Do Significado da Interrogação para a Investigação em Educação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kluth, Verilda Speridião
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10625
Resumo: Este artigo descreve o caminhar de uma pesquisadora ao se defrontar com o desafio de explicitar, no território das idéias fenomenológicas, a interrogação norteadora de sua pesquisa em Educação Matemática. O propósito da descrição é o de elucidar os momentos em que a autora tece conceitos fenomenológicos que embasam o tratamento que dará a sua interrogação: O que acontece no encontro Sujeito-Matemática?, orientada pelo tratamento que Heidegger da a interrogação: Por que há simplesmente o ente e não antes o Nada? Também serão destacadas as possibilidades de investigação apontadas pelo encontro Sujeito-Matemática, quando v isto sob a ótica da fenomenologia.
id UNESP-14_baa3d3fde6433042f061e29275c927b9
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10625
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Do Significado da Interrogação para a Investigação em Educação MatemáticaEste artigo descreve o caminhar de uma pesquisadora ao se defrontar com o desafio de explicitar, no território das idéias fenomenológicas, a interrogação norteadora de sua pesquisa em Educação Matemática. O propósito da descrição é o de elucidar os momentos em que a autora tece conceitos fenomenológicos que embasam o tratamento que dará a sua interrogação: O que acontece no encontro Sujeito-Matemática?, orientada pelo tratamento que Heidegger da a interrogação: Por que há simplesmente o ente e não antes o Nada? Também serão destacadas as possibilidades de investigação apontadas pelo encontro Sujeito-Matemática, quando v isto sob a ótica da fenomenologia.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10625Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 14 n. 15 (2001); 69-821980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10625/7013Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessKluth, Verilda Speridião2015-10-13T23:50:48Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10625Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-13T23:50:48Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Do Significado da Interrogação para a Investigação em Educação Matemática
title Do Significado da Interrogação para a Investigação em Educação Matemática
spellingShingle Do Significado da Interrogação para a Investigação em Educação Matemática
Kluth, Verilda Speridião
title_short Do Significado da Interrogação para a Investigação em Educação Matemática
title_full Do Significado da Interrogação para a Investigação em Educação Matemática
title_fullStr Do Significado da Interrogação para a Investigação em Educação Matemática
title_full_unstemmed Do Significado da Interrogação para a Investigação em Educação Matemática
title_sort Do Significado da Interrogação para a Investigação em Educação Matemática
author Kluth, Verilda Speridião
author_facet Kluth, Verilda Speridião
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kluth, Verilda Speridião
description Este artigo descreve o caminhar de uma pesquisadora ao se defrontar com o desafio de explicitar, no território das idéias fenomenológicas, a interrogação norteadora de sua pesquisa em Educação Matemática. O propósito da descrição é o de elucidar os momentos em que a autora tece conceitos fenomenológicos que embasam o tratamento que dará a sua interrogação: O que acontece no encontro Sujeito-Matemática?, orientada pelo tratamento que Heidegger da a interrogação: Por que há simplesmente o ente e não antes o Nada? Também serão destacadas as possibilidades de investigação apontadas pelo encontro Sujeito-Matemática, quando v isto sob a ótica da fenomenologia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10625
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10625/7013
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 14 n. 15 (2001); 69-82
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215875924525056