portanto, a importância de os professores compreenderem as conexões neurais necessárias para resolver cálculos matemáticos, bem como as limitações de cada educando que apresentam necessidades educativas especiais, buscando o aperfeiçoamento de suas aulas para torná-las mais acessíveis aos estudantes. |
id |
SBEM_MAT-1_55a745b4166da26c6145d0a9553a7092 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/1894 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Matemática inclusiva à luz da NeurociênciaAcessibilidade matemáticaSala de aula inclusivaNeurociência para a Educação MatemáticaAlunos com necessidades especiaisEnsino-aprendizagem na escola inclusiva.O presente trabalho tem o objetivo de contribuir para a prática docente dos educadores matemáticos que trabalham com acessibilidade e inclusão. Nesse sentido o estudo apresenta uma abordagem qualitativa e divide-se em dois tópicos, assim no primeiro, através de uma pesquisa bibliográfica, delineamos as contribuições da neurociência para a educação matemática inclusiva. Já no segundo tópico relatamos as vivências na prática da sala de aula inclusiva, abordando as experiências que uma das autoras desse trabalho teve com duas turmas do 6º ano do ensino fundamental que tinham ao todo, nove alunos inclusos. E para finalizar apresentamos os resultados obtidos com o presente estudo considerando, portanto, a importância de os professores compreenderem as conexões neurais necessárias para resolver cálculos matemáticos, bem como as limitações de cada educando que apresentam necessidades educativas especiais, buscando o aperfeiçoamento de suas aulas para torná-las mais acessíveis aos estudantes.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1894Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 64 (2019): out./dez.; 136-1472317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1894/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1894/1638Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Melina Nymann dosMoraes, Aline Reissuy deSantos, Arieli dosPereira, Luiz Henrique Ferraz2022-12-21T18:39:57Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1894Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:39:57Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Matemática inclusiva à luz da Neurociência |
title |
Educação Matemática inclusiva à luz da Neurociência |
spellingShingle |
Educação Matemática inclusiva à luz da Neurociência Santos, Melina Nymann dos Acessibilidade matemática Sala de aula inclusiva Neurociência para a Educação Matemática Alunos com necessidades especiais Ensino-aprendizagem na escola inclusiva. |
title_short |
Educação Matemática inclusiva à luz da Neurociência |
title_full |
Educação Matemática inclusiva à luz da Neurociência |
title_fullStr |
Educação Matemática inclusiva à luz da Neurociência |
title_full_unstemmed |
Educação Matemática inclusiva à luz da Neurociência |
title_sort |
Educação Matemática inclusiva à luz da Neurociência |
author |
Santos, Melina Nymann dos |
author_facet |
Santos, Melina Nymann dos Moraes, Aline Reissuy de Santos, Arieli dos Pereira, Luiz Henrique Ferraz |
author_role |
author |
author2 |
Moraes, Aline Reissuy de Santos, Arieli dos Pereira, Luiz Henrique Ferraz |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Melina Nymann dos Moraes, Aline Reissuy de Santos, Arieli dos Pereira, Luiz Henrique Ferraz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acessibilidade matemática Sala de aula inclusiva Neurociência para a Educação Matemática Alunos com necessidades especiais Ensino-aprendizagem na escola inclusiva. |
topic |
Acessibilidade matemática Sala de aula inclusiva Neurociência para a Educação Matemática Alunos com necessidades especiais Ensino-aprendizagem na escola inclusiva. |
description |
O presente trabalho tem o objetivo de contribuir para a prática docente dos educadores matemáticos que trabalham com acessibilidade e inclusão. Nesse sentido o estudo apresenta uma abordagem qualitativa e divide-se em dois tópicos, assim no primeiro, através de uma pesquisa bibliográfica, delineamos as contribuições da neurociência para a educação matemática inclusiva. Já no segundo tópico relatamos as vivências na prática da sala de aula inclusiva, abordando as experiências que uma das autoras desse trabalho teve com duas turmas do 6º ano do ensino fundamental que tinham ao todo, nove alunos inclusos. E para finalizar apresentamos os resultados obtidos com o presente estudo considerando, portanto, a importância de os professores compreenderem as conexões neurais necessárias para resolver cálculos matemáticos, bem como as limitações de cada educando que apresentam necessidades educativas especiais, buscando o aperfeiçoamento de suas aulas para torná-las mais acessíveis aos estudantes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1894 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1894 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1894/pdf https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1894/1638 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 64 (2019): out./dez.; 136-147 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050130671599616 |