Prontidão de alunos do ensino superior para a aprendizagem de álgebra linear

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Paula Maria
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fernandes, José António, Araújo, C. Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/49720
Resumo: Neste artigo estuda-se a prontidão de alunos do ensino superior para a aprendizagem de álgebra linear, salientando a natureza teórica desta área de conhecimento. Participaram no estudo alunos do ensino superior, de uma turma do 1.º ano, de um Instituto Politécnico do norte de Portugal. Os alunos responderam a um teste diagnóstico, cujas questões incorporavam conteúdos lecionados durante os anos escolares anteriores à entrada no ensino superior, considerados como pré-requisito para a aprendizagem de álgebra linear numa vertente mais teórica. Dos resultados do estudo, destacam-se as grandes dificuldades dos alunos em todos os conteúdos avaliados, verificando-se que mais de metade apresentou respostas incorretas ou não respondeu às questões colocadas, donde se conclui que os alunos não apresentam um grau de prontidão adequado para aprendizagem de álgebra linear.
id RCAP_0971b93c02ee56875f12bcbd2179f94e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/49720
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prontidão de alunos do ensino superior para a aprendizagem de álgebra linearHigher education students’ readiness for the learning of linear algebraProntidãoÁlgebra linearAlunos do ensino superiorReadinessLinear algebraHigher education studentsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoNeste artigo estuda-se a prontidão de alunos do ensino superior para a aprendizagem de álgebra linear, salientando a natureza teórica desta área de conhecimento. Participaram no estudo alunos do ensino superior, de uma turma do 1.º ano, de um Instituto Politécnico do norte de Portugal. Os alunos responderam a um teste diagnóstico, cujas questões incorporavam conteúdos lecionados durante os anos escolares anteriores à entrada no ensino superior, considerados como pré-requisito para a aprendizagem de álgebra linear numa vertente mais teórica. Dos resultados do estudo, destacam-se as grandes dificuldades dos alunos em todos os conteúdos avaliados, verificando-se que mais de metade apresentou respostas incorretas ou não respondeu às questões colocadas, donde se conclui que os alunos não apresentam um grau de prontidão adequado para aprendizagem de álgebra linear.In this paper we study the readiness of higher education students for linear algebra learning, emphasizing the theoretical nature of this area of knowledge. Higher education students participated in the study, a class of 1st year of a Polytechnic Institute from the north of Portugal. Students answered a diagnostic test, whose questions incorporated content taught during the previous school years to entry into higher education, considered as a prerequisite for learning linear algebra in a more theoretical approach. From the results of the study, we highlight the great difficulties of the students in all evaluated contents, verifying that more than half had incorrect answers or did not respond to the questions. So we conclude that students do not have an appropriate degree of readiness to learning linear algebra.Este trabalho contou com o apoio de Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto PEst-OE/CED/UI1661/2014 do CIEd-UM.info:eu-repo/semantics/publishedVersionPontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática (PUC-SP)Universidade do MinhoBarros, Paula MariaFernandes, José AntónioAraújo, C. Mendes2016-012016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/49720porBarros, P. M., Fernandes, J. A. & Araújo, C. M. (2016). Prontidão de alunos do ensino superior para a aprendizagem de álgebra linear. Educação Matemática Pesquisa, v. 18, n. 1, 43-59.1983-3156info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:09:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/49720Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:01:09.170029Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prontidão de alunos do ensino superior para a aprendizagem de álgebra linear
Higher education students’ readiness for the learning of linear algebra
title Prontidão de alunos do ensino superior para a aprendizagem de álgebra linear
spellingShingle Prontidão de alunos do ensino superior para a aprendizagem de álgebra linear
Barros, Paula Maria
Prontidão
Álgebra linear
Alunos do ensino superior
Readiness
Linear algebra
Higher education students
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Prontidão de alunos do ensino superior para a aprendizagem de álgebra linear
title_full Prontidão de alunos do ensino superior para a aprendizagem de álgebra linear
title_fullStr Prontidão de alunos do ensino superior para a aprendizagem de álgebra linear
title_full_unstemmed Prontidão de alunos do ensino superior para a aprendizagem de álgebra linear
title_sort Prontidão de alunos do ensino superior para a aprendizagem de álgebra linear
author Barros, Paula Maria
author_facet Barros, Paula Maria
Fernandes, José António
Araújo, C. Mendes
author_role author
author2 Fernandes, José António
Araújo, C. Mendes
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Paula Maria
Fernandes, José António
Araújo, C. Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Prontidão
Álgebra linear
Alunos do ensino superior
Readiness
Linear algebra
Higher education students
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prontidão
Álgebra linear
Alunos do ensino superior
Readiness
Linear algebra
Higher education students
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Neste artigo estuda-se a prontidão de alunos do ensino superior para a aprendizagem de álgebra linear, salientando a natureza teórica desta área de conhecimento. Participaram no estudo alunos do ensino superior, de uma turma do 1.º ano, de um Instituto Politécnico do norte de Portugal. Os alunos responderam a um teste diagnóstico, cujas questões incorporavam conteúdos lecionados durante os anos escolares anteriores à entrada no ensino superior, considerados como pré-requisito para a aprendizagem de álgebra linear numa vertente mais teórica. Dos resultados do estudo, destacam-se as grandes dificuldades dos alunos em todos os conteúdos avaliados, verificando-se que mais de metade apresentou respostas incorretas ou não respondeu às questões colocadas, donde se conclui que os alunos não apresentam um grau de prontidão adequado para aprendizagem de álgebra linear.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/49720
url http://hdl.handle.net/1822/49720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Barros, P. M., Fernandes, J. A. & Araújo, C. M. (2016). Prontidão de alunos do ensino superior para a aprendizagem de álgebra linear. Educação Matemática Pesquisa, v. 18, n. 1, 43-59.
1983-3156
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática (PUC-SP)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática (PUC-SP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132409343508480