Três cenas de um processo pedagógico nos anos iniciais: Etnomatemática, escrita e oralidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giongo, Ieda
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Brandt, Mariana, Schvingel Klein Bühring, Claudia, Quartieri, Marli Teresinha, Hepp Rehfeldt, Márcia Jussara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/946
Resumo: O artigo apresenta resultados de uma pesquisa/intervenção, que foi gerada no segundo semestre de 2016, num projeto financiado pelo recurso governamental Observatório da Educação. Qualitativa e tendo como referencial teórico metodológico o campo da etnomatemática, a investigação teve como lócus uma turma de quarto ano de uma escola pública, situada num pequeno município do Vale do Taquari, RS. Os materiais de pesquisa foram compostos de filmagens das aulas, materiais escritos e produzidos pelos estudantes e diário de campo da professora-pesquisadora. A análise, inspirada nas ideias de Michel Foucault e efetivada sobre o material de pesquisa, apontou: a) a emergência de distintos modos dos estudantes operarem com as quatro operações, sobretudo com o uso da oralidade; b) a potência pedagógica dos estudos etnomatemáticos para os processos de ensino da Matemática nos Anos Iniciais. 
id SBEM_MAT-1_5c7df81ba6241ddab8b26289d5716c5a
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/946
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Três cenas de um processo pedagógico nos anos iniciais: Etnomatemática, escrita e oralidadeAnos Iniciais do Ensino FundamentaletnomatemáticaescritaoralidadeO artigo apresenta resultados de uma pesquisa/intervenção, que foi gerada no segundo semestre de 2016, num projeto financiado pelo recurso governamental Observatório da Educação. Qualitativa e tendo como referencial teórico metodológico o campo da etnomatemática, a investigação teve como lócus uma turma de quarto ano de uma escola pública, situada num pequeno município do Vale do Taquari, RS. Os materiais de pesquisa foram compostos de filmagens das aulas, materiais escritos e produzidos pelos estudantes e diário de campo da professora-pesquisadora. A análise, inspirada nas ideias de Michel Foucault e efetivada sobre o material de pesquisa, apontou: a) a emergência de distintos modos dos estudantes operarem com as quatro operações, sobretudo com o uso da oralidade; b) a potência pedagógica dos estudos etnomatemáticos para os processos de ensino da Matemática nos Anos Iniciais. Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/946Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 57 (2018): jan./mar.; 113-1252317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/946/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/946/1621Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessGiongo, IedaBrandt, MarianaSchvingel Klein Bühring, ClaudiaQuartieri, Marli TeresinhaHepp Rehfeldt, Márcia Jussara2022-12-23T10:54:34Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/946Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:54:34Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Três cenas de um processo pedagógico nos anos iniciais: Etnomatemática, escrita e oralidade
title Três cenas de um processo pedagógico nos anos iniciais: Etnomatemática, escrita e oralidade
spellingShingle Três cenas de um processo pedagógico nos anos iniciais: Etnomatemática, escrita e oralidade
Giongo, Ieda
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
etnomatemática
escrita
oralidade
title_short Três cenas de um processo pedagógico nos anos iniciais: Etnomatemática, escrita e oralidade
title_full Três cenas de um processo pedagógico nos anos iniciais: Etnomatemática, escrita e oralidade
title_fullStr Três cenas de um processo pedagógico nos anos iniciais: Etnomatemática, escrita e oralidade
title_full_unstemmed Três cenas de um processo pedagógico nos anos iniciais: Etnomatemática, escrita e oralidade
title_sort Três cenas de um processo pedagógico nos anos iniciais: Etnomatemática, escrita e oralidade
author Giongo, Ieda
author_facet Giongo, Ieda
Brandt, Mariana
Schvingel Klein Bühring, Claudia
Quartieri, Marli Teresinha
Hepp Rehfeldt, Márcia Jussara
author_role author
author2 Brandt, Mariana
Schvingel Klein Bühring, Claudia
Quartieri, Marli Teresinha
Hepp Rehfeldt, Márcia Jussara
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giongo, Ieda
Brandt, Mariana
Schvingel Klein Bühring, Claudia
Quartieri, Marli Teresinha
Hepp Rehfeldt, Márcia Jussara
dc.subject.por.fl_str_mv Anos Iniciais do Ensino Fundamental
etnomatemática
escrita
oralidade
topic Anos Iniciais do Ensino Fundamental
etnomatemática
escrita
oralidade
description O artigo apresenta resultados de uma pesquisa/intervenção, que foi gerada no segundo semestre de 2016, num projeto financiado pelo recurso governamental Observatório da Educação. Qualitativa e tendo como referencial teórico metodológico o campo da etnomatemática, a investigação teve como lócus uma turma de quarto ano de uma escola pública, situada num pequeno município do Vale do Taquari, RS. Os materiais de pesquisa foram compostos de filmagens das aulas, materiais escritos e produzidos pelos estudantes e diário de campo da professora-pesquisadora. A análise, inspirada nas ideias de Michel Foucault e efetivada sobre o material de pesquisa, apontou: a) a emergência de distintos modos dos estudantes operarem com as quatro operações, sobretudo com o uso da oralidade; b) a potência pedagógica dos estudos etnomatemáticos para os processos de ensino da Matemática nos Anos Iniciais. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/946
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/946/pdf
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/946/1621
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 57 (2018): jan./mar.; 113-125
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129365073920