Avaliação para as aprendizagens: uma abordagem a partir do trabalho com limites de funções reais num curso de Cálculo 1
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/833 |
Resumo: | O presente artigo refere-se a uma pesquisa qualitativa inspirada nos princípios da pesquisa-ação com o objetivo de analisar as contribuições do feedback para o processo de aprendizagem dos estudantes a partir do trabalho com o conteúdo de limites de funções de uma variável real, em uma turma de Cálculo 1, na Universidade de Brasília. Nesse contexto, utilizou-se uma prova como instrumento avaliativo e trabalhou-se com feedbacks escritos e orais e com a autoavaliação dos alunos. Esse processo avaliativo pretendeu romper com o uso de provas numa perspectiva de exames, buscando o desenvolvimento da autorregulação das aprendizagens por parte dos alunos. Os resultados sugerem que o uso dos feedbacks proporcionou melhoria no processo de ensino-aprendizagem. |
id |
SBEM_MAT-1_617e057775cd7aecbebfd92f108f1d8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/833 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação para as aprendizagens: uma abordagem a partir do trabalho com limites de funções reais num curso de Cálculo 1Avaliação para as aprendizagensFeedbackEnsino de CálculoO presente artigo refere-se a uma pesquisa qualitativa inspirada nos princípios da pesquisa-ação com o objetivo de analisar as contribuições do feedback para o processo de aprendizagem dos estudantes a partir do trabalho com o conteúdo de limites de funções de uma variável real, em uma turma de Cálculo 1, na Universidade de Brasília. Nesse contexto, utilizou-se uma prova como instrumento avaliativo e trabalhou-se com feedbacks escritos e orais e com a autoavaliação dos alunos. Esse processo avaliativo pretendeu romper com o uso de provas numa perspectiva de exames, buscando o desenvolvimento da autorregulação das aprendizagens por parte dos alunos. Os resultados sugerem que o uso dos feedbacks proporcionou melhoria no processo de ensino-aprendizagem.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/833Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 56 (2017): out./dez.; 261-2762317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/833/pdfCopyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessVicente Bezerra, Wescley WellGontijo, Cleyton Hércules2022-12-23T10:55:53Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/833Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:55:53Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação para as aprendizagens: uma abordagem a partir do trabalho com limites de funções reais num curso de Cálculo 1 |
title |
Avaliação para as aprendizagens: uma abordagem a partir do trabalho com limites de funções reais num curso de Cálculo 1 |
spellingShingle |
Avaliação para as aprendizagens: uma abordagem a partir do trabalho com limites de funções reais num curso de Cálculo 1 Vicente Bezerra, Wescley Well Avaliação para as aprendizagens Feedback Ensino de Cálculo |
title_short |
Avaliação para as aprendizagens: uma abordagem a partir do trabalho com limites de funções reais num curso de Cálculo 1 |
title_full |
Avaliação para as aprendizagens: uma abordagem a partir do trabalho com limites de funções reais num curso de Cálculo 1 |
title_fullStr |
Avaliação para as aprendizagens: uma abordagem a partir do trabalho com limites de funções reais num curso de Cálculo 1 |
title_full_unstemmed |
Avaliação para as aprendizagens: uma abordagem a partir do trabalho com limites de funções reais num curso de Cálculo 1 |
title_sort |
Avaliação para as aprendizagens: uma abordagem a partir do trabalho com limites de funções reais num curso de Cálculo 1 |
author |
Vicente Bezerra, Wescley Well |
author_facet |
Vicente Bezerra, Wescley Well Gontijo, Cleyton Hércules |
author_role |
author |
author2 |
Gontijo, Cleyton Hércules |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vicente Bezerra, Wescley Well Gontijo, Cleyton Hércules |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação para as aprendizagens Feedback Ensino de Cálculo |
topic |
Avaliação para as aprendizagens Feedback Ensino de Cálculo |
description |
O presente artigo refere-se a uma pesquisa qualitativa inspirada nos princípios da pesquisa-ação com o objetivo de analisar as contribuições do feedback para o processo de aprendizagem dos estudantes a partir do trabalho com o conteúdo de limites de funções de uma variável real, em uma turma de Cálculo 1, na Universidade de Brasília. Nesse contexto, utilizou-se uma prova como instrumento avaliativo e trabalhou-se com feedbacks escritos e orais e com a autoavaliação dos alunos. Esse processo avaliativo pretendeu romper com o uso de provas numa perspectiva de exames, buscando o desenvolvimento da autorregulação das aprendizagens por parte dos alunos. Os resultados sugerem que o uso dos feedbacks proporcionou melhoria no processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/833 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/833 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/833/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 56 (2017): out./dez.; 261-276 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050129025335296 |