Compreensões Fenomenológicas sobre a Alfabetização Aritmética: seus reflexos na formação e prática de uma docente da Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1877 |
Resumo: | O artigo apresenta uma investigação que busca compreender o que ocorre no entrelaçamento de compreensões fenomenológicas com a prática docente na Educação Infantil do ponto de vista daquele que vivencia um processo de formação continuada e realiza a prática. A pesquisa analisa a caminhada investigativa percorrida por uma professora da Educação Infantil ao inquerir sobre a alfabetização aritmética numa perspectiva fenomenológica. Tomou-se o registro das vivências da docente, referentes a sua pratica mescladas ao intuito de pesquisar, como texto solo de análise fundamentada na hermenêutica filosófica. Os principais resultados dessa pesquisa dizem respeito às mudanças conceituais sobre a Matemática, as quais provocam mudanças atitudinais didático-pedagógicas. Também, vislumbra-se a possibilidade de ser a própria prática docente, quando investigada, um meio para construir conhecimento educacional matemático sobre o conhecimento matemático adquirido culturalmente. |
id |
SBEM_MAT-1_640739ff7368ff8e25e862f20d1211ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/1877 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Compreensões Fenomenológicas sobre a Alfabetização Aritmética: seus reflexos na formação e prática de uma docente da Educação InfantilO artigo apresenta uma investigação que busca compreender o que ocorre no entrelaçamento de compreensões fenomenológicas com a prática docente na Educação Infantil do ponto de vista daquele que vivencia um processo de formação continuada e realiza a prática. A pesquisa analisa a caminhada investigativa percorrida por uma professora da Educação Infantil ao inquerir sobre a alfabetização aritmética numa perspectiva fenomenológica. Tomou-se o registro das vivências da docente, referentes a sua pratica mescladas ao intuito de pesquisar, como texto solo de análise fundamentada na hermenêutica filosófica. Os principais resultados dessa pesquisa dizem respeito às mudanças conceituais sobre a Matemática, as quais provocam mudanças atitudinais didático-pedagógicas. Também, vislumbra-se a possibilidade de ser a própria prática docente, quando investigada, um meio para construir conhecimento educacional matemático sobre o conhecimento matemático adquirido culturalmente.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2020-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/187710.37001/emr.v0i0.1877Educação Matemática em Revista; v. 25 n. 66 (2020): jan./mar.; 97 - 1132317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1877/2009Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccesskluth, Verilda SperidiãoCordeiro, Rosangela Aparecida2022-12-19T14:10:35Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1877Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:10:35Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreensões Fenomenológicas sobre a Alfabetização Aritmética: seus reflexos na formação e prática de uma docente da Educação Infantil |
title |
Compreensões Fenomenológicas sobre a Alfabetização Aritmética: seus reflexos na formação e prática de uma docente da Educação Infantil |
spellingShingle |
Compreensões Fenomenológicas sobre a Alfabetização Aritmética: seus reflexos na formação e prática de uma docente da Educação Infantil kluth, Verilda Speridião |
title_short |
Compreensões Fenomenológicas sobre a Alfabetização Aritmética: seus reflexos na formação e prática de uma docente da Educação Infantil |
title_full |
Compreensões Fenomenológicas sobre a Alfabetização Aritmética: seus reflexos na formação e prática de uma docente da Educação Infantil |
title_fullStr |
Compreensões Fenomenológicas sobre a Alfabetização Aritmética: seus reflexos na formação e prática de uma docente da Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Compreensões Fenomenológicas sobre a Alfabetização Aritmética: seus reflexos na formação e prática de uma docente da Educação Infantil |
title_sort |
Compreensões Fenomenológicas sobre a Alfabetização Aritmética: seus reflexos na formação e prática de uma docente da Educação Infantil |
author |
kluth, Verilda Speridião |
author_facet |
kluth, Verilda Speridião Cordeiro, Rosangela Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Cordeiro, Rosangela Aparecida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
kluth, Verilda Speridião Cordeiro, Rosangela Aparecida |
description |
O artigo apresenta uma investigação que busca compreender o que ocorre no entrelaçamento de compreensões fenomenológicas com a prática docente na Educação Infantil do ponto de vista daquele que vivencia um processo de formação continuada e realiza a prática. A pesquisa analisa a caminhada investigativa percorrida por uma professora da Educação Infantil ao inquerir sobre a alfabetização aritmética numa perspectiva fenomenológica. Tomou-se o registro das vivências da docente, referentes a sua pratica mescladas ao intuito de pesquisar, como texto solo de análise fundamentada na hermenêutica filosófica. Os principais resultados dessa pesquisa dizem respeito às mudanças conceituais sobre a Matemática, as quais provocam mudanças atitudinais didático-pedagógicas. Também, vislumbra-se a possibilidade de ser a própria prática docente, quando investigada, um meio para construir conhecimento educacional matemático sobre o conhecimento matemático adquirido culturalmente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1877 10.37001/emr.v0i0.1877 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1877 |
identifier_str_mv |
10.37001/emr.v0i0.1877 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1877/2009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 25 n. 66 (2020): jan./mar.; 97 - 113 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050130668453888 |