Três cenas de um processo pedagógico nos anos iniciais: Etnomatemática, escrita e oralidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/946 |
Resumo: | O artigo apresenta resultados de uma pesquisa/intervenção, que foi gerada no segundo semestre de 2016, num projeto financiado pelo recurso governamental Observatório da Educação. Qualitativa e tendo como referencial teórico metodológico o campo da etnomatemática, a investigação teve como lócus uma turma de quarto ano de uma escola pública, situada num pequeno município do Vale do Taquari, RS. Os materiais de pesquisa foram compostos de filmagens das aulas, materiais escritos e produzidos pelos estudantes e diário de campo da professora-pesquisadora. A análise, inspirada nas ideias de Michel Foucault e efetivada sobre o material de pesquisa, apontou: a) a emergência de distintos modos dos estudantes operarem com as quatro operações, sobretudo com o uso da oralidade; b) a potência pedagógica dos estudos etnomatemáticos para os processos de ensino da Matemática nos Anos Iniciais. |
id |
SBEM_MAT-1_5c7df81ba6241ddab8b26289d5716c5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/946 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Três cenas de um processo pedagógico nos anos iniciais: Etnomatemática, escrita e oralidadeAnos Iniciais do Ensino FundamentaletnomatemáticaescritaoralidadeO artigo apresenta resultados de uma pesquisa/intervenção, que foi gerada no segundo semestre de 2016, num projeto financiado pelo recurso governamental Observatório da Educação. Qualitativa e tendo como referencial teórico metodológico o campo da etnomatemática, a investigação teve como lócus uma turma de quarto ano de uma escola pública, situada num pequeno município do Vale do Taquari, RS. Os materiais de pesquisa foram compostos de filmagens das aulas, materiais escritos e produzidos pelos estudantes e diário de campo da professora-pesquisadora. A análise, inspirada nas ideias de Michel Foucault e efetivada sobre o material de pesquisa, apontou: a) a emergência de distintos modos dos estudantes operarem com as quatro operações, sobretudo com o uso da oralidade; b) a potência pedagógica dos estudos etnomatemáticos para os processos de ensino da Matemática nos Anos Iniciais. Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/946Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 57 (2018): jan./mar.; 113-1252317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/946/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/946/1621Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessGiongo, IedaBrandt, MarianaSchvingel Klein Bühring, ClaudiaQuartieri, Marli TeresinhaHepp Rehfeldt, Márcia Jussara2022-12-23T10:54:34Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/946Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:54:34Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Três cenas de um processo pedagógico nos anos iniciais: Etnomatemática, escrita e oralidade |
title |
Três cenas de um processo pedagógico nos anos iniciais: Etnomatemática, escrita e oralidade |
spellingShingle |
Três cenas de um processo pedagógico nos anos iniciais: Etnomatemática, escrita e oralidade Giongo, Ieda Anos Iniciais do Ensino Fundamental etnomatemática escrita oralidade |
title_short |
Três cenas de um processo pedagógico nos anos iniciais: Etnomatemática, escrita e oralidade |
title_full |
Três cenas de um processo pedagógico nos anos iniciais: Etnomatemática, escrita e oralidade |
title_fullStr |
Três cenas de um processo pedagógico nos anos iniciais: Etnomatemática, escrita e oralidade |
title_full_unstemmed |
Três cenas de um processo pedagógico nos anos iniciais: Etnomatemática, escrita e oralidade |
title_sort |
Três cenas de um processo pedagógico nos anos iniciais: Etnomatemática, escrita e oralidade |
author |
Giongo, Ieda |
author_facet |
Giongo, Ieda Brandt, Mariana Schvingel Klein Bühring, Claudia Quartieri, Marli Teresinha Hepp Rehfeldt, Márcia Jussara |
author_role |
author |
author2 |
Brandt, Mariana Schvingel Klein Bühring, Claudia Quartieri, Marli Teresinha Hepp Rehfeldt, Márcia Jussara |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giongo, Ieda Brandt, Mariana Schvingel Klein Bühring, Claudia Quartieri, Marli Teresinha Hepp Rehfeldt, Márcia Jussara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anos Iniciais do Ensino Fundamental etnomatemática escrita oralidade |
topic |
Anos Iniciais do Ensino Fundamental etnomatemática escrita oralidade |
description |
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa/intervenção, que foi gerada no segundo semestre de 2016, num projeto financiado pelo recurso governamental Observatório da Educação. Qualitativa e tendo como referencial teórico metodológico o campo da etnomatemática, a investigação teve como lócus uma turma de quarto ano de uma escola pública, situada num pequeno município do Vale do Taquari, RS. Os materiais de pesquisa foram compostos de filmagens das aulas, materiais escritos e produzidos pelos estudantes e diário de campo da professora-pesquisadora. A análise, inspirada nas ideias de Michel Foucault e efetivada sobre o material de pesquisa, apontou: a) a emergência de distintos modos dos estudantes operarem com as quatro operações, sobretudo com o uso da oralidade; b) a potência pedagógica dos estudos etnomatemáticos para os processos de ensino da Matemática nos Anos Iniciais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/946 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/946 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/946/pdf https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/946/1621 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 57 (2018): jan./mar.; 113-125 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050129365073920 |