Avaliação Formativa e os Instrumentos Metacognitivos de Avaliação em Educação Matemática: uma ajuda efetiva ao ensino e à aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Domício Magalhães
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/847
Resumo: Este trabalho apresenta um modelo de avaliação formativa, numa perspectiva sociocognitivista para, então, discorrer mais detidamente sobre a diversificação dos instrumentos avaliativos num processo de ensino-aprendizagem de Matemática. Antes, traz-se uma reflexão sobre o pensamento de uma professora de Matemática acerca dos instrumentos de avaliação em sua prática avaliativa. Revelam-se os movimentos da área da Educação Matemática, visando dar um caráter formativo à avaliação, deslocando seu foco da exclusão para a inclusão. Destacam-se dois instrumentos avaliativos que consideram a aplicabilidade do desenvolvimento da metacognição no processo da aprendizagem em Matemática, apresentando algumas práticas de seu uso. Espera-se contribuir com o processo ensino-aprendizagem ao propor a integração da avaliação nesse processo.
id SBEM_MAT-1_59039d41501a2a61f1f8dc93c3d92df8
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/847
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Avaliação Formativa e os Instrumentos Metacognitivos de Avaliação em Educação Matemática: uma ajuda efetiva ao ensino e à aprendizagemEste trabalho apresenta um modelo de avaliação formativa, numa perspectiva sociocognitivista para, então, discorrer mais detidamente sobre a diversificação dos instrumentos avaliativos num processo de ensino-aprendizagem de Matemática. Antes, traz-se uma reflexão sobre o pensamento de uma professora de Matemática acerca dos instrumentos de avaliação em sua prática avaliativa. Revelam-se os movimentos da área da Educação Matemática, visando dar um caráter formativo à avaliação, deslocando seu foco da exclusão para a inclusão. Destacam-se dois instrumentos avaliativos que consideram a aplicabilidade do desenvolvimento da metacognição no processo da aprendizagem em Matemática, apresentando algumas práticas de seu uso. Espera-se contribuir com o processo ensino-aprendizagem ao propor a integração da avaliação nesse processo.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/847Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 56 (2017): out./dez.; 39-562317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/847/pdfCopyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Domício Magalhães2022-12-23T10:55:53Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/847Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:55:53Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação Formativa e os Instrumentos Metacognitivos de Avaliação em Educação Matemática: uma ajuda efetiva ao ensino e à aprendizagem
title Avaliação Formativa e os Instrumentos Metacognitivos de Avaliação em Educação Matemática: uma ajuda efetiva ao ensino e à aprendizagem
spellingShingle Avaliação Formativa e os Instrumentos Metacognitivos de Avaliação em Educação Matemática: uma ajuda efetiva ao ensino e à aprendizagem
Maciel, Domício Magalhães
title_short Avaliação Formativa e os Instrumentos Metacognitivos de Avaliação em Educação Matemática: uma ajuda efetiva ao ensino e à aprendizagem
title_full Avaliação Formativa e os Instrumentos Metacognitivos de Avaliação em Educação Matemática: uma ajuda efetiva ao ensino e à aprendizagem
title_fullStr Avaliação Formativa e os Instrumentos Metacognitivos de Avaliação em Educação Matemática: uma ajuda efetiva ao ensino e à aprendizagem
title_full_unstemmed Avaliação Formativa e os Instrumentos Metacognitivos de Avaliação em Educação Matemática: uma ajuda efetiva ao ensino e à aprendizagem
title_sort Avaliação Formativa e os Instrumentos Metacognitivos de Avaliação em Educação Matemática: uma ajuda efetiva ao ensino e à aprendizagem
author Maciel, Domício Magalhães
author_facet Maciel, Domício Magalhães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Domício Magalhães
description Este trabalho apresenta um modelo de avaliação formativa, numa perspectiva sociocognitivista para, então, discorrer mais detidamente sobre a diversificação dos instrumentos avaliativos num processo de ensino-aprendizagem de Matemática. Antes, traz-se uma reflexão sobre o pensamento de uma professora de Matemática acerca dos instrumentos de avaliação em sua prática avaliativa. Revelam-se os movimentos da área da Educação Matemática, visando dar um caráter formativo à avaliação, deslocando seu foco da exclusão para a inclusão. Destacam-se dois instrumentos avaliativos que consideram a aplicabilidade do desenvolvimento da metacognição no processo da aprendizagem em Matemática, apresentando algumas práticas de seu uso. Espera-se contribuir com o processo ensino-aprendizagem ao propor a integração da avaliação nesse processo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/847
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/847
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/847/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 56 (2017): out./dez.; 39-56
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129031626752