Educação Matemática inclusiva à luz da Neurociência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Melina Nymann dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Moraes, Aline Reissuy de, Santos, Arieli dos, Pereira, Luiz Henrique Ferraz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1894
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de contribuir para a prática docente dos educadores matemáticos que trabalham com acessibilidade e inclusão. Nesse sentido o estudo apresenta uma abordagem qualitativa e   divide-se em dois tópicos, assim no primeiro, através de uma pesquisa bibliográfica, delineamos as contribuições da neurociência para a educação matemática inclusiva. Já no segundo tópico relatamos as vivências na prática da sala de aula inclusiva, abordando as experiências que uma das autoras desse trabalho teve com duas turmas do 6º ano do ensino fundamental que tinham ao todo, nove alunos inclusos. E para finalizar apresentamos os resultados obtidos com o presente estudo considerando, portanto, a importância de os professores compreenderem as conexões neurais necessárias para resolver cálculos matemáticos, bem como as limitações de cada educando que apresentam necessidades educativas especiais, buscando o aperfeiçoamento de suas aulas para torná-las mais acessíveis aos estudantes.
id SBEM_MAT-1_55a745b4166da26c6145d0a9553a7092
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1894
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Educação Matemática inclusiva à luz da NeurociênciaAcessibilidade matemáticaSala de aula inclusivaNeurociência para a Educação MatemáticaAlunos com necessidades especiaisEnsino-aprendizagem na escola inclusiva.O presente trabalho tem o objetivo de contribuir para a prática docente dos educadores matemáticos que trabalham com acessibilidade e inclusão. Nesse sentido o estudo apresenta uma abordagem qualitativa e   divide-se em dois tópicos, assim no primeiro, através de uma pesquisa bibliográfica, delineamos as contribuições da neurociência para a educação matemática inclusiva. Já no segundo tópico relatamos as vivências na prática da sala de aula inclusiva, abordando as experiências que uma das autoras desse trabalho teve com duas turmas do 6º ano do ensino fundamental que tinham ao todo, nove alunos inclusos. E para finalizar apresentamos os resultados obtidos com o presente estudo considerando, portanto, a importância de os professores compreenderem as conexões neurais necessárias para resolver cálculos matemáticos, bem como as limitações de cada educando que apresentam necessidades educativas especiais, buscando o aperfeiçoamento de suas aulas para torná-las mais acessíveis aos estudantes.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1894Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 64 (2019): out./dez.; 136-1472317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1894/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1894/1638Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Melina Nymann dosMoraes, Aline Reissuy deSantos, Arieli dosPereira, Luiz Henrique Ferraz2022-12-21T18:39:57Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1894Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:39:57Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Matemática inclusiva à luz da Neurociência
title Educação Matemática inclusiva à luz da Neurociência
spellingShingle Educação Matemática inclusiva à luz da Neurociência
Santos, Melina Nymann dos
Acessibilidade matemática
Sala de aula inclusiva
Neurociência para a Educação Matemática
Alunos com necessidades especiais
Ensino-aprendizagem na escola inclusiva.
title_short Educação Matemática inclusiva à luz da Neurociência
title_full Educação Matemática inclusiva à luz da Neurociência
title_fullStr Educação Matemática inclusiva à luz da Neurociência
title_full_unstemmed Educação Matemática inclusiva à luz da Neurociência
title_sort Educação Matemática inclusiva à luz da Neurociência
author Santos, Melina Nymann dos
author_facet Santos, Melina Nymann dos
Moraes, Aline Reissuy de
Santos, Arieli dos
Pereira, Luiz Henrique Ferraz
author_role author
author2 Moraes, Aline Reissuy de
Santos, Arieli dos
Pereira, Luiz Henrique Ferraz
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Melina Nymann dos
Moraes, Aline Reissuy de
Santos, Arieli dos
Pereira, Luiz Henrique Ferraz
dc.subject.por.fl_str_mv Acessibilidade matemática
Sala de aula inclusiva
Neurociência para a Educação Matemática
Alunos com necessidades especiais
Ensino-aprendizagem na escola inclusiva.
topic Acessibilidade matemática
Sala de aula inclusiva
Neurociência para a Educação Matemática
Alunos com necessidades especiais
Ensino-aprendizagem na escola inclusiva.
description O presente trabalho tem o objetivo de contribuir para a prática docente dos educadores matemáticos que trabalham com acessibilidade e inclusão. Nesse sentido o estudo apresenta uma abordagem qualitativa e   divide-se em dois tópicos, assim no primeiro, através de uma pesquisa bibliográfica, delineamos as contribuições da neurociência para a educação matemática inclusiva. Já no segundo tópico relatamos as vivências na prática da sala de aula inclusiva, abordando as experiências que uma das autoras desse trabalho teve com duas turmas do 6º ano do ensino fundamental que tinham ao todo, nove alunos inclusos. E para finalizar apresentamos os resultados obtidos com o presente estudo considerando, portanto, a importância de os professores compreenderem as conexões neurais necessárias para resolver cálculos matemáticos, bem como as limitações de cada educando que apresentam necessidades educativas especiais, buscando o aperfeiçoamento de suas aulas para torná-las mais acessíveis aos estudantes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1894
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1894/pdf
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1894/1638
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 64 (2019): out./dez.; 136-147
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050130671599616