Ensino e Aprendizagem de Álgebra Linear: uma análise das pesquisas do GT 04 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1769 |
Resumo: | Neste artigo, apresentam-se análises realizadas a partir de um mapeamento das principais produções do Grupo de Trabalho Educação Matemática no Ensino Superior (GT04), da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, referentes ao ensino e à aprendizagem de Álgebra Linear (AL). Para as dez pesquisas analisadas, foram identificados: o objetivo, o conteúdo matemático, os sujeitos, a fundamentação teórica e a metodologia. Explicitaram-se ainda lacunas e indicações de reflexões ou sugestões para futuras investigações. Dentre as constatações obtidas, destacam-se: demanda por pesquisas relacionadas a conteúdos de AL normalmente trabalhados em cursos introdutórios, mas que não foram contemplados pelas pesquisas analisadas; núcleo e imagem de uma transformação linear, diagonalização de operadores e produto interno; a necessidade de inovações em disciplinas de AL ofertadas na modalidade a distância; e a importância de um diálogo mais estreito entre os professores de AL e aqueles de disciplinas específicas em cursos nos quais a Matemática está a serviço. |
id |
SBEM_MAT-1_5ff630924cf3da07fe68e6700972907c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/1769 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino e Aprendizagem de Álgebra Linear: uma análise das pesquisas do GT 04 da Sociedade Brasileira de Educação MatemáticaNeste artigo, apresentam-se análises realizadas a partir de um mapeamento das principais produções do Grupo de Trabalho Educação Matemática no Ensino Superior (GT04), da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, referentes ao ensino e à aprendizagem de Álgebra Linear (AL). Para as dez pesquisas analisadas, foram identificados: o objetivo, o conteúdo matemático, os sujeitos, a fundamentação teórica e a metodologia. Explicitaram-se ainda lacunas e indicações de reflexões ou sugestões para futuras investigações. Dentre as constatações obtidas, destacam-se: demanda por pesquisas relacionadas a conteúdos de AL normalmente trabalhados em cursos introdutórios, mas que não foram contemplados pelas pesquisas analisadas; núcleo e imagem de uma transformação linear, diagonalização de operadores e produto interno; a necessidade de inovações em disciplinas de AL ofertadas na modalidade a distância; e a importância de um diálogo mais estreito entre os professores de AL e aqueles de disciplinas específicas em cursos nos quais a Matemática está a serviço.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1769Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 62 (2019): abr./jun.; 140-1542317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1769/pdfCopyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessLoureiro de Lima, GabrielLutaif Bianchini, BarbaraGomes, Eloiza2022-12-21T18:41:48Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1769Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:41:48Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino e Aprendizagem de Álgebra Linear: uma análise das pesquisas do GT 04 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
title |
Ensino e Aprendizagem de Álgebra Linear: uma análise das pesquisas do GT 04 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
spellingShingle |
Ensino e Aprendizagem de Álgebra Linear: uma análise das pesquisas do GT 04 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática Loureiro de Lima, Gabriel |
title_short |
Ensino e Aprendizagem de Álgebra Linear: uma análise das pesquisas do GT 04 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
title_full |
Ensino e Aprendizagem de Álgebra Linear: uma análise das pesquisas do GT 04 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
title_fullStr |
Ensino e Aprendizagem de Álgebra Linear: uma análise das pesquisas do GT 04 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
title_full_unstemmed |
Ensino e Aprendizagem de Álgebra Linear: uma análise das pesquisas do GT 04 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
title_sort |
Ensino e Aprendizagem de Álgebra Linear: uma análise das pesquisas do GT 04 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
author |
Loureiro de Lima, Gabriel |
author_facet |
Loureiro de Lima, Gabriel Lutaif Bianchini, Barbara Gomes, Eloiza |
author_role |
author |
author2 |
Lutaif Bianchini, Barbara Gomes, Eloiza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loureiro de Lima, Gabriel Lutaif Bianchini, Barbara Gomes, Eloiza |
description |
Neste artigo, apresentam-se análises realizadas a partir de um mapeamento das principais produções do Grupo de Trabalho Educação Matemática no Ensino Superior (GT04), da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, referentes ao ensino e à aprendizagem de Álgebra Linear (AL). Para as dez pesquisas analisadas, foram identificados: o objetivo, o conteúdo matemático, os sujeitos, a fundamentação teórica e a metodologia. Explicitaram-se ainda lacunas e indicações de reflexões ou sugestões para futuras investigações. Dentre as constatações obtidas, destacam-se: demanda por pesquisas relacionadas a conteúdos de AL normalmente trabalhados em cursos introdutórios, mas que não foram contemplados pelas pesquisas analisadas; núcleo e imagem de uma transformação linear, diagonalização de operadores e produto interno; a necessidade de inovações em disciplinas de AL ofertadas na modalidade a distância; e a importância de um diálogo mais estreito entre os professores de AL e aqueles de disciplinas específicas em cursos nos quais a Matemática está a serviço. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1769 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1769 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1769/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 62 (2019): abr./jun.; 140-154 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050130652725248 |