Educação para a Prática da Liberdade Financeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1925 |
Resumo: | Promover Educação Financeira é o mesmo que ensinar Matemática Financeira? Entendemos que não, que é mais que ensinar as técnicas e cálculos matemáticos envolvidos nas operações financeiras. Envolve a promoção do diálogo em prol de uma educação para a prática da liberdade financeira, indo ao encontro das ideias de Paulo Freire. A discussão que trazemos nesse artigo é parte de uma pesquisa da primeira autora, sob orientação do segundo autor, que busca direcionamentos para a promoção da Educação Financeira na formação do professor de Matemática. Os dados foram produzidos em 2018, no âmbito de um grupo de trabalho colaborativo junto aos formadores de professores de uma instituição pública federal. Eles apontam a necessidade de ir além do que está posto, privilegiando o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre o uso do dinheiro e os mecanismos que regem o mercado financeiro. |
id |
SBEM_MAT-1_651ba4a3cffa25f26d527f71f5e9c4d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/1925 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação para a Prática da Liberdade FinanceiraPromover Educação Financeira é o mesmo que ensinar Matemática Financeira? Entendemos que não, que é mais que ensinar as técnicas e cálculos matemáticos envolvidos nas operações financeiras. Envolve a promoção do diálogo em prol de uma educação para a prática da liberdade financeira, indo ao encontro das ideias de Paulo Freire. A discussão que trazemos nesse artigo é parte de uma pesquisa da primeira autora, sob orientação do segundo autor, que busca direcionamentos para a promoção da Educação Financeira na formação do professor de Matemática. Os dados foram produzidos em 2018, no âmbito de um grupo de trabalho colaborativo junto aos formadores de professores de uma instituição pública federal. Eles apontam a necessidade de ir além do que está posto, privilegiando o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre o uso do dinheiro e os mecanismos que regem o mercado financeiro.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2020-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/192510.37001/emr.v25i68.1925Educação Matemática em Revista; v. 25 n. 68 (2020): jul./set.; 41-542317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1925/2020Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessBaroni, Ana Karina CancianMaltempi, Marcus Vinícius2022-12-19T14:08:33Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1925Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:08:33Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação para a Prática da Liberdade Financeira |
title |
Educação para a Prática da Liberdade Financeira |
spellingShingle |
Educação para a Prática da Liberdade Financeira Baroni, Ana Karina Cancian |
title_short |
Educação para a Prática da Liberdade Financeira |
title_full |
Educação para a Prática da Liberdade Financeira |
title_fullStr |
Educação para a Prática da Liberdade Financeira |
title_full_unstemmed |
Educação para a Prática da Liberdade Financeira |
title_sort |
Educação para a Prática da Liberdade Financeira |
author |
Baroni, Ana Karina Cancian |
author_facet |
Baroni, Ana Karina Cancian Maltempi, Marcus Vinícius |
author_role |
author |
author2 |
Maltempi, Marcus Vinícius |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baroni, Ana Karina Cancian Maltempi, Marcus Vinícius |
description |
Promover Educação Financeira é o mesmo que ensinar Matemática Financeira? Entendemos que não, que é mais que ensinar as técnicas e cálculos matemáticos envolvidos nas operações financeiras. Envolve a promoção do diálogo em prol de uma educação para a prática da liberdade financeira, indo ao encontro das ideias de Paulo Freire. A discussão que trazemos nesse artigo é parte de uma pesquisa da primeira autora, sob orientação do segundo autor, que busca direcionamentos para a promoção da Educação Financeira na formação do professor de Matemática. Os dados foram produzidos em 2018, no âmbito de um grupo de trabalho colaborativo junto aos formadores de professores de uma instituição pública federal. Eles apontam a necessidade de ir além do que está posto, privilegiando o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre o uso do dinheiro e os mecanismos que regem o mercado financeiro. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1925 10.37001/emr.v25i68.1925 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1925 |
identifier_str_mv |
10.37001/emr.v25i68.1925 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1925/2020 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 25 n. 68 (2020): jul./set.; 41-54 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050130682085376 |