ETNOMATEMÁTICA, JOGOS DE LINGUAGEM E O PROGRAMA ESCOLA ATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giongo , Ieda Maria
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Wanderer, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/347
Resumo: O trabalho tem por objetivo examinar os jogos de linguagem que constituem a matemática presente nos materiais do Programa Escola Ativa (PEA). Tendo como  aporte  teórico  o  campo  da  etnomatemática,  o  material  de  pesquisa consiste nos Cadernos endereçados aos alunos e educadores. O material foi escrutinado  seguindo  a  análise  do  discurso  na  perspectiva  foucaultiana  e apontou que os jogos de linguagem, se por um lado abordam situações da forma de vida rural, por outro, são sustentados por regras usualmente presentes na matemática escolar.
id UFPA-6_ef20e7ea9b4ab2007b72944573ea95b1
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/347
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling ETNOMATEMÁTICA, JOGOS DE LINGUAGEM E O PROGRAMA ESCOLA ATIVAPrograma Escola Ativaeducação matemáticaanos iniciaisetnomatemáticaO trabalho tem por objetivo examinar os jogos de linguagem que constituem a matemática presente nos materiais do Programa Escola Ativa (PEA). Tendo como  aporte  teórico  o  campo  da  etnomatemática,  o  material  de  pesquisa consiste nos Cadernos endereçados aos alunos e educadores. O material foi escrutinado  seguindo  a  análise  do  discurso  na  perspectiva  foucaultiana  e apontou que os jogos de linguagem, se por um lado abordam situações da forma de vida rural, por outro, são sustentados por regras usualmente presentes na matemática escolar.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2013-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/347REMATEC; v. 8 n. 13 (2013); 44-582675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/347/347Copyright (c) 2013 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessGiongo , Ieda MariaWanderer, Fernanda2022-10-15T14:15:00Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/347Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T14:15Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv ETNOMATEMÁTICA, JOGOS DE LINGUAGEM E O PROGRAMA ESCOLA ATIVA
title ETNOMATEMÁTICA, JOGOS DE LINGUAGEM E O PROGRAMA ESCOLA ATIVA
spellingShingle ETNOMATEMÁTICA, JOGOS DE LINGUAGEM E O PROGRAMA ESCOLA ATIVA
Giongo , Ieda Maria
Programa Escola Ativa
educação matemática
anos iniciais
etnomatemática
title_short ETNOMATEMÁTICA, JOGOS DE LINGUAGEM E O PROGRAMA ESCOLA ATIVA
title_full ETNOMATEMÁTICA, JOGOS DE LINGUAGEM E O PROGRAMA ESCOLA ATIVA
title_fullStr ETNOMATEMÁTICA, JOGOS DE LINGUAGEM E O PROGRAMA ESCOLA ATIVA
title_full_unstemmed ETNOMATEMÁTICA, JOGOS DE LINGUAGEM E O PROGRAMA ESCOLA ATIVA
title_sort ETNOMATEMÁTICA, JOGOS DE LINGUAGEM E O PROGRAMA ESCOLA ATIVA
author Giongo , Ieda Maria
author_facet Giongo , Ieda Maria
Wanderer, Fernanda
author_role author
author2 Wanderer, Fernanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giongo , Ieda Maria
Wanderer, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Escola Ativa
educação matemática
anos iniciais
etnomatemática
topic Programa Escola Ativa
educação matemática
anos iniciais
etnomatemática
description O trabalho tem por objetivo examinar os jogos de linguagem que constituem a matemática presente nos materiais do Programa Escola Ativa (PEA). Tendo como  aporte  teórico  o  campo  da  etnomatemática,  o  material  de  pesquisa consiste nos Cadernos endereçados aos alunos e educadores. O material foi escrutinado  seguindo  a  análise  do  discurso  na  perspectiva  foucaultiana  e apontou que os jogos de linguagem, se por um lado abordam situações da forma de vida rural, por outro, são sustentados por regras usualmente presentes na matemática escolar.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/347
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/347/347
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 8 n. 13 (2013); 44-58
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069004174524416