Empatia na formação inicial do professor de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brolezzi, Antonio Carlos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2703
Resumo: Este artigo relata a experiência de ministrar duas disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática do IME-USP: História da Matemática I e Matemática na Educação Básica nos anos de 2018 e 2019. Seus conteúdos foram abordados tecendo relações com os temas criatividade, empatia e imaginação. Oferecidas em duas fases do curso (inicial e final), essa disciplinas propõem o entrelaçamento da matemática com a cultura e a história, a literatura e a arte, o que permitiu destacar formas criativas de dar aulas por meio de tecnologias e materiais manipulativos. Ao enxergar a matemática em construção, tanto histórica quando em sala de aula, surgiram reflexões sobre o ato de colocar-se no lugar de quem está aprendendo matemática. Foi possível aproximar os alunos do uso de sua empatia no desenvolvimento da imaginação e da criatividade por meio da reflexão sobre a história da matemática e a matemática na educação básica.
id SBEM_MAT-1_64369da0e646f4d7bf79a31b4563e2e9
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/2703
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Empatia na formação inicial do professor de matemáticaEste artigo relata a experiência de ministrar duas disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática do IME-USP: História da Matemática I e Matemática na Educação Básica nos anos de 2018 e 2019. Seus conteúdos foram abordados tecendo relações com os temas criatividade, empatia e imaginação. Oferecidas em duas fases do curso (inicial e final), essa disciplinas propõem o entrelaçamento da matemática com a cultura e a história, a literatura e a arte, o que permitiu destacar formas criativas de dar aulas por meio de tecnologias e materiais manipulativos. Ao enxergar a matemática em construção, tanto histórica quando em sala de aula, surgiram reflexões sobre o ato de colocar-se no lugar de quem está aprendendo matemática. Foi possível aproximar os alunos do uso de sua empatia no desenvolvimento da imaginação e da criatividade por meio da reflexão sobre a história da matemática e a matemática na educação básica.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2022-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/270310.37001/emr.v27i74.2703Educação Matemática em Revista; v. 27 n. 74 (2022): jan./mar.; 92-1032317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2703/2098Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessBrolezzi, Antonio Carlos 2022-12-19T14:06:17Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/2703Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:06:17Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Empatia na formação inicial do professor de matemática
title Empatia na formação inicial do professor de matemática
spellingShingle Empatia na formação inicial do professor de matemática
Brolezzi, Antonio Carlos
title_short Empatia na formação inicial do professor de matemática
title_full Empatia na formação inicial do professor de matemática
title_fullStr Empatia na formação inicial do professor de matemática
title_full_unstemmed Empatia na formação inicial do professor de matemática
title_sort Empatia na formação inicial do professor de matemática
author Brolezzi, Antonio Carlos
author_facet Brolezzi, Antonio Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brolezzi, Antonio Carlos
description Este artigo relata a experiência de ministrar duas disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática do IME-USP: História da Matemática I e Matemática na Educação Básica nos anos de 2018 e 2019. Seus conteúdos foram abordados tecendo relações com os temas criatividade, empatia e imaginação. Oferecidas em duas fases do curso (inicial e final), essa disciplinas propõem o entrelaçamento da matemática com a cultura e a história, a literatura e a arte, o que permitiu destacar formas criativas de dar aulas por meio de tecnologias e materiais manipulativos. Ao enxergar a matemática em construção, tanto histórica quando em sala de aula, surgiram reflexões sobre o ato de colocar-se no lugar de quem está aprendendo matemática. Foi possível aproximar os alunos do uso de sua empatia no desenvolvimento da imaginação e da criatividade por meio da reflexão sobre a história da matemática e a matemática na educação básica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2703
10.37001/emr.v27i74.2703
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2703
identifier_str_mv 10.37001/emr.v27i74.2703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2703/2098
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 27 n. 74 (2022): jan./mar.; 92-103
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050131113050112