Ensino e Aprendizagem de Álgebra Linear: uma análise das pesquisas do GT 04 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro de Lima, Gabriel
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lutaif Bianchini, Barbara, Gomes, Eloiza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1769
Resumo: Neste artigo, apresentam-se análises realizadas a partir de um mapeamento das principais produções do Grupo de Trabalho Educação Matemática no Ensino Superior (GT04), da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, referentes ao ensino e à aprendizagem de Álgebra Linear (AL). Para as dez pesquisas analisadas, foram identificados: o objetivo, o conteúdo matemático, os sujeitos, a fundamentação teórica e a metodologia. Explicitaram-se ainda lacunas e indicações de reflexões ou sugestões para futuras investigações. Dentre as constatações obtidas, destacam-se: demanda por pesquisas relacionadas a conteúdos de AL normalmente trabalhados em cursos introdutórios, mas que não foram contemplados pelas pesquisas analisadas; núcleo e imagem de uma transformação linear, diagonalização de operadores e produto interno; a necessidade de inovações em disciplinas de AL ofertadas na modalidade a distância; e a importância de um diálogo mais estreito entre os professores de AL e aqueles de disciplinas específicas em cursos nos quais a Matemática está a serviço.
id SBEM_MAT-1_5ff630924cf3da07fe68e6700972907c
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1769
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Ensino e Aprendizagem de Álgebra Linear: uma análise das pesquisas do GT 04 da Sociedade Brasileira de Educação MatemáticaNeste artigo, apresentam-se análises realizadas a partir de um mapeamento das principais produções do Grupo de Trabalho Educação Matemática no Ensino Superior (GT04), da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, referentes ao ensino e à aprendizagem de Álgebra Linear (AL). Para as dez pesquisas analisadas, foram identificados: o objetivo, o conteúdo matemático, os sujeitos, a fundamentação teórica e a metodologia. Explicitaram-se ainda lacunas e indicações de reflexões ou sugestões para futuras investigações. Dentre as constatações obtidas, destacam-se: demanda por pesquisas relacionadas a conteúdos de AL normalmente trabalhados em cursos introdutórios, mas que não foram contemplados pelas pesquisas analisadas; núcleo e imagem de uma transformação linear, diagonalização de operadores e produto interno; a necessidade de inovações em disciplinas de AL ofertadas na modalidade a distância; e a importância de um diálogo mais estreito entre os professores de AL e aqueles de disciplinas específicas em cursos nos quais a Matemática está a serviço.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1769Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 62 (2019): abr./jun.; 140-1542317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1769/pdfCopyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessLoureiro de Lima, GabrielLutaif Bianchini, BarbaraGomes, Eloiza2022-12-21T18:41:48Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1769Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:41:48Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino e Aprendizagem de Álgebra Linear: uma análise das pesquisas do GT 04 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática
title Ensino e Aprendizagem de Álgebra Linear: uma análise das pesquisas do GT 04 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática
spellingShingle Ensino e Aprendizagem de Álgebra Linear: uma análise das pesquisas do GT 04 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática
Loureiro de Lima, Gabriel
title_short Ensino e Aprendizagem de Álgebra Linear: uma análise das pesquisas do GT 04 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática
title_full Ensino e Aprendizagem de Álgebra Linear: uma análise das pesquisas do GT 04 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática
title_fullStr Ensino e Aprendizagem de Álgebra Linear: uma análise das pesquisas do GT 04 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática
title_full_unstemmed Ensino e Aprendizagem de Álgebra Linear: uma análise das pesquisas do GT 04 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática
title_sort Ensino e Aprendizagem de Álgebra Linear: uma análise das pesquisas do GT 04 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática
author Loureiro de Lima, Gabriel
author_facet Loureiro de Lima, Gabriel
Lutaif Bianchini, Barbara
Gomes, Eloiza
author_role author
author2 Lutaif Bianchini, Barbara
Gomes, Eloiza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro de Lima, Gabriel
Lutaif Bianchini, Barbara
Gomes, Eloiza
description Neste artigo, apresentam-se análises realizadas a partir de um mapeamento das principais produções do Grupo de Trabalho Educação Matemática no Ensino Superior (GT04), da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, referentes ao ensino e à aprendizagem de Álgebra Linear (AL). Para as dez pesquisas analisadas, foram identificados: o objetivo, o conteúdo matemático, os sujeitos, a fundamentação teórica e a metodologia. Explicitaram-se ainda lacunas e indicações de reflexões ou sugestões para futuras investigações. Dentre as constatações obtidas, destacam-se: demanda por pesquisas relacionadas a conteúdos de AL normalmente trabalhados em cursos introdutórios, mas que não foram contemplados pelas pesquisas analisadas; núcleo e imagem de uma transformação linear, diagonalização de operadores e produto interno; a necessidade de inovações em disciplinas de AL ofertadas na modalidade a distância; e a importância de um diálogo mais estreito entre os professores de AL e aqueles de disciplinas específicas em cursos nos quais a Matemática está a serviço.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1769
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1769/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 62 (2019): abr./jun.; 140-154
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050130652725248