Educação para a Prática da Liberdade Financeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baroni, Ana Karina Cancian
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Maltempi, Marcus Vinícius
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1925
Resumo: Promover Educação Financeira é o mesmo que ensinar Matemática Financeira? Entendemos que não, que é mais que ensinar as técnicas e cálculos matemáticos envolvidos nas operações financeiras. Envolve a promoção do diálogo em prol de uma educação para a prática da liberdade financeira, indo ao encontro das ideias de Paulo Freire. A discussão que trazemos nesse artigo é parte de uma pesquisa da primeira autora, sob orientação do segundo autor, que busca direcionamentos para a promoção da Educação Financeira na formação do professor de Matemática. Os dados foram produzidos em 2018, no âmbito de um grupo de trabalho colaborativo junto aos formadores de professores de uma instituição pública federal. Eles apontam a necessidade de ir além do que está posto, privilegiando o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre o uso do dinheiro e os mecanismos que regem o mercado financeiro.
id SBEM_MAT-1_651ba4a3cffa25f26d527f71f5e9c4d1
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1925
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Educação para a Prática da Liberdade FinanceiraPromover Educação Financeira é o mesmo que ensinar Matemática Financeira? Entendemos que não, que é mais que ensinar as técnicas e cálculos matemáticos envolvidos nas operações financeiras. Envolve a promoção do diálogo em prol de uma educação para a prática da liberdade financeira, indo ao encontro das ideias de Paulo Freire. A discussão que trazemos nesse artigo é parte de uma pesquisa da primeira autora, sob orientação do segundo autor, que busca direcionamentos para a promoção da Educação Financeira na formação do professor de Matemática. Os dados foram produzidos em 2018, no âmbito de um grupo de trabalho colaborativo junto aos formadores de professores de uma instituição pública federal. Eles apontam a necessidade de ir além do que está posto, privilegiando o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre o uso do dinheiro e os mecanismos que regem o mercado financeiro.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2020-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/192510.37001/emr.v25i68.1925Educação Matemática em Revista; v. 25 n. 68 (2020): jul./set.; 41-542317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1925/2020Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessBaroni, Ana Karina CancianMaltempi, Marcus Vinícius2022-12-19T14:08:33Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1925Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:08:33Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação para a Prática da Liberdade Financeira
title Educação para a Prática da Liberdade Financeira
spellingShingle Educação para a Prática da Liberdade Financeira
Baroni, Ana Karina Cancian
title_short Educação para a Prática da Liberdade Financeira
title_full Educação para a Prática da Liberdade Financeira
title_fullStr Educação para a Prática da Liberdade Financeira
title_full_unstemmed Educação para a Prática da Liberdade Financeira
title_sort Educação para a Prática da Liberdade Financeira
author Baroni, Ana Karina Cancian
author_facet Baroni, Ana Karina Cancian
Maltempi, Marcus Vinícius
author_role author
author2 Maltempi, Marcus Vinícius
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baroni, Ana Karina Cancian
Maltempi, Marcus Vinícius
description Promover Educação Financeira é o mesmo que ensinar Matemática Financeira? Entendemos que não, que é mais que ensinar as técnicas e cálculos matemáticos envolvidos nas operações financeiras. Envolve a promoção do diálogo em prol de uma educação para a prática da liberdade financeira, indo ao encontro das ideias de Paulo Freire. A discussão que trazemos nesse artigo é parte de uma pesquisa da primeira autora, sob orientação do segundo autor, que busca direcionamentos para a promoção da Educação Financeira na formação do professor de Matemática. Os dados foram produzidos em 2018, no âmbito de um grupo de trabalho colaborativo junto aos formadores de professores de uma instituição pública federal. Eles apontam a necessidade de ir além do que está posto, privilegiando o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre o uso do dinheiro e os mecanismos que regem o mercado financeiro.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1925
10.37001/emr.v25i68.1925
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1925
identifier_str_mv 10.37001/emr.v25i68.1925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1925/2020
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 25 n. 68 (2020): jul./set.; 41-54
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050130682085376