Compreensões Fenomenológicas sobre a Alfabetização Aritmética: seus reflexos na formação e prática de uma docente da Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: kluth, Verilda Speridião
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cordeiro, Rosangela Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1877
Resumo: O artigo apresenta uma investigação que busca compreender o que ocorre no entrelaçamento de compreensões fenomenológicas com a prática docente na Educação Infantil do ponto de vista daquele que vivencia um processo de formação continuada e realiza a prática. A pesquisa analisa a caminhada investigativa percorrida por uma professora da Educação Infantil ao inquerir sobre a alfabetização aritmética numa perspectiva fenomenológica. Tomou-se o registro das vivências da docente, referentes a sua pratica mescladas ao intuito de pesquisar, como texto solo de análise fundamentada na hermenêutica filosófica. Os principais resultados dessa pesquisa dizem respeito às mudanças conceituais sobre a Matemática, as quais provocam mudanças atitudinais didático-pedagógicas. Também, vislumbra-se a possibilidade de ser a própria prática docente, quando investigada, um meio para construir conhecimento educacional matemático sobre o conhecimento matemático adquirido culturalmente.
id SBEM_MAT-1_640739ff7368ff8e25e862f20d1211ab
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1877
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Compreensões Fenomenológicas sobre a Alfabetização Aritmética: seus reflexos na formação e prática de uma docente da Educação InfantilO artigo apresenta uma investigação que busca compreender o que ocorre no entrelaçamento de compreensões fenomenológicas com a prática docente na Educação Infantil do ponto de vista daquele que vivencia um processo de formação continuada e realiza a prática. A pesquisa analisa a caminhada investigativa percorrida por uma professora da Educação Infantil ao inquerir sobre a alfabetização aritmética numa perspectiva fenomenológica. Tomou-se o registro das vivências da docente, referentes a sua pratica mescladas ao intuito de pesquisar, como texto solo de análise fundamentada na hermenêutica filosófica. Os principais resultados dessa pesquisa dizem respeito às mudanças conceituais sobre a Matemática, as quais provocam mudanças atitudinais didático-pedagógicas. Também, vislumbra-se a possibilidade de ser a própria prática docente, quando investigada, um meio para construir conhecimento educacional matemático sobre o conhecimento matemático adquirido culturalmente.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2020-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/187710.37001/emr.v0i0.1877Educação Matemática em Revista; v. 25 n. 66 (2020): jan./mar.; 97 - 1132317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1877/2009Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccesskluth, Verilda SperidiãoCordeiro, Rosangela Aparecida2022-12-19T14:10:35Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1877Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:10:35Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensões Fenomenológicas sobre a Alfabetização Aritmética: seus reflexos na formação e prática de uma docente da Educação Infantil
title Compreensões Fenomenológicas sobre a Alfabetização Aritmética: seus reflexos na formação e prática de uma docente da Educação Infantil
spellingShingle Compreensões Fenomenológicas sobre a Alfabetização Aritmética: seus reflexos na formação e prática de uma docente da Educação Infantil
kluth, Verilda Speridião
title_short Compreensões Fenomenológicas sobre a Alfabetização Aritmética: seus reflexos na formação e prática de uma docente da Educação Infantil
title_full Compreensões Fenomenológicas sobre a Alfabetização Aritmética: seus reflexos na formação e prática de uma docente da Educação Infantil
title_fullStr Compreensões Fenomenológicas sobre a Alfabetização Aritmética: seus reflexos na formação e prática de uma docente da Educação Infantil
title_full_unstemmed Compreensões Fenomenológicas sobre a Alfabetização Aritmética: seus reflexos na formação e prática de uma docente da Educação Infantil
title_sort Compreensões Fenomenológicas sobre a Alfabetização Aritmética: seus reflexos na formação e prática de uma docente da Educação Infantil
author kluth, Verilda Speridião
author_facet kluth, Verilda Speridião
Cordeiro, Rosangela Aparecida
author_role author
author2 Cordeiro, Rosangela Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv kluth, Verilda Speridião
Cordeiro, Rosangela Aparecida
description O artigo apresenta uma investigação que busca compreender o que ocorre no entrelaçamento de compreensões fenomenológicas com a prática docente na Educação Infantil do ponto de vista daquele que vivencia um processo de formação continuada e realiza a prática. A pesquisa analisa a caminhada investigativa percorrida por uma professora da Educação Infantil ao inquerir sobre a alfabetização aritmética numa perspectiva fenomenológica. Tomou-se o registro das vivências da docente, referentes a sua pratica mescladas ao intuito de pesquisar, como texto solo de análise fundamentada na hermenêutica filosófica. Os principais resultados dessa pesquisa dizem respeito às mudanças conceituais sobre a Matemática, as quais provocam mudanças atitudinais didático-pedagógicas. Também, vislumbra-se a possibilidade de ser a própria prática docente, quando investigada, um meio para construir conhecimento educacional matemático sobre o conhecimento matemático adquirido culturalmente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1877
10.37001/emr.v0i0.1877
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1877
identifier_str_mv 10.37001/emr.v0i0.1877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1877/2009
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 25 n. 66 (2020): jan./mar.; 97 - 113
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050130668453888